Gibiteca da Vila: Star Wars – Cavaleiros da Antiga República

“A Antiga República foi o legendário governo que unificou a galáxia sob o poder do Senado. Nessa era, os Jedi eram numerosos e servos guardiões da paz e da justiça…”

Dentro do universo expandido de Star Wars a Antiga República, sem dúvida, é o terreno mais fértil explorado em todas as eras existentes. São centenas de revistas que demonstram histórias das mais variadas. A publicação Cavaleiros da Antiga República é uma destas numerosas revistas que exploram este inesgotável nuance de Guerra nas Estrelas. Ela apresenta apenas uma pequena porção de tempo dentro destes quatro mil anos de histórias e aventuras. Falando mais geralmente, durante a Antiga República, o governo centralizado em Coruscant, e outros mundos mais próximos ao centro da galáxia, procuravam colonizar sistemas distantes. Neste contexto, os cavaleiros Jedi serviam de guias e guardiões neste processo. Foi no inicio desta época que houve um cisma na ordem. Alguns Jedi abandonaram seus irmãos e se refugiaram no planeta Korriban, onde foram recebidos como deuses pelo povo conhecido como sith. Desde então, sempre ouveram conflitos Sith versus Jedi, tendo como pano de fundo as armações políticas e conquista de poder e influência.

 Um Jedi Traído!

“É um tempo de conflito na galáxia. Quase quatro mil anos antes do nascimento de Luke Skywalker, as Guerras Mandalorianas estão levando os recursos da Antiga República ao caos! Com tantas forças da República no front, sistemas no Anel Externo se tornaram terras sem lei. Até a cidade mundo de Taris, que é um importante centro comercial, acabou envolvida neste violento processo. Lá, onde mais a República tem muitos interesses, os Cavaleiros Jedi e seus aprendizes ajudam a manter a ordem. Porém, alguns cavaleiros, frustrados com a conduta da Ordem Jedi durante as Guerras Mandalorianas, pedem por mais dos apoio de seus irmãos, embora a guerra seja declarada assunto estritamente militar republicano.”

O protagonista desta saga é Zayne Carrick, um padawan treinado, junto a outros quatro jovens, por um núcleo de Jedi instalado no planeta Taris. Atrapalhado e demonstrando uma manifestação incomum na força, o jovem aprendiz era o menos promissor dos jovens, sendo menosprezado até mesmo por seu mestre, o líder da ordem no planeta, Lucien Draay. Porém algo inusitado acontece. No dia em que seriam consagrados cavaleiros, os jovens padawan acabam assassinados por seus próprios mestres! Carrick acaba chegando atrasado e presencia a terrível cena de seus amigos mortos, defronte as seus mentores. Ele foge desesperadamente e daí se inicia a longa saga desta série que se estende por cinqüenta números.

O assassinato dos padawans em Taris! O início da trama central.

A Galáxia em Cavaleiros da Antiga República

O contexto desta era, evidenciado no enredo é de muita incerteza para a ordem Jedi. A Guerra Sith, ocorrida anos antes, deixara feridas profundas na galáxia. Centenas de cavaleiros foram mortos pela insurreição dos lordes dos Sith: Exar Kun e Ulic Quel-Droma, antigos Jedi que caíram para o lado negro da força. A ordem se encontra em processo de reestruturação. Seu principal objetivo, na época, é vigiar um possível retorno dos Sith. Porém, um grande mal se apresenta antes disso, os mandalorianos, povo guerreiro de índole conquistadora, formam uma nova frente de batalha que começa a dominar militarmente diversos mundos da república, principalmente na Orla Exterior. Um grupo de Jedi acredita que a ordem deve juntar seu poder e combater estes invasores, porém, o conselho decide não se intrometer. Existem poucos cavaleiros e eles devem ser voltados exclusivamente ao dever de vigiar o possível retorno dos Sith. Um mestre Jedi conhecido como Revanchista, reúne um pequeno número de seguidores e parte para as guerras mandalorianas, mesmo sem o apoio da Ordem.

A Antiga República no RPG

Como disse bem acima, o período conhecido como Antiga República compreende vários arcos de histórias, personagens cativantes e inimigos memoráveis. Fora os quadrinhos, diversos jogos eletrônicos já exploraram esta época com grande sucesso. Star Wars é uma das franquias que possuem mais livros para jogos de interpretação em língua inglesa (infelizmente não traduzidos oficialmente), e a Antiga República não poderia deixar de ter um suplemento exclusivo seu. Para os admiradores deste universo, tão rico e complexo, é indispensável a leitura do suplemento Star Wars – Knights of the Old Republic Campaign Guide, que utiliza o sistema D20. Ele não compreende só o período em que se passa a revista que tratamos aqui, mas tem referências aos principais fatos e personagens existentes nesta longa era de Star Wars, iclusive com as planilhas de vários deles. Então, se você curte o RPG, ou mesmo só gosta de saber mais sobre o enredo de Guerra nas Estrelas, vale muito a pena conferir esta publicação.

 Sérgio Magalhães 

Atualmente sem mestre e sabre de luz!

Anúncios

Um comentário sobre “Gibiteca da Vila: Star Wars – Cavaleiros da Antiga República

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s