Gibiteca da Vila: Star Wars Legado

O universo expandido de Star Wars tornou-se ao longo do tempo algo tão rico e complexo, que produziu personagens e acontecimentos tão importantes quanto os vistos nos filmes. Quadrinhos, desenhos animados, games, cards e outras mídias, retratam eras não abordadas nos seis filmes, desde a Antiga República à Nova Ordem Jedi, erguida após a queda do Império. Trataremos aqui, mais especificamente da série Legado: quadrinhos lançados pela Dark Horse Comics que tratam da parte mais futura de Guerra nas Estrelas…

O Futuro de Star Wars Começa Agora!

Com esta frase estampada na capa foi lançada em 2006 a primeira revista da série Legado, idealizada e produzida por Jan Duursema (arte e roteiro) e John Ostrander (roteiro), também realizadores de outros quadrinhos de sucesso em Star Wars, República, por exemplo. A história se passa 130 anos após a Batalha de Yavin, vista no terceiro filme da trilogia clássica, ou o sexto filme da série cinematográfica. É um período de grandes conflitos na galáxia! A Nova República, governo formado após a queda do Império Galáctico de Palpatine e seu arauto Darth Vader, encontra-se em um tempo de grande instabilidade. Passadas as guerras contra os invasores Yuuzhan Vong (aliens que tentaram sobrepujar a galáxia), os Jedi, com apoio da República, tentaram usar a biotecnologia dos Vong para reestruturar os planetas destruídos durante o conflito. Porém, algo deu terrivelmente errado. Ao invés de ajudar, o projeto chamado “terraformação”, idealizado por Kol Skywalker (Mestre Jedi bisneto de Luke), espalhou um vírus chamado “vongspawn” que vitimou milhares de vidas. Antes mesmo de saber o motivo da falha do projeto, a República foi atacada pelo reformulado Império. Os Jedi acabaram sendo culpados pela destruição causada por este vírus e o governo que os apoiou foi duramente acusado de tentar destruir ao sistemas estelares. Os imperiais logo lançaram uma poderosa ofensiva. Com o apoio da recém revelada ordem Sith, renascida das masmorras sombrias de Korriban (planeta onde surgiram os Sith milhares de anos atrás), o Império conseguiu assumir novamente o governo da galáxia!

O Legado de Skywalker

O protagonista da série é Cade Skywalker. Treinado como um Jedi, após a queda da Ordem, durante o assalto ao Templo Jedi em Ossus, é obrigado a viver entre piratas espaciais de uma organização criminosa conhecida como Ossus Rubros. Ali conheceu seu maior parceiro de aventuras, Jariah Syn. Anos passaram e Cade se tornou um pirata independente e reconhecido como um dos mais competentes e letais caçadores de recompensas da galáxia. Mas sua vida sua se resumiria a isto. Durante uma de suas aventuras, ele acaba resgatando a princesa Imperial Marasiah Fel reencontrando seu antigo mestre, o Jedi Wolf Sazen. Então seu legado volta a atormentá-lo. Os Jedi sobreviventes o clamam como o único capaz de restaurar a glória da ordem, no entanto, Cade recusa este destino e só deseja viver livre das expectativas que esperam dele. Entretanto todos os acontecimentos o envolvem em um determinado nível que fica impossível fugir de seu destino, mesmo sendo algo não desejado. Graças ao seu poder único de cura, o lorde Sith Darth Krayt deseja apoderar-se dele para que este o ajude a se curar do vírus de terraformação Vong. Enquanto isso o Império tenta detê-lo para usar suas habilidades como arma contra seus traidores. No fim, Skywalker acaba virando um ser ainda mais atormentado por seus fantasmas. Ele oscila entre a luz e as trevas, entre o Jedi e o caçador de recompensas…

 

 

 

 

Um Imperador em Perigo, Uma Princesa em Fuga

Muitos dos acontecimentos que ocorrem nesta era de Guerra nas Estrelas se dão graças ao Império Galáctico e seu poderio militar. Reformulado, anos depois da morte de Palpatine e Darth Vader, o governo adota o planeta Bastion como sede. Com poder político sobre alguns sistemas, os imperiais se organizam e acabam tendo uma contribuição decisiva na guerra contra os invasores Yuuzhan Vong. Passados estes acontecimentos um imperador mais razoável assume o trono, Roan Fel. Ele é tido, além de chefe de estado, como líder de uma ordem de usuários da força conhecidos como Cavaleiros Imperiais. Tanto o imperador quanto seus cavaleiros jamais poderiam usar o lado negro da força, sob pena de morte ou destituição! Além disso, o governo imperial seguia muito de sua antiga estrutura, contando com um Grand Moff, como grande líder militar estrategista e outros Moff como ministros. Graças ao poder e influência destes membros do Império, um violento conflito contra a República foi deflagrado. Aliados secretamente aos Sith, eles acabaram tomando novamente o poder sobre a galáxia. Nesta época o próprio Imperador acabou perdendo por vezes o controle de suas forças; fato comprovado no ataque Sith-Imperial ao Templo Jedi em Ossus. Por fim, os Sith atacaram Roan Fel e usurparam o trono, tornando-se senhores do Império. Fel e seus leais seguidores, então, se refugiaram e passaram a empreenderam uma luta obstinada contra os traidores Sith e os infames Moffs. Depois destes acontecimentos o Império ficou dividido entre os Sith-Imperiais, leais ao Lorde Sith Darth Krayt e os leais ao imperador de direito Roan Fel.

O Imperador Roan Fel e seus Leais Cavaleiros do Império

Sith Unidos

Em Legado vemos como a ordem Sith se reestruturou após a morte de seu ultimo grande líder: Darth Sidious (ou Imperador Palpatine). A’harad Hett, um cavaleiro Jedi que lutou nas Guerras Clônicas, se refugiou em Korriban durante sua vida como caçador de recompensas, após o expurgo Jedi. Lá, ele entrou em contato com Xoxaan, uma lorde dos Sith morta há milhares de anos. O espírito maligno acabou o corrompendo e levando o Jedi a tornar-se Darth Krayt. Por décadas ele ergueu, nas sombras de Korriban, uma nova ordem Sith, com centenas de guerreiros e ao mesmo tempo una em torno da figura de seu grande líder. Ele havia reestruturado os Sith! Krayt foi movido especialmente por uma visão, onde via que somente após toda a galáxia se entregar aos preceitos dos Sith, poderia haver paz. O lorde negro também resgatou um antigo hábito de Darth Sidious: elegeu alguns Sith como “mãos”, sendo estes extensões de seu poder seguindo fielmente sua vontade. Foi graças à influência de uma Sith, Darth Maladi, que o projeto terraformação, idealizado pelos Jedi, falhou. Logo depois de usurpar o trono do Imperador Roan Fel, Krayt manteve boa parte da estrutura militar imperial, inclusive com os Moff regendo o exército, e adequou seus guerreiros Sith ao seu propósito de dominar a galáxia!

Darth Krayt e sua nova Ordem Sith

Por Dentro da História

A série Legado trata principalmente de alianças, resgate de valores e da guerra pelo poder de controlar a galáxia. Os Sith-Imperiais cada vez mais descarregam seu ódio contra o universo e cabe aos últimos bastiões da justiça se unirem contra este mal maior! Aqui podemos ver grandes facções lutando pelo bem enquanto outros apenas buscam resgatar sua antiga glória. Os personagens são marcantes e cheios de personalidade. Os acontecimentos são profundos e ao mesmo tempo cheios de ação. Como dito acima, Legado marca a época mais distante no futuro em relação aos filmes clássicos. O roteiro soube reconstruir o cenário aliando inovação e tradição. Temos um enredo totalmente novo, porém, cheio de referências ao que há de mais clássico em relação à Guerra nas Estrelas. Cavaleiros Jedi valorosos tentam restabelecer a ordem na galáxia; o esquadrão X-Wing ainda voa pelo espaço combatendo seus inimigos em alucinantes batalhas aéreas; poderosos Star Destroyers voam sobre planetas ameaçando a liberdade. Dentro da história vão aparecendo dezenas de referências ao universo clássico, como as aparições mais que especiais de Luke Skywalker, Darth Vader e Mara Jade.

Jedi vs Sith - Uma Eterna Batalha!

Foram lançados inicialmente cinqüenta números, e atualmente você pode conferir a série Legado: Guerra que dará desfecho a história. As revistas vêm sendo publicadas no Brasil, então se você ainda não conhece este enredo fantástico trate de correr até a banca mais próxima e começar a folhear o mais rápido possível sua edição.

Legado RPG

Legado ganhou um Guia de Campanha compatível com Star Wars Saga, publicado pela Wizards of the Coast. Baseado no enorme sucesso dos quadrinhos, podemos conferir no livro tudo o que é necessário para se conhecer a situação da galáxia nesta época, assim como a inclusão de novas raças, talentos, classes de prestígio, além de muitas outras novidades. Como são muitas as alterações em relação aos filmes, a maior parte do livro é descritiva, tratando de personagens, governos e facções que atuam nesta era tão rica e conflituosa. É claro que é extremamente recomendado ler os quadrinhos antes de rolar uma campanha nesta época, principalmente se você é o mestre. O livro só existe em inglês, então se você é intimo da língua do Tio Sam, é extremamente recomendado conhecer melhor este cenário de campanha.  Estruturalmente o guia segue a mesma linha do Star Wars Saga, então se você já é familiarizado ao sistema, não terá problemas em começar a jogar rapidamente neste período.

Legacy of the Force – Miniaturas

Em 2008 a Wizards of the Coast , responsável pela fabricação do jogo Star Wars Miniatures, lançou um set de miniaturas chamado Legacy of the Force, baseado na série de quadrinhos e nos romances chamados Legacy, que tratavam mais especificamente da guerra entre Jedi e Yuuzhan Vong. Nesta série foram confeccionadas as miniaturas de vários personagens de Legado. Os principais Sith: Darth Krayt, Darth Talon e Darth Nihl. O protagonista e seus aliados: Cade Skywalker, Jariah Syn e Deliah Blue, assim como os Jedi Wolf Sazen e Shado Vao. Para os jogadores do Legacy Campaign Guide foi uma excelente alternativa, já que o sistema de combate do sistema Saga exige o uso de miniaturas. O set foi um dos mais bem aceitos de todas as linhas do jogo, e Cade se tornou uma das miniaturas mais caras no mercado informal de vendas! Em outros sets ainda tivemos o lançamento de outras miniaturas ligadas aos quadrinhos, como Kol Skywalker e K’Kruhk. O jogo foi cancelado, mas aos interessados em ambientar seu jogo em Legado, ainda se pode encontrar as miniaturas em sites e fóruns especializados sem grandes problemas.

 

 

 

Em Uma Galáxia Muito Distante…

O enredo desta série e seus personagens e acontecimentos são muito complexos para que se trate em um espaço tão limitado. Minha intenção aqui, como em todos os outros posts relacionados ao Gibiteca da Vila, foi dar uma sugestão de leitura. Dentro do universo expandido de Star Wars, Legado é de longe meu cenário favorito graças a esta complexidade. As cenas não são apenas ação pura, os personagens têm muita personalidade e atitude. O enredo e extremamente rico e bem encaixado. Fica difícil passar em poucas linhas o que é realmente a essência destes quadrinhos, então fica a sugestão, leia! Você não vai se arrepender…

Sérgio Magalhães

Anúncios

7 comentários sobre “Gibiteca da Vila: Star Wars Legado

  1. Bem, depois da colaboração la no reduto vi aqui conhecer o espaço de vcs, gostei muito, gostei pra caramba desta materia sobre o universo star wars.

    parabens pelo blog.

  2. Ae Sérgio! Finalmente uma matéria sobre Star Wars. Vocês estavam devendo essa… principalmente porque foi graças ao sistema Saga de RPG que a Wizards inovou o D&D atualmente. Nós já utilizávamos muitas das novas regras de D&D quando jogávamos Saga. Velhos e bons tempos.

    Estou super curioso para ver o final do Legado, que sai esse ano! Depois vamos jogar mais. May the Force be with you all.

    1. Grande, Helton! Bom vê-lo por aqui de novo. Cara, estou com algumas idéias para o SW Saga Edition… Quem sabe uma campanha na Feira do Livro… E com ctza mt do D&D 4E veio do Saga. Ótimo sistema e ótima campanha aquela que jogamos!

      1. Muito legal o cenário. Sempre curti Star Wars. Mas só sabia dos filmes e das séries animadas. Mas este ano conheci o SW Saga Edition e me vi absorvido pela vastidão do Universo expandido. Estou curtindo muito!
        Quem sabe minha próxima mesa não será nesse cenário?! XD

      2. Grande Dmitri! É sempre bom estar “lá e de volta outra vez”, como diria o Bilbo Baggins. Pois me interesso por qualquer idéia relacionada a SW, vamos conversar! Vou tentar aparecer no sábado à tarde, blz? abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s