Cobertura oficial do FORPG 2011

A LITERATURA FANTÁSTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DE INTERPRETAÇÃO

É isso aí, RPGistas! O FORPG passou e deixou saudade em todos nós! No último final de semana, dias 01 e 02 de julho (sexta e sábado), cerca de 400 RPGistas fortalezenses passaram pelo Centro Cultural BNB para prestigiar as variadas atividades da programação e os diferentes espaços do evento, seja nas mesas de RPGs e boardgames ou nas oficinas e palestras de literatura fantástica. Alguns apenas de passagem, mas a maioria permaneceu por todo (ou quase) o dia. Se você compareceu, então sabe do que eu estou falando, mas se você não foi, então vai saber agora o que deixou de curtir.

1º DIA – SEXTA (01/07/11)

A área de boardgames. Sempre movimentada!

Antes das portas do Centro Cultural BNB serem abertas já havia um pequeno grupo com cerca de dez pessoas à espera, em plena manhã de sexta feira, o que para mim foi uma grande surpresa. Nós, membros da organização, tivemos acesso ao espaço pouco antes do início programado, afinal, ainda era necessário fazer alguns ajustes no local para melhor acolher nosso público. Terminamos de organizar algumas mesas, montamos a exposição de miniaturas e jogos, penduramos os banners e voi lá, estava tudo pronto! Feito isso, as portas foram religiosamente abertas às 10:00 horas e o primeiro dia do FORPG estava oficialmente iniciado.

Pela manhã tivemos poucas mesas de RPG, pois alguns dos mestres que tinham se cadastrado previamente para o horário faltaram – apenas nosso intrépido Alan Imiril mestrou sua mesa de GURPS/Tagmar no período. Mas isso nem de longe foi um problema, afinal, o público (por enquanto pequeno) ainda estava chegando e se habituando ao evento. Muitos, inclusive, partiram para conhecer vários dos boardgames que já estavam expostos e muito bem organizados pelo Damião e Davi, do grupo JogaFortal. Outros preferiram subir ao auditório e conferir a palestra Modelagem de Personagens 3D, que o pessoal da Gracom School of Visual Effects ministrou pela manhã. E por falar em palestra, no finalzinho da manhã foi a vez do consagrado ilustrador João Bosco dar o seu recado, palestrando sobre o Mercado de Ilustrações para RPG e compartilhando com o público presente sua experiência internacional.

Leonel Caldela mestrando Tormenta RPG, “O Covil do Terceiro”.

Durante a tarde, com o público presente já passando das 100 pessoas, o evento foi bem mais movimentado e divertido. O espaço de boardgames continuou atraindo aqueles que queriam jogos rápidos, como as partidas de Dominion que estavam valendo um exemplar do jogo como premiação. Além disso, nossos parceiros do Dragon Fang Guild conduziram várias partidas de seus jogos de tabuleiro próprios, como o wargame Dog Tags. Na seção de RPG tivemos mais mesas que pela manhã, com os mestres Alan (de novo), Kalderash e Sérgio. Os jogos foram Old Dragon (2 mesas) e GURPS western/horror.  A surpresa ficou por conta do nosso convidado Leonel Caldela, que montou uma mesa de Tormenta RPG e narrou para seis sortudos a inédita aventura O Covil do Terceiro, escrita por Marcelo Cassaro e que em breve será publicada pela Jambô. Foi uma verdadeira pré estréia exclusiva para o FORPG!

Enquanto isso, no auditório, eu começava minha oficina Iniciação de Narradores, que estava planejada inicialmente para 20 pessoas, mas que para minha total surpresa acabou atraindo  – dentre  mestres iniciantes, experientes e jogadores em geral – mais de 70 pessoas! As discussões levantadas foram muito interessantes, e contamos inclusive com a contribuição de nosso convidado  especial Leonel Caldela. Para terminar, sorteei, além de exemplares do zine do evento, exemplares de Old Dragon e Mighty Blade, cedidos pela Red Box e Coisinha Verde. Ainda à tarde, logo após a minha palestra/oficina, tivemos no auditório as palestras de literatura fantástica. Nosso professor de literatura de plantão Sérgio Magalhães ministrou a palestra A Literatura Fantástica e o RPG, discutindo a relação do gênero fantástico com os jogos de interpretação, analisando várias obras que influenciaram (e ainda influenciam) o universo do RPG, desde sua criação até os dias de hoje. Para fechar a tarde, o consagrado escritor cearense Pedro Salgueiro deu sua valiosa contribuição ao debate iniciado pelo Sérgio, com a palestra O Gênero Fantástico, em que analisou minuciosamente as várias vertentes da literatura fantástica e respondeu a várias perguntas dos presentes.

Palestra “Iniciação de Narradores”, por Dmitri Gadelha.

Durante todo o dia brindes foram sorteados entre os participantes das mesas de RPG, oficinas e palestras. Foram distribuídos vários kits do evento (com camiseta, zine, marcador de livros, botton e mais), revistas e livros de literatura fantástica e RPG. Alguns mestres, inclusive, sortearam brindes por conta própria em suas mesas, o que aumentou ainda mais o número de contemplados. Ainda assim, ao final de todas as atividades, por volta das 19:00 horas, ocorreram os sorteios que estavam planejados para esse primeiro dia de FORPG – Insanas e Cursed City (Estronho), 3:16 (Retropunk), Old Dragon (Redbox), livros da linha Quintessência (Jambô) e o tão  esperado GURPS 4E (Devir). Enfim, terminamos a primeira parte de nossa jornada com um saldo bastante positivo e uma grande expectativa para o segundo dia.

2º DIA – SÁBADO (02/07/11)

Antes das portas abrirem, mais uma vez, já tínhamos público formando fila do lado de fora do Centro Cultural BNB. Dessa vez um pouco mais, cerca de 30 pessoas. No entanto, nossos cavaleiros de plantão, Damião e Alan, já estavam a postos e seguraram as pontas antes da minha chegada e dos outros companheiros da organização (Sérgio, Jr. Toy e Marzeu). Devido a um pequeno atraso, o evento começou apenas  com o Damião e Alan, que souberam como ninguém lidar com a situação e acomodar nosso público. Valeu, amigos!

Mesas lotadas no segundo dia de FORPG!

No sábado, o número de mestres cadastrados previamente (e de última hora também) que compareceram ao evento foi sensivelmente maior. Tivemos mesas de jogos mainstream, como D&D (inclusive, com uma miniatura de Thiamat artesanal feita de biscuit que deixava muita peça oficial no chinelo), GURPS, M&M, Vampiro: A Máscara, 3D&T, Trevas e Dragon Age. No entanto, vários jogos indie e alguns até obscuros mostraram as caras no evento, como Old Dragon, Shotgun Diaries, Otherkind e Final Stand. Em alguns momentos mais de 50 pessoas estavam sentadas jogando RPG, isso porque os grupos eram em sua maioria compostos por 6 ou mais jogadores. E o mais interessante de se ver era que muitos grupos foram formados na hora, com mestres e jogadores que não se conheciam e nunca tinham dividido a mesa. Enquanto isso, a ala de boardgames também estava lotada. Muita gente que não conseguiu vaga nas mesas de RPG ficou satisfeita jogando algum dos jogos disponíveis – como Dominion, Citadells, Werewolves, Last Night On Earth, Pandemic, Dixit, Catan, Máfia, Conquest of Planet Earth e muuuuuitos outros! Uma atração à parte foi a exposição de artigo “potterianos” que os nossos parceiros da comunidade Harry Potter CE montaram.

Leonel Caldela autografando seu livro O Caçador de Apóstolos.

A primeira palestra do dia, Animação em Flash para Novas Mídias, foi ministrada por Fernando “Fernalf”, desenhista do site Urubutrix, que compartilhou com os presentes algumas técnicas de animação. Logo após tivemos a tão procurada Oficina de Papercraft, habilmente ministrada pelo “1001 Utilidades” Alan “Imiril”, que até sorteou um fantástico castelo inteiramente feito de papel! A programação de palestras contou ainda com a contribuição do nosso programador de plantão, Toy, que discorreu sobre Técnicas do Multiverso Aprendidas e Ensinadas ao RPGs Eletrônicos e Não Eletrônicos. E por fim, ao final da tarde, o escritor Leonel “Trilogia Tormenta” Caldela lotou o auditório, palestrando durante duas horas sobre Fantasia Medieval e o Mercado de RPG no Brasil. O escritor interagiu com os presentes de forma sempre bem humorada, respondeu atenciosamente a todas as perguntas, deu autógrafos até o último fã e ainda sorteou um exemplar de O Caçador de Apóstolos, seu último livro publicado.

Para fechar com chave de ouro o FORPG, os vários brindes do dia foram sorteados, tanto livros de RPG, literatura fantástica, kits do evento que  ainda restavam e cupons de desconto na loja Retropunk. No total foram mais de 50 brindes distribuídos nos dois dias de FORPG, fazendo a alegria do público e contribuindo um pouco mais para o crescimento do RPG aqui em Fortaleza. É isso aí, amigos, se tudo correr como esperamos, ano que vem teremos uma nova edição do evento, afinal, o que é bom, merece BIS!

Segue abaixo algumas fotos do evento. Para ver mais fotos, clique AQUI e visite a página oficial do FORPG no Facebook.

Dmitri Gadelha

Já pensando no próximo FORPG…

Anúncios

9 comentários sobre “Cobertura oficial do FORPG 2011

  1. Sérgio, Dmitri e demais, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do evento e pela total competência demonstrada na condução desses dois dias. É notório o zelo de vocês com o que fizeram, desde o cuidado com a organização das mesas, passando pelas oficinas e palestras, até aqui na narração dos fatos. Acredito, e creio que não apenas eu, que a ideia merece investimento e expansão dos horizontes! Estamos na torcida pelas próximas edições =D

  2. Excelente trabalho! Não pude comparecer aos dois dias, mas fui no sábado. Bem organizado, o evento me lembrou o tempo de outros eventos voltados para o RPG aqui em Fortaleza. Que venham mais!

    Gostei da ideái de fazer sorteios para as mesas de RPG e para as palestras. Faltaram os sorteios para as mesas de board games. A exemplo também do que faz o pessoal do Joga Fortal, faltou um torneio de Catan… 😦

    Sensacional a palestra sobre Papercraft. Poderiam ter colocado kits e impressões pra venda ( acho que não rolou autorização não foi isso?!). Não deu pra todo mundo…

    Tô esperando o próximo! 😀

  3. Sayorana e Reduto do Bucaneiro – Obrigado mesmo gente pelos elogios. Eles nos impulsionam bastante a continuar o trabalho com cada vez mais competência, seriedade e humildade. Só quem esta por trás de algo deste nivel que o foi o FORPG sabe o trabalho que dà realizar o evento dentro do planejado, mas a maior satisfação é perceber que o público realmente gostou e que já esta na expectativa para o próximo. Obrigado mais uma vez pela atenção e apoio.

    Maycon – Valeu pelos elogios cara. Realmente, não pudemos comercializar dentro do Centro Cultural Banco do Nordeste, infelizmente. Quanto aos Kits da Oficina de Papercraft, desde o inicio eram somente 20, para as pessoas pre-inscritas. Os poucos que sobraram foram sorteados igualmente entre os presentes. O resto do público permaneceu no local da oficina como ouvinte, por isso os kits não serem destinados a todos os participantes, ok? Mas obrigado pelo prestígio e até mais.

  4. Muito show, realmente eu ainda estou triste por não poder estar lá auxiliando os parceiros e curtindo o evento. O sucesso foi estrondoso, tanto que sábado passado a feira do livro estava lotada novamente.
    Que lote sábado mais uma vez!

  5. Galera grande abraço e muito obrigado pelo evento, espero que este seja o ponta pé inicial para que tenhamos eventos cada vez mais grandiosos voltados para o público de rpgistas em geral. Com certeza irei frequentar a Livraria Feira do Livro.

    1. Paulo, pode apostar que o 1° FORPG foi apenas o início de uma nova safra de eventos de RPG aqui em Fortaleza. Já estamos, inclusive, pensando na temática do segundo… que venha 2012!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s