D&D Boardgames – Conquest of Nerath e Legend of Drizzt

Publicado: 16/03/2011 por Sérgio Magalhães em Boardgames, Dungeons & Dragons, Miniaturas, Notícias
Tags:, ,

Saudações, aventureiros!

A Wizards of the Coast está mesmo investindo pesado em sua linha de boardgames ligados ao Dungeons & Dragons 4ª edição. O ano mal começou e já tivemos o lançamento de Wrath of Ashardalon (já comentado AQUI no blog), seguindo a qualidade do anterior Castle Ravenloft. Agora somos surpreendidos com o anúncio de dois novos jogos para este ano: Conquest of Nerath e Legend of Drizzt. Como já afirmamos em artigos passados, a empresa tem o objetivo de aliar RPG e boardgames, exatamente como nos primórdios deste primeiro. Isso não chega a ser exatamente uma característica recente. Mesmo na áurea fase do D&D 3.5 tivemos boardgames do jogo, mas a diferença está na abordagem. A 4ª edição de Dungeons & Dragons facilita o intercâmbio entre estas duas linguagens, tanto que o combate no RPG é quase exclusivamente um boardgame!

Uma jogada brilhante por parte da empresa foi aproximar as temáticas ainda mais, trazendo para os jogos de tabuleiro uma maior noção de grupo de aventureiros e ambientando seus jogos em cenários queridos e tradicionais aos jogadores, sem perder a funcionalidade e diversão característicos desse tipo de jogo. Castle Ravenloft, por exemplo, baseado na aventura Expediction to Castle Ravenloft (uma das mais compradas na história do RPG), trouxe ao tabuleiro quase todo o clima de uma aventura de RPG, com muitos aspectos do enredo e a reprodução fiel dos combates e armadilhas. Além de trazer à tona algo tradicional ao conhecimento de uma nova geração de jogadores, resgata nos antigos um forte sentimento de saudosismo. Com estes dois novos jogos, teremos também o chamado D&D Adventure System Cooperative Play. Com isto, peças de um jogo poderão ser usados nos outros, por terem sistemas de regras e funcionalidade quase idênticos. Adiantando um pouco sobre as regras, a mecânica básica é a do novo d20 System, semelhante ao D&D 4ª edição.

Conquest of Nerath

Convoque exércitos de soldados de infantaria, armas de cerco, monstros e dragões para atacar seus inimigos. Lute através dos mares com frotas de navios de guerra e elementais furiosos. Saqueie antigas masmorras com bandos de heróis poderosos, procurando por artefatos mágicos e incríveis tesouros que podem pender a balança da batalha a seu favor. O destino dos impérios está em suas mãos!

Conquest of Nerath, com lançamento previsto para 21 de junho de 2011, possui uma característica um pouco diferente de seus antecessores: o cenário é de guerra! O contexto do jogo traz o sombrio Império de Karkoth e suas legiões de mortos-vivos tentando invadir a frágil Liga de Nerath. Todos estes conflitos se passam no Norte do mundo, pois no Sul o Círculo de Ferro e suas hordas de goblins sangrentos investem em uma campanha violenta para conquistar os elfos e corsários de Vailin. Nas nevadas extensões da Floresta Tronco do Inverno e na ensolarada costa da nação élfica, quatro grandes potências lutam pela sobrevivência e liberdade.

O jogo incluirá Livreto de Regras, dados, tabuleiro, 110 cartas e 252 figuras de plástico representando os campeões e os exércitos de Nerath, de Karkoth, do Círculo de Ferro e de Vailin.

Legend of Drizzt

As aventuras de Drizzt Do’Urden, como contadas nos romances de R.A. Salvatore, best-sellers do New York Times, vem à tona neste emocionante jogo de tabuleiro. Assuma o papel do lendário drow patrulheiro ou um de seus famosos companheiros de aventura, batalhe contra terríveis inimigos e conquiste ouro e glória.

Este board game será, sem dúvidas, um dos que mais chamará a atenção dos mestres “das antigas”, pois o elfo negro Drizzt Do Urden é um dos mais famosos e queridos heróis da história de Dungeons & Dragons. As aventuras incluídas no jogo serão baseadas nas mesmas contadas pelos clássicos romances de R.A. Salvatore.  Além do próprio elfo negro, os jogadores poderão encarnar o bárbaro Wulfgar, o anão Bruenor e outros personagens que acompanharam Drizzt em suas aventuras por Toril, o mundo de Forgotten Realms. A data prevista para o lançamento é 18 de outubro de 2011.

Comparado aos outros boardgames, este será um pouco menor em relação à quantidade de miniaturas. Porém, isto não é a toa. Como dito acima, graças a D&D Adventure System Cooperative Play, você poderá usar monstros que vieram nos jogos anteriores. Uma jogada perfeita por parte da fabricante, (quase) exigindo que se tenha pelo menos um dos boardgames anteriores para que se tenha mais opções neste novo, principalmente em encontros de combate.

A mecânica básica do jogo é a mesma dos anteriores. Jogável de 1 a 5 pessoas, apresentando cenários variados e encontros de combate e armadilhas. O jogo terá 42 figuras de plástico de heróis e monstros, 13 cartelas de masmorras montáveis, 200 cartas de encontro e de tesouro, livro de regras, livro de cenário e 1 dado de 20 faces.

Fique esperto

Bem, se você é fã de jogos de tabuleiro, ou joga D&D 4ª edição, não ficará sem novidades por um bom tempo. A WOTC vem se superando em seus produtos, principalmente nos boardgames. Agora é só preparar os bolsos, juntar os amigos e se divertir muito, seja com RPG, boardgame ou ambos!

Sérgio Magalhães

About these ads
Comentários
  1. Patesi disse:

    Rapaz, acho que houve um equívico quanto a quantidade de minis que virão no Legend of Drizzt, já que o mesmo está anunciado para ter 42 miniaturas. Número exatamente igual ao dos outros já lançados.

    Que venha Drizzt, Wulfgar, Bruenor, Régis, Catti brie, Artemis, Erttu ( podeia ser uma das minis grandes) e Morte Gélida (acho que será a miniatura enorme do jogo). Curioso para ver se as aventuras serão como uma campanha ou não.

    Seria legal jogar a trilogia do Vale do Vento Gélido.

    Abraços

  2. Patesi disse:

    “Comparado aos outros boardgames, este será um pouco menor em relação à quantidade de miniaturas.”

  3. Patesi disse:

    Tranquilo. Só uma observação: o Conquest of Nerath virá com 252 miniaturas, mas a escala das mesmas não é igual as dos demais board games. A escala será de 15mm, ou seja, um pouco menor.

    Um abraço e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s