Confira a cobertura oficial do FORPG 2012

Publicado: 10/07/2012 por Sérgio Magalhães em Eventos
Tags:, , ,

O FORPG 2012 passou e mais uma vez marcou a história do RPG em nossa ensolarada capital do Ceará! Nos últimos dias 06 e 07 de julho, mais de 300 pessoas puderam conferir as atrações ofertadas por nós, do grupo Vila do RPG, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Foram mesas redondas, palestras, oficinas, exposições, jogos de tabuleiro – além das mesas de RPG, claro. A passagem do evento marcou o encerramento de um período de aproximadamente seis meses de muito trabalho e dedicação para que todas as atividades pudessem ocorrer sem maiores problemas. E acho que conseguimos mais uma vez. Vale dizer que, nesta edição, tivemos bem mais contratempos para montar tudo, em especial, nos primeiros meses de planejamento e execução. Várias coisas que esperávamos, ou contávamos como certas, deram errado, nos obrigando a recomeçar algumas vezes e seguir em frente.

Nosso principal objetivo este ano era ter um público maior que o do ano passado, conquista óbvia para quem esteve por lá nestes dois dias. Ficamos muito felizes em ver diversas pessoas que prestigiaram o FORPG na edição anterior participando novamente e muitas caras novas (muitas mesmo) jogando conosco no CCBNB. Para quem não conhece o local onde ocorreu o evento, vale salientar que possui uma excelente e climatizada estrutura, segurança e equipamento para a melhor execução das atividades. Junto a isso, contamos esse ano com uma equipe, novamente, sempre disposta a ajudar e direcionar o público às mesas e atrações. Certamente ninguém ficou sem fazer nada por falta de abordagem e apoio da equipe e nos orgulhamos muito disso! Foram dois dias de muita jogatina, conversas, risadas e diversão. Se você não foi, perdeu muita coisa bacana!

Este ano o FORPG diversificou ainda mais suas atividades, abrangendo aspectos mais amplos e de interesse geral, embora focando nos anseios da galera nerd/geek de Fortaleza. Outro fato satisfatório em relação a edição deste ano foi a participação de alguns dos grupos/pessoas mais atuantes da cidade nesse cenário e que vem crescendo cada vez mais em suas atividades. A galera da Dragon Fang Guild ministrou uma super oficina de criação desenvolvimento de jogos (valeu o imenso apoio Raphael, Jeferson e Aérton); os amigos do blog/podcast Azilator proporcionaram ao público e fãs presentes uma excelente palestra sobre a trajetória do RPG no Brasil e no mundo; o grande mestre Giovani Araújo, premiadíssimo plastimodelista do blog Miniaturas Giggio concedeu durante os dois dias uma épica oficina de pintura e customização de miniaturas e cenários (mais detalhes em um post que sairá nos próximos dias); também tivemos um torneio temático de Heroclix realizado pelos estimados amigos do grupo Invasão; e uma super mesa redonda mediada pelo podcaster Carlos Tourinho (membro do Pauta Livre News e Iradex.net), sobre mídias sociais e criação de conteúdo na internet.

Nós do Vila do RPG não poderíamos passar sem oferecer algumas atividades: oferecemos uma palestra sobre o uso de temas apocalípticos em enredos de RPG, com o Dmitri Gadelha; e uma oficina de desenho e conceito de personagens com os multitalentosos Helton Moreira e Thiago Limaverde. Fora isso, mas não menos importante, tivemos a participação de vários grupos de RPG da cidade e do interior, destacando os amigos do Conclave da Aventura e Filhos da Gehena. O mais gratificante no evento foi justamente poder juntar muita gente boa em um mesmo lugar, fazendo tudo acontecer e divulgando seus trabalhos ao público presente. Desculpem-me se estiver esquecendo alguém (era muita gente, hehe). Se sim, deem bronca nos comentários que me retrato, beleza? Sinceramente, não temos palavras para agradecer todo o apoio que recebemos, inclusive da galera que divulgou o evento, como os amigos do ToPlay, e Pixetera.

Outro objetivo essencial do evento é sempre trazer um convidado relevante da cena RPGística nacional (quem sabe um dia internacional, hehe) para Fortaleza. Após trazer o grande Leonel Caldela (Trilogia Tormenta, Dragon Slayer) em 2011, não poderíamos convidar qualquer pessoa. Após conversar muito e ver algumas possibilidades, conseguimos fechar com um dos primeiros nomes que tínhamos na lista, John Bogéa (Terra Devastada, Abismo Infinito), um dos maiores autores de RPG nacional da atualidade! E, mais uma vez, se mostrou uma decisão pra lá de acertada! O cara, além de ser gente boa, ainda proporcionou uma excelente palestra sobre criação e design de jogos indie. Quem esteve presente, pôde, ao longo do evento, conversar e jogar RPG com o cara.

Assim como no ano passado, tivemos o apoio inestimável de diversas empresas, que proporcionaram dezenas de brindes ao público. Este ano, além dos já conhecidos kits de narrador, destinados aos mestres cadastrados, foram realizados sorteios exclusivos para eles, além dos sorteios para o público em geral. Agradeço imensamente a todos que acreditaram no trabalho e seriedade do grupo Vila do RPG. Em primeiro lugar à nossa madrinha de sempre, Mileide Flores, proprietária da Livraria Feira do Livro, que proporcionou a vindo do autor convidado ao FORPG. A galera de Fortaleza também acreditou no evento e investiu pesado para a realização deste, por isso agradeço aos amigos da Fora da Rota, Art & Toys, Livraria Fanzine e HBM Gráfica. Não podemos esquecer também da Secular Games, Jambô Editora, Galápagos Jogos, Kimeron Miniaturas e Retropunk Game Design.

Bem, o FORPG 2012 chegou, foi divertido, intenso e cansativo, mas passou. Esperamos, sinceramente, que os participantes tenham gostado e aproveitado muito todas as atrações ofertadas. O objetivo essencial, no fim, é reunir o público que curte RPG e mostrar que eventos do jogo podem, mesmo fora das capitais mais badaladas, ser tratados com seriedade e competência. Muitas das atividades foram gravadas em vídeo e devem aparecer em breve aqui no blog. Além disso, teremos posts exclusivos sobre algumas atividades do evento, dando mais detalhes e fotos, como o torneio de Heroclix e a oficina de plastimodelismo. Agradecemos a todo mundo que ajudou e prestigiou, e nos vemos na próxima edição!!!

Confira abaixo algumas das fotos do evento(por incrível que pareça, há mais), tiradas por várias pessoas diferentes. Muito obrigado a todos que cobriram o evento e compartilharam conosco sua visão do FORPG 2012!!!

Fotos de John BogéaMedonhoEmanuel DuarteViktor Braga, e Mestre Erivas.

Sérgio Magalhães

Sensação de dever cumprido!

About these ads
Comentários
  1. rhondalgun disse:

    Muito legal. O RN não tá com nada. Por aqui nem se fala em RPG. aff
    O escudo do mestre da Tormenta tá muito massa \o/.
    Parabéns à galera do Vila, sempre fazendo um bom trabalho para o nosso hobby.

    • Daniel disse:

      Tu realmente não sabe o que fala.
      Provavelmente mora em uma cidade do interior e não devem nem sequer googlar sobre rpg aqui em natal, porque tem MUITOS eventos, projetos e materias de nível altíssimo para você estar difamando em outros sites.
      vide: cavaleiros das noites insones e mostra lúdico narrativa em natal.

  2. leonardoestevaomota disse:

    O evento foi muito bom e olha que só fui no sábado! Aguardando ansioso pelo próximo.

  3. Fortaleza é sensacional, o evento foi ducaralho, a galera super hospitaleira, fiquei realmente muito feliz com o convite. Foi divertido pra caramba. Obrigado a todos, valeu mesmo.

  4. Fabio Nunes disse:

    Parabéns aos organizadores, patrocinadores e participantes do evento. Fui no sábado e a minha impressão do encontro não poderia ter sido melhor. Tudo muito organizado e o clima de tranquilidade e companheirismo dominando o local. Fortaleza precisa de mais eventos assim, que divulguem formas de entretenimento cultural sadio, preparado com profissionalismo e apreciado com maturidade.

  5. Beatriz Lins disse:

    Gente, que evento bem pensado. Queria estar aí! Grande beijo!

  6. Foi bem legal o evento Gostei .

  7. Os jogadores de RPG de Fortaleza necessitam de mais iniciativas como essa que deu inicio ao FoRPG, todos da VIla do RPG estão de parabéns e podem contar sempre com os FilhosDaGehenna para os futuros evento!!!

  8. Foi tão bom quanto o primeiro, curti bastante (y)

  9. hermann marcus disse:

    muito shooowww , agora eu vô toda vez que tiver \o/

  10. Daniel disse:

    Pelo visto um evento de muita qualidade, em breve estou mudando pra essa cidade e pretendo me juntar a alguns grupos e participar de eventos assim.

    • Obrigado, Daniel! Desde já sinta-se convidado para comparecer em um dos nossos encontros semanais aos sábados na Livraria Feira do Livro (Rua Benjamin Carneiro Girão 87-C, Montese, Fortaleza-CE).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s