Dixit: Imaginação e Surrealismo no Tabuleiro

Olá pessoas! Na minha estréia como como mais novo escritor aqui no blog trago a vocês um dos boardgames mais premiados de 2009 em diversas categorias. Dixit é um daqueles jogos que você pode levar pra qualquer lugar e certamente irá agradar a gregos e troianos. Por ser um jogo bem intuitivo e simples de se explicar, ele consegue ser levado à mesa com muita para qualquer público, além de facilitar a sua vida ao querer integrar sua namoradinha “não-nerd” ao jogo, já que em muitas das cartas as imagens são extremamente trabalhadas e bonitas, seguido de coelhinhos como peões do jogo.

O jogo pode ser jogado de três a seis pessoas e possui uma metodologia bem simples. No entanto, há variantes que levam o jogo até doze pessoas, mas como nunca testei, ainda não irei me aprofundar e abordarei apenas o jogo básico mesmo. Após cada jogador escolher o seu peão (coelhinho) e pegar seus marcadores das cores respectivas, cada um puxa seis cartas e esconde para que ninguém as veja. É aí que começa a grande sacada do jogo! O primeiro jogador escolhe uma de suas cartas e a deixa na mesa virada para baixo, para logo em seguida descrever o desenho de sua carta através de uma ação: falar algo, fazer mímica, produzir algum som, dançar ou o que mais vier a sua cabeça de modo à ilustrar a carta que ele escolheu. É muito importante que a sua dica não seja algo muito fácil ou impossível de ser descoberta, pois para a contagem dos pontos o jogador que deu a dica só pontua caso dentre os demais jogadores haja alguém que erre a sua carta e outro que acerte. Em seguida, os demais jogadores cientes da dica apresentada pelo contador da vez devem escolher uma carta que tenha algo relacionado ao que foi dito e fazer com que seus amigos acreditem que a sua carta é a carta do contador também virada para baixo à deixar na mesa.

Após isso todas as cartas (do jogador da vez e dos outros) na mesa devem ser embaralhadas e desviradas para que todos vejam todas as cartas. Daí, basta que todos tentem descobrir qual a carta do contador e pronto! A pontuação é dada para aqueles que acertaram a carta do contador e para os que conseguiram enganar seus amigos. Caso nessa rodada alguém tenha acertado e outra pessoa errado a carta do contador, ele pontua também. No entanto, se todos tiverem acertado ou errado qual era a carta da vez, todos pontuam, exceto o jogador da vez. Após a contagem dos pontos todas as cartas utilizadas devem ir para a pilha de descarte e em seguida todos compram mais uma carta de modo a sempre ter seis na mão. A vez então passa ao jogador ao lado, fazendo o rodízio de quem conta até alguém completar trinta pontos primeiro.

Os componentes da caixa básica: peões, tabuleiro, marcadores e cartas.

O jogo Dixit possui atualmente duas expansões: Dixit 2 e Dixit Odyssey. Dixit 2 é apenas uma expansão com um pacote de novas cartas completamente dependente de jogo base, já o Dixit Odyssey é um jogo que pode ser tanto uma expansão do jogo base quanto um jogo totalmente à parte, seguindo a mesma mecânica de jogo, apenas cartas diferentes. No Odyssey já é implementado o jogo para doze pessoas como regra oficial, além de algumas pequenas alterações no setup do jogo, de modo a facilitar a vizualização para todos os participantes.

Como todas as cartas possuem uma série de detalhes é improvável que as pessoas se repitam em suas descrições, mesmo após várias partidas  é como costumamos brincar dizendo: “Quanto mais pancada da cabeça você for ou estiver, mais divertido será jogar Dixit”.

Os componentes Dixit básico são 84 cartas, 36 marcadores divididos em 6 cores e 6 coelhinhos coloridos de madeira. Dixit 2 possui 84 cartas, adicionais. Por sua vez,  Dixit Odyssey é composto por 84 cartas, tabuleiro, 12 coelhinhos de madeira, 12 cartas de voto e 24 marcadores de voto.

Bem, é isso, caso queiram jogar este maravilhoso jogo, basta ir aos encontros  semanais do grupo Vila do RPG na Livraria Feira do Livro e viajar junto conosco. Até a próxima!

Luiz Pedro

Anúncios

6 comentários sobre “Dixit: Imaginação e Surrealismo no Tabuleiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s