Citadels: Um jogo de cidades medievais, nobres e intrigas

Olá pessoas! Dessa vez trago a vocês o jogo Citadels, que apesar de ter uma caixa bem pequena é um jogo que exige grande estratégia por parte dos jogadores para poder vencer. A ambientação do jogo faz com que você seja uma espécie de lorde comandante de uma cidade medieval. O objetivo do jogo é expandir sua cidadela, construindo os mais variados e valiosos distritos – que podem ser nobres, religiosos, comerciais ou especiais. O jogador que acumular o maior número de pontos com seus distritos vence o jogo.

Uma vez ambientado vamos ao que interessa de fato. O jogo Citadels pode ser jogado de 2 a 8 pessoas e em média as partidas duram de 45 à 60 minutos. Definidos os jogadores, vamos às regras. Inicialmente são distribuídas para cada jogador 2 peças de ouro, 4 cartas de distrito e é entregue ao jogador mais velho o marcador que representa a coroa. Em seguida, as cartas de personagens são embaralhadas – dependendo do número de jogadores algumas deverão ser retiradas em cada turno – e cada jogador vai secretamente escolhendo o seu personagem, começando pelo que está com o marcador da coroa e seguindo em sentido horário. Essas cartas são os personagens que lhe servirão durante aquela rodada, pois na rodada seguinte essa escolha é feita novamente. Os personagens são:

1. Assassino: Serve para matar. O jogador com o assassino deve nomear algum dos outros personagens para “morrer” neste turno, fazendo com que tal jogador perca sua vez quando for chamado pelo rei.

2. Ladrão: Sua utilidade é roubar. O jogador com o ladrão deve nomear algum dos outros personagens que não seja o Assassino e assim que esse jogador for chamado pelo rei deve entregar todas suas moedas ao jogador com o Ladrão.

3. Mago: O jogador com o mago pode trocar todas as cartas de sua mão com qualquer outro jogador, ou escolher um número X de cartas de sua mão, colocar no fundo do “deck de distritos” e pegar esse mesmo X número de cartas do topo do deck.

4. Rei: Aquele que escolher o personagem Rei recebe imediatamente o marcador da coroa e segue chamando os outros personagens, além de receber 1 peça de ouro para cada distrito com um marcador amarelo que tiver em sua mesa.

5. Bispo: O jogador que possuir o Bispo fica protegido de ataques do Senhor da Guerra e recebe também 1 peça de ouro para cada distrito com um marcador azul que tiver em sua mesa.

6. Mercador: O Mercador fornece 1 peça de ouro adicional ao jogador e mais 1 peça de ouro para cada distrito com um marcador verde que tiver em sua mesa.

7. Arquiteto: O Arquiteto permite que o jogador contrua até 3 distritos no mesmo turno (todos os outros personagens podem construir apenas 1), além de receber mais duas cartas de ditrito do deck.

8. Senhor da Guerra: Aquele que possui o Senhor da Guerra pode destruir uma carta de distrito de qualquer jogador (com exceção do Bispo) pagando o custo do distrito menos 1 e recebe também 1 peça de ouro para cada distrito com um marcador vermelho que tiver em sua mesa.

Os distritos são outras cartas extremamente importantes em Citadels, pois são basicamente elas que definem o vencedor do jogo, indo desde cartas simples sem efeito algum até cartas extremamente caras e com poderes devastadores. Durante cada rodada, os jogadores poderão receber mais ouro, (para construir seus distritos) ou novos distritos (para serem construídos). Feito a apresentação dos personagens e uma pitadinha dos distritos basta saber que ao fim de uma rodada (depois de todos os personagens serem chamados) é feito uma nova escolha de cartas e este ciclo segue até o fim do jogo, repetindo esse processo de escolha de personagens, compra de ouro e construção de distritos até que algum jogador acumule oito cartas de distritos na mesa, quando se encerra a partida e são contabilizados os valores de cada distrito, para se saber qual foi a cidadela mais próspera da partida. O jogador que acumular mais pontos será declarado o vencedor. Note que fechar a cidadela com os oito distritos não é garantia de vencer a partida, pois se outro jogador tiver distritos mais valiosos, ele poderá acumular mais pontos.

Para saber mais detalhes de regras do Citadels e presenciar o quão divertido é este jogo, dê uma passada nos encontros da Vila do RPG aos sábados que este é um jogo que está sempre rodando por lá. Até a próxima, com mais algum cardgame ou boardgame!

Luiz “Zelbag” Pedro

Anúncios

2 comentários sobre “Citadels: Um jogo de cidades medievais, nobres e intrigas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s