Tinta & Pena: Brom

Saiba mais sobre o ilustrador que criou o conceito artístico de um dos cenários de campanha mais originais de todos os tempos: Dark Sun!

Merecidamente reconhecido como um dos mais talentosos e tradicionais ilustradores do RPG mundial, Brom se destacou em sua época como alguém responsável por criar o conceito artístico de um dos mais originais cenários de campanha para Advanced Dungeons & Dragons: Dark Sun. Seu mérito maior foi formar uma cosmologia a partir de referências totalmente contrárias ao que se conhecia como fantasia.

O mundo de Athas é diferente, inovador, e cheio de nuances próprios. Tendo como maior característica seu horizonte alaranjado, causado pelo sol carmesim que queima sobre os céus, Dark Sun possui muitos elementos diferenciados, e isto deveria ser repassado ao público com maestria. Somente assim o clima do jogo poderia ser bem compreendido pelos jogadores, tão acostumados ao bom e velho Masmorras & Dragões. Neste mundo o metal é escasso, assim como a água, o planeta é desértico, existem psiônicos, tri-kreens (raça de insetos humanóides), cidades-estados e reis feiticeiros. Muitas coisas abundantes em outros cenários, como armaduras e armas de metal, são extremamente difíceis de ver ou simplesmente não existem em Dark Sun.

No fundo, deveria ser criado, a partir das referências literárias, um universo adverso ao clássico, inspirado na Europa medieval, um lugar onde as motivações e anseios eram completamente opostos ao de outros cenários de campanha aclamados pelos jogadores. Para retratar esta diversidade tão evidente a TSR, empresa responsável pelo jogo na época, contratou Brom para desenvolver as ilustrações do mundo. Isso se deu também por uma política da empresa de querer associar os desenhos ao cenário de campanha. Por isso, as imagens predominantes nas caixas, capas e interiores dos livros de Dark Sun deveriam ser todas do mesmo ilustrador, ou de artistas com traços semelhantes. Pelos resultados que vemos até hoje, não há dúvida que o trabalho foi extremamente bem feito!

Brom criou ambientações únicas e visualmente incríveis. À primeira vista, já se percebe o objetivo do cenário. Em Athas, não se luta somente por tesouros e princesas, mas pela sobrevivência e liberdade! Nos primórdios do RPG, quando o cenário veio à tona, seus aspectos visuais já evidenciavam esta diferenciação tão acentuada em relação ao clássico: guerreiros seminus com armas esculpidas em osso ou pedra, lutando em um ambiente desértico contra seres totalmente estranhos, feiticeiros usando o psionismo como defesa, além das cidades bem mais ligadas à antiguidade do que ao período medieval. Barcos navegando o mar de dunas e fugindo de monstros imersos na areia, negociando escravos ou objetos de metal, raríssimos e extremamente caros! Tudo isso chocou no primeiro momento, mas apaixonou toda uma geração de jogadores que buscavam algo novo e diferente.

Vida & Obra

Brom começou sua carreira como ilustrador profissional aos vinte anos. O fato de ser chamado somente pelo sobrenome, veio do costume militar, herdado pelo do pai, piloto das forças armadas americanas. Sua competência foi logo notada. Um ano depois já trabalhava para grandes empresas como Coca-Cola, Columbia Pictures, CNN e IBM. Anos mais tarde foi contratado pela TSR onde começou a trabalhar para a linha Dungeons & Dragons, principalmente em Dark Sun e Forgotten Realms. Referente à fantasia, também ilustrou muitos romances, incluindo alguns de R.A. Salvatore, aclamado autor dos mais famosos livros de Forgotten Realms. Após alguns anos, deixou a TSR, voltando a trabalhar como freelancer. Mais tarde teve trabalhos publicados pela Wizards of the Coast em sua linha de card games Magic: the Gathering.

Em sua fase mais madura passou a ilustrar quadrinhos, vindo a trabalhar com grandes empresas do ramo como Dark Horse, Chaos e DC Comics. Na WOTC também participou de projetos de grande sucesso para a linha D&D como a série clássica War of the Spider Queen. Em Dark Sun, seu mais representativo trabalho referente ao RPG, ilustrou quase todas as capas do cenário em sua fase Advanced Dungeons & Dragons, inclusive obras clássicas como: Boxed Set, Slave Tribes, Shattered Land e Freddom.

Legado

Brom fez parte de um time de ilustradores que fundamentou o conceito de ilustrações referentes aos jogos de interpretação, principalmente em Dungeons & Dragons. Seu legado ficou especialmente no que se refere à criação de aspectos visuais diferentes e conceituais referentes a um cenário tendo como referências somente a literatura. Dark Sun possui um dos projetos artísticos mais coerentes e bem feitos até hoje em RPG. Capas e imagens internas eram, além de extremamente originais, possuíam um grau de competência inacreditável! A prova disso foi que muito do que Brom desenvolveu décadas atrás, foi seguido quase à risca pelos novos ilustradores, responsáveis pelos desenhos da quarta edição do cenário de campanha. Hoje, se tem vários novos exemplos de imagens de Dark Sun, graças ao projeto D&D Encounters, que alavancou o cenário, resgatando seus conceitos, porém, inovando muito pouco. O que o primeiro artista criou, era a única referência para se criar novas ilustrações, e isso foi seguido fielmente. Nota-se, em todas as novas obras visuais de Athas a essência do que Brom criou, e isso não se dá simplesmente pela falta de guias, mas pelo respeito a um excelente trabalho que não necessitaria de quase nenhuma alteração…

Sérgio Magalhães

Anúncios

Um comentário sobre “Tinta & Pena: Brom

  1. Galera, após um boooom tempo desde o último post desta coluna, Tinta & Pena volta com tudo! Esta é uma parte do blog bem especial pois sou alucinado por ilustrações, e tenho como uma das maiores frustrações não saber desenhar! rsrs. Espero sinceramente que tenham curtido e aguardem novidades legais nesta coluna…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s