Dica de Fim-de-Semana: Entrevista com o Vampiro

Olá companheiros nerds e fãs de vampiros! Hoje vou escrever sobre um grande clássico da indústria cinematográfica, o filme Entrevista com o Vampiro. Com certeza um filme que marcou os nerds da época. lá pelos idos de 1994. Particularmente eu cresci assistindo essa grande obra, e ainda hoje sou seu grande fã. Talvez a garotada de hoje nunca tenha ouvido falar desse filme, mas é uma coisa que eu pretendo mudar. A partir de hoje. Então vamos lá!

Sinopse

ATENÇÃO! A SEÇÃO ABAIXO CONTÉM SPOILERS!

Tudo começa com um homem chamado Louis, que acaba perdendo quase tudo na vida, principalmente a vontade de viver. Ele entrega sua vida a um estranho chamado Lestat, que promete curar sua dor, que vai embora junto com sua mortalidade. Esse estranho o ensina quase tudo que ele precisa fazer para poder viver em sua não vida. Ele é ensinado que para sobreviver, precisa tirar a vida de outras pessoas. Sugar quase até a última gota de sangue de suas pobres vítimas…

Mas o seu resto de humanidade o impede de tirar a vida de outras pessoas sem sentir remorso. Buscando ficar sozinho para não ferir ninguém, ele procura os becos e ruas escuras, alimentando-se de ratos.  Perdido na solidão, Louis encontra um casa castigada pela peste. No interior da casa ele vê uma pobre garotinha com medo, frio e fome. Vencido pela fera que dormia dentro de si, ele começa sugar o sangue da garotinha. Sentindo a vida da menina se esvaindo em suas mãos, ele pára de sugar seu sangue apenas na última gota.  Lestat, seu velho mentor, acaba presenciando tudo. Com o corpo sem vida em suas mãos, Louis percebe o grande mal que fez. Lestat sabia que Louis nunca iria se perdoar pelo que tinha feito, então decide transformar a pobre garotinha em uma criatura da noite, sabendo que Louis sempre será ligado a essa garotinha, agora uma amaldiçoada criança chamada Claudia.

O tempo passa, junto com uma falsa sensação de felicidade. Claudia fica triste por descobrir que sempre será uma linda garotinha, apesar de já ter passado algum tempo e nada em seu corpo mudou. Sua tristeza se transforma em raiva, uma grande raiva pela pessoa que fez aquilo com ela. Claudia arquiteta uma armadilha para Lestat, envenenando-lhe com sangue de gente morta, que é fatal para os vampiros. Com Lestat enfraquecido, Claudia corta-lhe a garganta, dando o golpe fatal.  Louis e Claudia fogem para longe, onde poderão começar mais uma vez.  Depois de algum tempo, os dois ficaram mais próximos ainda, vivendo um grande amor fraterno. Mas Louis descobre outros vampiros, criaturas amaldiçoadas como eles, e acaba aproximando-se de um vampiro chamado Armand.

Ele descobre o quão sábio pode ser um vampiro. Armand o ensinaria  tudo que Lestat tinha negado a ele. Claudia estava triste em saber que perderia Louis para outra pessoa. Então ela pediu para Louis transformar Madeleine, sua amiga em uma vampira. Mas os outros vampiros não aceitavam Claudia, por ter sido transformada tão jovem. Claudia e Madeleine foram condenadas a morrerem nos primeiros raios de sol. Louis vinga sua amada criança. Armand abandona Louis, que acaba ficando sozinho por um longo tempo. E no fim, Louis irá contar para um jornalista, que vampiros não são apenas um conto de fadas.

Produção

O filme é baseado no livro Entrevista com o Vampiro, uma das grandes obras da escritora Anne Rice. Apesar do livro foi escrito no final dos anos 70, ele só foi virar um filme nos anos 90. Dirigido pelo genial Neil Jordan, as filmagens tiveram participação direta da Anne Rice na criação dos roteiros. No filme temos a participação do grande ator Brad Pitt ainda em início de carreira, no papel de Louis. Tom Cruise vive o personagem Lestat, apesar de Anne Rice ter demonstrado publicamente sua dúvida na capacidade  de Cruise interpretar o vampiro. Mas logo depois que o filme ficou pronto ela ficou muito contente com a atuação e pediu desculpas publicamente a ele. Antonio Banderas também esteve presente nesse grande filme, fazendo o papel de Armand. Mas foi a pequena (na época) garotinha chamada Kirsten considerada a grande revelação do filme. Por sua grande interpretação da personagem Claudia. Até hoje a atriz faz sucessos em filmes, como na trilogia Homem Aranha. No papel do jornalista que entrevista Louis, foi aceito o ator River Phoenix, mas ele acabou falecendo antes de começarem as filmagens.  Quem acabou ficando com o papel foi o ator Christian Slater, que fez uma doação de todo o seu cachê para as instituições de caridade favoritas de River Phoenix.

RPG

Todo jogador de RPG já ouviu falar do filme Entrevista com o Vampiro. Ou pelo menos deveria… E acredito que os personagens do filme foram inspiração para vários narradores e jogadores de todo o mundo. Assistindo o filme você irá perceber que essa grande obra foi inspiração para a criação do  grande sucesso Vampiro: A Máscara. Anne Rice foi praticamente uma mestra para aqueles que gostam das criaturas da noite. O filme irá se mostrar uma grande fonte de inspiração para novos e antigos jogadores. Você poderá até entrar na trama da obra do filme. Isso irá depender inteiramente da sua criatividade em usá-la. Mas lembre-se que no filme a paixão de alguns vampiros podem ser algo perigoso para sua existência e isso não irá ser aceito pela sociedade vampírica.

Quando você se torna vampiro e tem que se alimentar de pessoas de uma comunidade que você fazia parte, isso pode se um grande choque em sua mente. Por isso o psicológico é bastante usado no filme, e deve ser o foco também de uma crônica baseada na obra. Você irá perceber que no personagem principal, Louis, o peso da maldição e sofrimento que ele carrega consigo é muito grande. Mas existem personagens que realmente abraçaram seu lado vampiresco, usando a maldição como uma benção. Enfim, vai depender inteiramente do foco que o grupo decidir usar em sua crônica, seja ela de Vampiro: A Máscara, Vampiro: O Réquiem ou ainda o nacional Vampiros Mitológicos.

Bem amigos, espero que tenham gostado da minha dica de hoje. Até a próxima semana com mais uma dica de entrenimento nerd!

Emanuel Igor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s