Reporte de Evento: Praça da Leitura (Paracuru – CE)

Saudações, aventureiros! Venho hoje relatar mais um evento cultural que contou com a participação do grupo Vila do RPG. A Praça da Leitura, iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal de Paracuru  e SINDILIVROS, em parceria com órgãos de grande importância em nosso estado, como FECOMERCIO, SESC, SENAC. O evento movimentou toda a rede de ensino do município citado e arredores.  Durante os dias 12, 13 e 14 de maio, houve uma grande variedade de atividades, mais especificamente na praça de eventos da cidade, nomeada Francisco B. Azevedo. Foram palestras, mesas redondas, apresentações de grupos de dança e música da própria cidade, assim como oficinas de leitura e fanzine.

A participação do Vila do RPG foi realizada durante o dia 13 (isso mesmo, uma sexta feira 13), com atividades durante manhã e tarde. O público, na grande maioria, era de crianças e pré-adolescentes. Sabíamos desde princípio que tínhamos uma árdua missão a realizar: divulgar o RPG em uma localidade onde o jogo é quase inteiramente desconhecido. Antes mesmo de começar nossa programação, fomos questionados por alguns organizadores e educadores presentes sobre o que seria o jogo. Dispomos de algum tempo informando e conscientizando as pessoas sobre o assunto. Logo após, o Dmitri (um dos narradores do grupo) foi ao palco esclarecer ao público como um todo o que era “esse tal RPG”. Nesta tarefa, teve ajuda do carismático escritor Antônio Filho, que estava presente para palestar sobre literatura infantil e realizar contações de histórias. Passado o discurso no palco, partimos para atividades (as mesas de RPG serão retratadas mais detalhadamente mais abaixo). Quanto aos boardgames, Werewolves foi um sucesso avassalador. Tivemos mesas com mais de 20 pessoas! Especialmente nas mesas deste jogo, tivemos a inestimável ajuda da Neyla e do Emanuel (valeu mesmo amigos), que foram ao evento dar uma força ao Vila do RPG. Fora o aclamado jogo de lobisomens, também rolaram partidas de Citadels, Iliad e Dominion, todas muito bem administradas pelo grande companheiro Damião. Todas as mesas, tanto de RPG quanto de boardgames, estavam abarrotadas de curiosos que só saíam das mesas quando os ônibus das escolas já estavam deixando o local.

Nosso mestre Dmitri e o escritor Antônio Filho falando sobre RPG para o público do evento.

Quanto ao evento em si, vale ressaltar em primeiro lugar o tratamento extremamente profissional destinado aos organizadores do mesmo em relação ao grupo Vila do RPG. Todos foram muito receptivos, cuidadosos e acolhedores, cumprindo até mais do que nos tinham prometido, e nisso eu dou os parabéns aos idealizadores da Praça da Leitura, o SINDILIVROS  e a Prefeitura Municipal de Paracuru. O evento movimentou a cidade, tendo inclusive divulgação na rádio local (a FM Mar Azul), com participação do Dmitri (nosso promoter, hehehe) falando sobre RPG e o grupo. A estrutura, cedida pelo SESC, acolheu muito bem a programação proposta, em nenhum momento houve qualquer indício de desorganização ou falta de suporte aos participantes, pelo contrário, a atenção foi máxima. Obrigado mesmo a todos os envolvidos neste evento e ao grande apoio da Livraria Feira do Livro, na figura de sua proprietária Mileide Flores, diretora do SINDILIVROS e grande parceira do Vila do RPG!

Werewolves fazendo a cabeça da garotada!

Mestrando em Terras Distantes

Como disse acima, os boardgames foram um verdadeiro sucesso no evento. Todas as mesas de Werewolves foram absolutamente lotadas! No entanto, nosso maior propósito dentro da Praça da Leitura era difundir o RPG em um ambiente onde ele é quase inteiramente desconhecido. Sentimos isso através do questionamento dos próprios professores e envolvidos na organização quanto ao que seria o jogo em si. Montei duas mesas durante o evento, e reservei um espaço em separado para relatar estes jogos, pois me chamou muito à atenção o comportamento dos participantes e como eles reagiram ao jogo. Antes de tudo vale dizer que nas duas mesas que montei, foram cerca de 20 jogadores ao todo, isso mesmo, cada uma com cerca de 10 jogadores! E nenhum deles sabia o era RPG. Foi interessante construir esse conhecimento para estes jovens, e perceber nitidamente no olho de cada um deles o fascínio diante das descrições narradas e como eles iam construindo o mundo imaginativo a partir das cenas relatadas.

Damião detonando nos board games!

Entre Dragões e Desventuras

Bem, como citei acima foram 3 mesas de RPG montadas ao longo do evento, duas por mim e uma pelo Dmitri. Como tive uma quantidade maior de mesas e de jogadores, coube a mim relatar esta experiência. Antes de tudo gostaria de salientar o mais importante quanto a esta atividade: fazia tempo que não me divertia tanto mestrando! Sério! Quando se mestra para jogadores veteranos, eles estão impregnados de macetes e termos técnicos. Porém, quando se apresenta o jogo, especialmente como nesse caso, para adolescentes entre 10 e 14 anos, você vislumbra aquele entusiasmo de anos atrás, quando o jogo era mais simples e intuitivo. Foi realmente uma experiência fantástica mestrar para esses meninos e meninas!

A primeira mesa foi composta por cerca de 9 garotos. Sem nenhum conhecimento sobre o que era RPG, dois deles já haviam jogado o MMORPG Ragnarok o que acabou ajudando com a descrição de vilas medievais e dos orcs, porém o resto deles era totalmente novo no jogo. Antes de iniciar a partida falei um pouco sobre os aspectos básicos do RPG, e montamos uma ficha bem improvisada de personagem, basicamente dizendo quem estava levando o que, e o que era o personagem, em termos de classe, sendo basicamente guerreiro ou mago. O enredo escolhido foi fantasia medieval bem básica. Um dragão estava atacando o reino dos personagens e eles deveriam achar o esconderijo do ser alado e destruí-lo. Tudo improvisado ao máximo. A maioria deles ficaram bastante receosos na hora de interpretar, entretanto, foram se soltando e já estavam interagindo até mesmo no momento das batalhas, mais adiante. Infelizmente não pudemos acabar esta mesa, pois o ônibus da escola saiu antes, mas tivemos tempo o suficiente para jogar bastante e os garotos ficaram maravilhados com a estrutura do enredo. No combate eles chegavam a querer levantar da cadeira para soltar os golpes, e as descrições das ações de seus personagens foram ficando cada vez mais ricas, inventivas e originais.

À tarde aconteceu algo que nunca havia imaginado em se tratando de uma mesa de RPG: narrei para nove meninas, isso mesmo! Tinha somente um garoto na mesa, que logicamente foi totalmente abafado pela interpretação acalorada delas, hahaha. A aventura foi ao estilo do livro Desventuras em Série. Elas, as personagens, eram alunas de um colégio interno onde, de repente, todos sumiam: alunos e professores. Procurando os companheiros e responsáveis, acabavam encontrando a passagem para um mundo mágico e subterrâneo. Inserida neste universo fantástico, elas tinham que vencer uma série de desafios para libertar uma princesa, aprisionado por um bruxo maligno. O interessante foi que nesta mesa, tive a maior sensação de imersão no enredo por parte das jogadoras, as meninas deram baile em muito marmanjo que acaba jogo com piadinha fora de hora e personagens totalmente incoerentes. Diferente da manhã, na mesa da tarde felizmente pudemos acabar a mesa e todas as meninas entenderam perfeitamente o jogo e disseram ter se divertido bastante, fato que percebi pela reação delas às descrições!

Mestrando para as meninas. Girl Power!!!

O evento Praça da Leitura foi o segundo do Vila do RPG no interior do estado de Ceará, sendo o primeiro, o já relatado aqui FAMS, em Sobral. Porém, o foco deste evento era bem diferente do outro. Havia aqui um aspecto cultural e educacional envolvidos. Em um evento de anime, como o FAMS, o público já espera por algo como o RPG, bem diferente do que encontramos como a Praça da Leitura. No entanto, o saldo retirado foi extremamente positivo. Todos acolheram muito bem as atividades, e saímos com uma enorme sensação de dever cumprido. Foram muitas amizades feitas e promessas de retorno em breve. Por enquanto é só, mas com certeza o Vila do RPG espera fazer novamente as malas em breve e desbravar ainda mais o interior do Estado, levando bravamente nosso hobby onde nenhum RPGista jamais esteve.

Sérgio Magalhães

Anúncios

8 comentários sobre “Reporte de Evento: Praça da Leitura (Paracuru – CE)

  1. Cara,

    Muito legal ter esse feedback do Grupo e saber que, de fato, a proposta do Vila do RPG é séria e tem rendido frutos bacanas em benefício do RPG aqui na Terra Brasilis.

    É isso aí mah!
    Três vivas para o Vila do RPG e para seus Paladinos.

    VIVA! VIVA!! VIVA!!!

  2. Muito obrigado pelo reconhecimento, companheiros!

    Realmente abraçamos a missão de divulgar nosso hobby não apenas na internet e “eventos nerds”, mas em eventos culturais e educacionais. Não apenas em nossa cidade, mas onde quer que os ventos nos levem. Felizmente esse trabalho está gerando os primeiros frutos e as oportunidades estão surgindo cada vez mais.

    E quem sabe, vocês não nos acompanham na próxima, né?

  3. Foi ótimo poder ajudar o pessoal do Vila do RPG nesse evento que com certeza será muito significativo para o crescimento do grupo, mais uma vez vocês estão de parabéns!!! Sem esquecer também da Mileide, pessoa maravilhosa…Parabéns mesmo!!!

    1. Eu só tenho que agradecer, afinal, não é todo mundo que atura namorado RPGista e menos ainda são as namoradas que se integram à “vida nerd” do companheiro… 😉

  4. Vocês estão de parabéns por estarem participando de eventos assim e divulgando. Acho sempre louvavel iniciativas e parceirias como essas. Muito bacana esses eventos culturais para jovens.

    1. Valeu, Kátia! Pode ter certeza que no que depender de nós, a bandeira RPGista será hasteada em muitos lugares onde tradicionalmente é ignorada ou mal vista. O trabalho está só começando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s