Dica de Fim-de-Semana: De Volta Para o Futuro

Olá grandes aventureiros do mundo RPGístico. No fim da semana passada, após um dia de muita diversão com as mesas de RPG e boardgames na já consagrada Feira do livro, saímos para comemorar a repercussão positiva do blog, as visitas que estamos tendo na livraria sábado após sábado e a união de todos os participantes do Vila do RPG. Durante as várias conversas e discussões sobre inúmeros assuntos do universo nerd, começamos a relembrar grandes sucessos dos anos 80 e 90 nos seus vários segmentos: brinquedos, vídeogames, desenhos animados, HQs, brincadeiras, roupas, sapatos, itens relacionados a promoções de grande marcas que faziam sucesso na época e etc. Cada vez que mencionávamos alguma coisa, as boas lembranças me causavam arrepios e ao mesmo tempo uma nostalgia, porque sabia que infelizmente esse tempo maravilhoso nunca mais iria voltar permanecendo apenas como arquivo de lembrança em meu HD cerebral.

Depois de muito tempo pensando e filosofando sobre o encontro e tudo que conversamos e falamos, decidi voltar no tempo e buscar algumas coisas aqui com vocês. A primeira delas que me veio a mente foi o filme De Volta Para o Futuro já que estamos falando em um tempo que nunca mais voltará.

De Volta Para o Futuro Back to The Future ) é um filme americano de 1985 dirigido por Robert Zemeckis e  produzido por Steven Spielberg, tem mais duas seqüências, De Volta Para o Futuro II (de 1989) e De Volta Para o Futuro III (de 1990). O elenco conta com vários astros consagrados como Michael J. Fox e Christopher Lloyd, que protagonizam os personagens principais da trama o adolescente Marty McFly e Dr. Emmett Brown, respectivamente, completam o elenco, Lea Thompson (Lorraine Baines / Lorraine McFly), Crispin Glover (George McFly), Thomas F. Wilson (Biff Tannen) e Claudia Wells (Jennifer Parker).

Sinopse

A história se passa a cidade de Hill Valley, no estado da Califórnia, onde um adolescente de 17 anos chamando Marty McFly vive a melhor fase de sua vida com sua namorada dos sonhos Jennifer Parker e uma banda de garagem formada com seus amigos. Marty também é assistente do gênio, louco e ambicioso Dr. Emmett Brown, que durante uma conversa ao telefone marca com ele na madrugada do dia 26 de Outubro de 1985 às 01h15min da manhã no estacionamento do Centro Comercial Dois Pinheiros para mostrar-lhe seu mais novo experimento. Chegando lá Marty se depara com um caminhão, dirigido pelo próprio Dr. Brown, que despacha um automóvel totalmente modificado com vários fios e bugigangas instaladas pelo cientista. Emmett por sua vez conta-lhe que o carro chama-se De Lorean e é uma máquina do tempo movida a energia nuclear (plutônio) e que pretende viajar no tempo com ela para poder ver os grandes acontecimentos da humanidade, como o nascimento de Cristo e a Declaração da Independência dos EUA.

Durante a demonstração bem sucedida da máquina onde o cão do doutor (Einstein), serve de cobaia, chega um grupo de líbios querendo vingança, pois o cientista os tapou e trocou o plutônio que seria usado em uma bomba nuclear por peças velhas de fliperama. Durante a perseguição Emmett Brown morre e a única saída de Marty é usar a máquina do tempo para fugir, mas o contador temporal está ligado e quando o carro atinge a velocidade de 88 milhas por hora (140 km/h), ativando o Capacitor de Fluxo, que usa o plutônio pra gerar uma energia equivalente a 1,21 GW, a máquina viaja no tempo e volta para o ano de 1955, que o doutor tinha programado o contador para fazer sua primeira viajem. Quando Marty chega ao passado, percebe tudo diferente e pela a máquina não possuir mais energia, esconde o carro atrás de um outdoor e procura imediatamente pelo Dr, Brown do passado. Durante a caminhada ele se depara com o acidente que irá ocorrer entre seu pai e seu avô materno e com um reflexo inconsciente ele salva seu pai (por não o conhecer). Sua mãe, que estava no carro, acaba se apaixonado por ele, assim surge uma perturbação na continuidade do espaço-tempo que irá causar seu desaparecimento da existência.

Após ser cuidado por sua mãe ele segue até a casa de Emmett Brown, com uma aparência bastante jovial, e conta-lhe tudo que ocorre no futuro: a invenção da máquina do tempo, a descoberta do Capacitor de Fluxo, sua morte e a viagem no tempo até essa data do passado. Após isso os dois começam a bolar um meio de tornar viável a viagem de volta, já que nos anos 50 não existia fonte de energia suficiente para levar o De Lorean de volta aos anos 80. Emmett diz que apenas um raio poderia liberar tal energia e por sua vez Marty bola a idéia dos dois usarem o raio que vai atingir o relógio da cidade na data de 12 de Novembro de 1955 para fazer ele e a máquina voltarem no tempo. Durante uma semana antes da queda do raio, Marty arquiteta um plano para fazer sua mãe se apaixonar por seu pai e fazer com que ele continue existindo. Biff Tannen, o inimigo da série, entra na história tentando ficar com Lorraine à força antes do baile e é atingido por George, que por sua felicidade toca o coração e Lorraine e os dois acabam se apaixonando e fazendo de Marty, novamente, uma existência concreta na história do futuro. Imediatamente após isso ele corre para chegar ao local de caída do raio, o relógio da cidade, chegando lá tudo está pronto e rapidamente programa a máquina para chegar  antes da morte do doutor, mas quando chega no futuro presencia a morte do Dr. Brown, porém Emmett estava usando um colete por conta da carta de Marty tinha deixado no passado fazendo com que sua mudança fosse positiva para o futuro. Com tudo que fez no passado Marty começa a perceber que o que mudou, foi bastante positivo para sua família e para sua vida no presente. Dr. Brown decide viajar para o ano de 2015, começando assim uma nova aventura pelo espaço-tempo.

No RPG

De Volta Para o Futuro é um filme que pode ser totalmente ambientado para o universo RPGístico. GURPS  Viagem no Tempo e os outros suplementos da linha GURPS podem ser usados perfeitamente para uma campanha nesse tipo de enredo, onde podemos nos deparar com cenários clássicos e cenários futuristas. Durante a criação de uma campanha de viagem no tempo o Mestre pode se utilizar de outros jogos dependendo da época em que os personagens irão viajar e se aventurar com as situações inusitadas dos anos em questão. Plataformas como D&D, Storytelling, CyberPunk 2020, 3D&T e também podem com certeza ser usadas para um jogo nos moldes do filme, pois o tempo e época em que a campanha se passa, é que irão determinar a plataforma que o Mestre usará para criar situações onde os personagens terão que se adaptar e se virar no cenário em questão.

Espero que tenham gostado dessa sessão nostalgia que quis trazer a todos vocês e esperem que virão mais clássicos por aí. Agora fiquem com um gostinho do filme e que deixe todos vocês com vontade de relembrar essa ótima fase de nossas vidas. Valeu!

Marzeu Lima

Anúncios

6 comentários sobre “Dica de Fim-de-Semana: De Volta Para o Futuro

  1. Ok McFly… esses dias vi em uma loja de informática algo que lembrava o skate dele, falei o nome para minha esposa que estava ao meu lado, e quando olhei ao redor todo mundo estava de olho dizendo, olha que máximo será que inventaram o jogo…

  2. Caramba Marza, eu lembro da gente discutindo sobre o passado e as brincadeiras da escola. Belo post, mas antes que esqueça… “castanha”!!! hehehe

  3. Massa ver que aquela nossa conversa relembrando a infância se transformou em um post! Será que isso dará início a uma onda de posts inspirados em temas das décadas de 80/90???

  4. Ah cara… fala sério, vc quase me fez chorar de saudade… Agora vou ter que alugar esse filme pra assitir de novo! Deve ser a centésima vez.

    Parabéns pelo post Marzeu!

  5. Valeu mesmo galera! Essa foi a intenção, de relembrar os bons tempos que nossa geração viveu e curtiu com tanta intensidade. Com certeza virão mais novidades e lhes garanto que não me limitarei aos filmes, outras coisas muito diversas de nosso tempo aparecerão em nosso blog. Seus comentários são meu combustível para continuar mexendo com os coraçõezinhos desses NERDS experientes. Brigadão mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s