Devir lança nota esclarecendo Promoção Sangue Novo

Vampiro: O Requiem 2ª edição

No último dia 18 de abril teve início em vários estados do Brasil a Promoção Sangue Novo da Devir Livraria. A promoção consiste na troca de seu exemplar de VoR 1ª edição por 30% de desconto na compra de um exemplar da 2ª edição. Quase um mês depois, muito já foi discutido pela comunidade RPGista internet afora. Enquanto uns acusam a editora de lançar mais um título caça níquel, outros defendem a iniciativa do desconto de 30%  dado na compra na nova edição de Vampiro: O Réquiem. O fato é que, polêmicas à parte, algumas questões (algumas pertinentes, outras nem tanto) foram levantadas. O que seria feito com os livros recolhidos? A promoção se estenderia via Correios?

Enfim, diante de alguns comentários feitos pela blogosfera, a Devir, na figura de Maria do Carmo Zanini (editora da linha Mundo das Trevas), resolveu se pronunciar. Segue abaixo, na íntegra, a nota lançada hoje (12/05). no blog oficial do Mundo das Trevas, o Contatos Imediatos. Leiam a tirem suas próprias conclusões.

Caros,

A Promoção Sangue Novo foi proposta e realizada porque queríamos dar às pessoas que compraram aquela primeira edição problemática de VoR a oportunidade de adquirir um livro com uma diagramação mais bem cuidada, impresso na cor certa etc. Se tivéssemos condições financeiras de bancar a troca integral de uma edição por outra, nós teríamos feito isso. O desconto de 30% era o máximo que poderíamos oferecer, sem onerar as lojas participantes.

É uma segunda edição, sim, porque as alterações de capa e texto configuram uma edição diferente, revisada, e não mera reimpressão. Mas tomamos o cuidado de deixar claro, no material de divulgação, que se tratava de uma segunda edição BRASILEIRA.

Não vejo por que a Devir deveria divulgar, por definição, qual seria o destino dos exemplares entregues. Era um detalhe operacional, algo que interessava às lojas, não necessariamente ao público em geral. Não consigo ver isso como falta de transparência.

A Promoção Sangue Novo se limitou a lojas especializadas, ou seja, não foi para as grandes redes. Essas lojas costumam ser de pequeno porte e não têm grande capital de giro. Agora imaginem que, para provar que houve a troca pelo desconto, essas lojas de vários estados brasileiros tivessem de enviar pelo correio exemplares de VoR que pesam por volta de 400 gramas, se não me engano.

Na ponta do lápis, nem as lojas e nem a Devir conseguiriam arcar numa boa com esses custos. (Um apelo: não continuem, por favor, achando que a Devir é uma editora de grande porte, porque ela não é.) A alternativa seria o quê? Reduzir o desconto. Aí não seria justo com os fãs.

A saída encontrada para a loja apresentar uma prova de que houve a troca foi pedir que enviasse pelo correio a capa e as páginas 99/100. Ficou a cargo de cada loja dar um destino ao resto do livro. E eu torço para que a maioria opte pela reciclagem.

Por falar em reciclagem, o projeto original da promoção Sangue Novo previa isso. Mas, insisto, os custos operacionais inviabilizaram a ideia.

E, Volmer, se não respondi a sua pergunta na mesma hora (foi pelo Twitter?), desculpo-me, mas peço que você entenda que, dada a quantidade de tarefas que eu tenho a cumprir todos os dias, é muito fácil eu esquecer de atender alguém. Geralmente o pessoal me pergunta de novo, e, quando tenho a resposta, respondo. Provavelmente, no momento em que você me perguntou isso, a decisão sobre como proceder para comprovar a troca ainda não havia sido formalizada.

Resumo da ópera: nós fizemos o que estava a nosso alcance. Se não foi o suficiente, a única coisa que me resta fazer é pedir desculpas.

MC Zanini
Editora do Mundo das Trevas Storytelling
Devir Livraria

Dmitri Gadelha

Interessado em adquirir VoR 2ª ed, pra conferir se os erros foram realmente corrigidos de forma satisfatória…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s