Dica de Fim-de-Semana: Ultramarines – O Filme

“Vocês devem ser Aço. Vocês devem ser Destino. Devemos enfrentar o Caos… e baní-lo!”

– Capitão Severus (Ultramarines)

A nossa coluna de sexta-feira traz essa semana a dica de um filme que é puro RPG! Estamos falando de Ultramarines, o longa metragem em computação gráfica baseado no universo de Warhammer 40.000. Lançado em 2010, o filme usa avançadas técnicas de captura facial, o que dá grande detalhamento e realismo às expressões dos personagens.

Produção

Ultramarines – O Filme foi desenvolvido ao longo de 2009 pelo estúdio Codex Pictures, sob a licença da Games Workshop, a empresa responsável pela franquia de jogos Warhammer. O roteiro do filme foi escrito por Dan Abnett, autor de mais de 25 livros de horror, fantasia e ficção científica publicados pela própria Games Workshop, além de trabalhos para Marvel e DC Comics. A direção ficou com Martyn Pick, que já dirigiu vários comerciais e animações, além do interessante filme A Era da Estupidez, de 2009. A grande atração do filme fica por conta de seus dubladores, os veteranos atores Terence Stamp (Superman II, Guerra nas Estrelas: Episódio I) e John Hurt (V de Vingança, Hellboy).

Sinopse

O filme se passa no 41º milênio, uma época em que o Império se espalhou através do universo, despejando suas tropas de fuzileiros espaciais em milhares de planetas ao longo do cosmo. No entanto, o universo é o lar inúmeras espécies de alienígenas sanguinários e das forças do Caos, poderes demoníacos de outra dimensão. Os Ultramarines são os soldados de elite dentre os fuzileiros imperiais, homens que realizam todo tipo de missão suicida, enfrentando todos os tipos de ameaça do corpo e da alma em nome do Imperador.

A história se desenrola a partir de um chamado de socorro que é recebido pelo Esquadrão Ultima, uma tropa de Ultramarines dedicados à proteção da sagrada fortaleza Macragge e do Martelo do Trovão, poderosa relíquia da ordem. Mesmo diante das misteriosas circuntâncias envolvendo o pedido de socorro, os homens do Esquadrão Ultima desembarcam no isolado planeta Mithron, em busca dos refugiados. Ao chegar no desértico planeta, os soldados se deparam com um cenário de desolação e morte. O misterioso chamado de socorro emana do centro de uma anomalia atmosférica, que parece ter origem sobrenatural. Ao chegar lá, os soldados encontram uma série de ruínas imperiais, ocupadas apenas pelos soldados da Legião Negra, homens corrompidos pelo Caos e agora usados como meio de espalhar a morte e profanação. Ao longo da exploração das ruínas, os soldados enfrentam desde os fuzileiros da Legião Negra a demônios do Caos, no entanto, a verdadeira ameaça está escondida debaixo do véu de fanatismo e dedicação ao Imperador…

Veja abaixo um trailler do filme e tire suas próprias conclusões se vale à pena assistir ou não.

No RPG

É óbvio que o sistema ideal para se jogar no cenário de Ultramarines é o próprio RPG Warhammer 40.000. No entanto, para nós brasileiros, que infelizmente não temos acesso à linha Warhammer, ainda nos resta esperança. O jogo que mais se encaixa nesse tipo de cenário e campanha é 3:16 Carnifina nas Estrelas, recentemente publicado pela Retropunk. A ambientação do filme casa mais do que perfeitamente com o sistema. O clima machista e militarista que 3:16 tanto evoca é claramente percebido nas falas e atitudes dos personagens de Ultramarines. Além disso, as patentes dos soldados determinam, assim como no RPG, o tipo de equipamento e armamento que eles carregam nas missões. Equipamento este que, diga-se de passagem, possuem muita semelhança com aqueles descritos no manual de 3:16. Adaptar os personagens não é tarefa nada difícil, tanto pela forma que eles são descritos no filme quanto pela mecânica rápida e objetiva de 3:16.

Enfim, amigos, se você é fã de histórias militares e missões suicidas, Ultramarines é seu filme e 3:16 é seu jogo! O que você está esperando pra levantar sua bunda daí e ir assistir Ultramarines, soldado?

Dmitri Gadelha

Já pensando em mestrar uma mesa de 3:16 no cenário de Warhammer 40.000

Anúncios

2 comentários sobre “Dica de Fim-de-Semana: Ultramarines – O Filme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s