Old Dragon – Pistoleiro: Nova Especialização para Homem de Armas

Publicado: 14/12/2011 por Sérgio Magalhães em Downloads, Old Dragon
Tags:, , , , ,

Armas de fogo sempre estiveram presentes nos universos de fantasia medieval. Tidas como exóticas, raras e mortais, estes artefatos estranhos e eficientes em combate sempre causaram fascínio e ajudaram a conceder inovações em ambientes mais tradicionais. Desde o ancestral Ravenloft até o multi-inovador Reinos de Ferro, armas de fogo são utilizadas como recurso de originalidade pelos autores. A visão sobre sua utilização muda igualmente, de acordo com o cenário onde elas aparecem. Em Tormenta, por exemplo, elas são extremamente proibidas e usadas apenas por piratas, ladrões e outros foras-da-lei; já em cenários mais voltados ao steampunk, elas são largamente manuseadas pelas ruas e portadas com tanta regularidade quanto espadas. Graças a isso, apresentamos agora mais uma especialização para Homens de Armas em Old Dragon.

A aceitação e regularidade das armas de fogo irá depender do cenário de campanha em que se está jogando. Se sua aventura é ambientada em um mundo próprio, como geralmente faço, cabe a você, narrador, estabelecer as leis sobre o uso destes artefatos e as consequências disso. O sistema desde o início trouxe suplementos e regras para a utilização destas armas, parte delas, inclusive, tratadas aqui. Além da descrição da especialização, ainda teremos, no final do post, um exemplo de personagem para ser utilizado em suas aventuras. Então, vamos ao pistoleiro e cuidado quando entrar com combate, seu tiro pode ser o último…

Pistoleiro – Especialização para Homem de Armas

Pistoleiro (caótico): No 5º nível, o homem de armas pode escolher se especializar em novas técnicas de combate, aprimorando o duelo com a espada e adotando armas inusitadas e/ou estranhas que o concedam vantagem em combate. Para este tipo especial de guerreiro, a estratégia se torna bem mais importante que o simples combate corporal e, para isso, ele costuma portar duas armas em batalha; uma espada leve, geralmente um florete, sabre ou espada curta e uma pistola. O Pistoleiro sempre se posiciona da melhor forma possível em combate, levando em consideração o terreno e o tipo de aliados que lutam ao seu lado. Os tiros de sua pistola são raros e extremamente preciosos, então, eles sempre serão deferidos como primeiro recurso em um confronto, seguido de golpes precisos de sua lâmina. Como um lutador caótico, não se pode esperar do pistoleiro uma luta justa; ele usará tudo a sua volta como vantagem, fugindo sem hesitar quando a situação for desfavorável. É comum que estes combatentes sejam considerados ladinos por suas ações bastante parecidas com a destes habitantes furtivos das grandes cidades. Porém, pistoleiros geralmente são mais introspectivos que os alegres e encantadores ladrões. Como as armas de fogo são muito raras nos mundos de fantasia, o pistoleiro também acaba sendo um perito na feitura e conserto destes objetos temidos e fascinantes.

Como uma especialização da classe homem de armas, o pistoleiro segue a mesma tabela da classe para as características básicas: Base de Ataque, Jogada de Proteção, etc (tabela encontrada no Módulo Básico do Old Dragon). Assim como o Guerreiro, ele também pode escolher uma arma para se especializar, ganhando +1 em jogadas de ataque e dano quando usá-la em combate – passando para +2 no 8º nível e +4 no 16º, embora seja aplicada a penalidade de -2 quando não atacar com a arma escolhida para ser especializado. Graças a sua astúcia em combate, o pistoleiro também ganha um bônus de +2 nas Jogadas de Proteção que envolvam Destreza. Vale lembrar que ataques feitos com armas de fogo consideram a Destreza como bônus no ataque. Sendo um combatente que usa mais da agilidade e astúcia no confronto, o Pistoleiro geralmente usa armaduras mais leves, se contentando com um simples Corselete de Couro. Para eles, sua destreza e habilidade são bem mais importantes que as grandes couraças de metal que envolvem os soldados e cavaleiros.

Manobras de Combate

O pistoleiro é um combatente bem mais frio e racional que um guerreiro comum, por isso, eles usam com mais frequência diferentes manobras de combate para obter vantagem sobre os adversários. Sua função é nunca estar na dianteira de um conflito, mas ser um apoiador do grupo ou aquele que desfere o golpe fatal nos inimigos feridos. Considere estas manobras opcionais (contidas com mais detalhes no suplemento Combate, disponível no site da Redbox Editora) como sendo obrigatórias para o pistoleiro, embora, devido a seu estilo de luta peculiar, ele só possa executar as citadas abaixo com eficiência; manobras como Derrubar, por exemplo, nunca seriam usadas por um Pistoleiro devido a necessidade de uma força maior que a tida por eles.

Ataque Concentrado

Abdicando de toda a prudência necessária em combate, você aplica sua atenção, foco e força em um único ataque que por ser mais preciso acaba sendo mais doloroso ao alvo.

Requisitos: Usar qualquer arma e passar ao menos uma rodada sem realizar nenhuma ação, em busca de um padrão de movimentos que permita a você acertar o alvo de forma mais efetiva.

Efeitos: Você recebe um bônus de +1 para acertar e +1 no dano a cada –2 de CA que abdique. Apenas bônus de Destreza ou outros bônus que não o de armadura e escudo podem ser abdicados para esta manobra. Um acerto crítico de um ataque concentrado causa o dano multiplicado por 2,5. Um dano de 8 seria, portanto, computado como 20, já que 8+8+4 é igual a 20.

 Contra Golpear

Você retarda sua iniciativa até o último instante, esperando receber um ataque antes de atacar o seu oponente.

Requisitos: Portar uma arma de combate corpo-a-corpo e ser atacado antes de agir.

Efeitos: Você é atacado de forma normal e recebe o dano normalmente. Por estar esperando e abrindo a guarda para atrair seu oponente, você recebe uma penalização de –1 na sua CA. Após sofrer o dano, você ataca seu inimigo com um bônus de +2 no ataque.

Desarmar

Após um ataque mal executado por seu oponente, você aproveita para desarmá-lo.

Requisitos: Receber um ataque mal sucedido por um erro crítico.

Efeitos: Caso não tenha agido ainda durante o combate, você pode retirar a arma de seu oponente que tenha rolado um erro crítico ao atacar você. Você deve trocar sua ação pela ação de desarmar, não agindo mais até o seu próximo turno.

Recuar

Usado como último recurso antes de bater em retirada, essa manobra visa preparar uma fuga sem que o oponente possa atingi-lo quando você se preparar e virar para correr

Requisitos: Estar em combate corpo-a-corpo com no máximo um oponente apenas.

Efeitos: Faça um ataque normal e, se bem sucedido, faça um teste de Força ao invés de causar dano. Se for bem sucedido nesse teste de Força, você recebe um bônus de +8 na sua CA no próximo turno quando der as costas para correr. Caso o seu teste de força falhe, você recebe uma penalidade de –2 na sua CA no próximo turno ou –4, caso deseje correr mesmo assim.

Armas de fogo em cenários de fantasia geralmente possuem desenho renascentista.

Estilo de Combate

Graças a sua característica básica do uso de duas armas em combate, uma de corte outra de tiro, o pistoleiro obrigatoriamente é ambidestro e luta tirando vantagem desta peculiaridade. Se você ainda não conhece as regras para um personagem deste tipo, confira abaixo:

Ambidestro

O estilo de ataque do ambidestro é com certeza um dos mais populares e difundidos estilos de combate. Usando de duas armas para atacar e defender o combatente se transforma numa má-quina de desferir golpes.

Requisito: Homem de Armas, Ladinos e Clérigos; portar duas armas pequenas ou uma arma média e outra pequena.

O combatente que utiliza o estilo é dividido em três fases: aprendiz, iniciado e mestre. A divisão de acordo com a progressão de níveis ocorre da seguinte forma: 5º ao 8º nível: aprendiz, até o 16º iniciado, acima: mestre. As caraterísticas básicas destas divisões são:

Aprendiz — Você começa a se acostumar a combater usando duas armas para desferir ataques. Seus novos modificadores para atacar com duas armas passam a ser, -1 na arma principal (preferencialmente a média, se você estiver portando uma arma média e outra pequena) e –2 para a arma secundária.

Iniciado — Você começa a aprimorar sua defesa com duas armas. Sempre que abdicar de atacar com qualquer uma das duas armas que estiver portando, você recebe um bônus na sua CA até o seu próximo turno. Esse bônus será de +1 caso abdique de atacar com uma arma pequena ou um bônus de +2 caso abdique de atacar com uma arma média.

Mestre — Seu treinamento faz com que você consiga dominar como poucos a arte de combater com duas armas. Você recebe sempre um bônus de +2 no CA mesmo sem abdicar de um ataque com qualquer uma das armas e pode realizar um ataque conjunto, rolando apenas um teste de ataque com bônus de +2 e causando o dano das duas armas ao mesmo alvo.

Uma Arma Para o Pistoleiro!

Como dito acima, o Pistoleiro sempre escolhe lutar com duas armas, mesmo que necessariamente não ataque que ambas em um mesmo turno. A batalha é algo imprevisível, e ele deve estar preparado para tudo. Devido a isso, Pistoleiros dificilmente usam espadas longas ou mais pesadas. Eles escolhem laminas mortais e leves, como: floretes ou sabres. Na outra mão, a pistola é companheira constante. Confira abaixo as estatísticas da pistola mais utilizadas pela classe e suas principais características:

Pistola: dano 1d6 (perfurante)/preço 90 po/ alcance 100m.

Como uma arma em constante desenvolvimento, as pistolas medievais nem sempre funcionam de forma correta. Explosões e falhas são bem mais comuns do que se imagina. Em termos de regras, para avaliar isso, se pode jogar 1d6 e comparar o resultado com a tabela a seguir:

Tiro na Cabeça

Como um bom atirador, o Pistoleiro por tentar um disparo certeiro e mortal. Em meio ao combate, ele encontra a melhor posição e começa a mirar no alvo. Em termos de regras, confira a tabela abaixo para este tipo de ataque:

Ficha de Personagem

Então, aventureiros, para exemplificar tudo isso que foi dito acima, segue a ficha de um típico Pistoleiro. Espero que gostem e, principalmente, aproveitem em suas aventuras. Não deixem de comentar e trocar e/ou compartilhar suas impressões sobre o material, certo?

Faça download da Ficha de Personagem clicando no link adiante: Old Dragon – Pistoleiro Humano

Sérgio Magalhães

Artífice de armas imaginárias!

About these ads
comentários
  1. muito bom! achei bem criado.

    eu nao usaria regras de acerto em lugares especificos: apesar de existirem a decadas, acho q nao combina com o D&D e D&D like.

    achei o preço meio baixo, mas é claor q isso nem é um problema. alem do mais, em campanhas onde as armas de fogo sao comuns, é claro q o preço seria mais baixo do que em lugares onde é incomum.

  2. mais uma coisa: e a recarga e cadencia de tiro? e o preço das balas?

  3. Sérgio Magalhães disse:

    Opa Rafael, sempre bom ter comentários da galera que cria também para Old Dragon.

    Seguinte, todas as regras são opcionais caso o narrador queira. Embora tenha dito que as manobras de combate são obrigatórias para a especialização, tudo depende da vontade do mestre, premissa básica de jogos Old School. O narrador só irá adotar o que achar coerente com a aventura que irá jogar.

    Da mesma forma o preço e acessibilidade dos personagens a este tipo de arma, como você falou. Claro que isso é um ponto. Caso queiram mais detalhes, como citei acima, consultem o suplemento Combate, disponível no Horsite do Old Dragon, ou o suplemento Armas de Fogo, disponível aqui no blog.

    Pra mim recarga da arma é considerada uma ação de movimento, e o preço das balas dependerá do cenário onde se está jogando. O valor que citei na descrição da pistola é um valor padrão, baseado do suplemento Combate do Old Dragon, mas ela pode sim variar dependendo do cenário de campanha onde se está jogando, da mesma forma o preço das balas.

    Abraço

  4. Muito, muito bom mesmo!!! Ainda não dei uma olhada profunda, mas uma primeira lida me deixou entusiasmado!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s