Star Wars Miniatures: Uma Galáxia Muito Distante na mesa de jogo

É inevitável que o RPG vem cada vez mais sendo invadido pelas controversas miniaturas. Dungeons & Dragons 4E marcou definitivamente esta nova tendência nas mesas de jogos, porém, antes do mais velho e popular RPG do mundo se render a este aspecto, houve outro jogo que definiu a maioria das regras e conceitos de batalha e iniciou esta nova era do uso de miniaturas nos combates em jogos de interpretação, Star Wars.  Lançado em 2004 com o propósito de ser usado tanto como jogo de miniaturas independente, quanto em conjunto com o RPG Star Wars Saga, o jogo de miniaturas de Guerra nas Estrelas foi um verdadeiro sucesso nos Estados Unidos. Disparadamente, o maior mercado de wargames do mundo possui um nível de competição muito exigente, e Star Wars Miniatures surgiu como grande concorrente neste meio. Produzido pela gigante Wizards of the Coast, o jogo marcou especialmente por ser usado em conjunto com o RPG do cenário, e pela similaridade com o sistema d20, o mais popular em sua época.

A primeira coleção lançada, Rebel Storm, trazia 60 miniaturas inspiradas nos personagens famosos da trilogia clássica (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi). Darth Vader, Luke Skywalker, Han Solo e até mesmo os famosos Stormtroopers, estavam presentes em miniaturas maravilhosamente caprichadas. O conjunto de regras simples facilitou a rápida proliferação do jogo. Junto com as miniaturas, já pintadas, vinham as cartas com estatísticas de cada peça, além de um livreto com todas as regras e lista de poderes. A estratégia de lançar primeiramente miniaturas dos personagens clássicos, conquistou em cheio principalmente os fãs antigos de Star Wars e garantiu o rápido sucesso de vendas. A segunda coleção seria a ultima lançada de forma temática, Clone Strike, foi inteiramente inspirada nos filmes da nova trilogia (A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith) mais especificamente na temática das Guerras Clônicas. A partir de então as coleções foram lançadas com peças baseadas em várias eras de Star Wars, sem obedecer uma ordem cronológica ou temática. Foram 16 edições ao todo, e algumas coleções especiais temáticas, que fugiam um pouco da estrutura das coleções, vindas em boosters e starter sets. Attack of Endor, Rebels & Imperials e Hoth Battle Pack reforçavam a temática das peças clássicas no jogo. Estas coleções vinham em caixas temáticas e que permitiam a montagem de jogos especialmente formados para reproduzir cenas dos filmes, além de trazer peças exclusivas. Ainda nesta linha de lançamentos temáticos, temos a única peça colossal do jogo, o AT-AT. A coleção que mais trouxe estes lançamentos especiais foi a coleção Clone Wars que, fora os boosters normais, ainda proporcionou um Starter Set, um Clone Wars Battle Pack e alguns Map Packs, todos com miniaturas exclusivas.

Facções e Mecânica do Jogo

Star Wars Miniatures é um jogo baseado em times. O vencedor é aquele de derrotar o time adversário, ou vencer mais peças, acumulando assim pontos, em determinado tempo. Os times são montados de acordo com o custo que cada miniatura possui. Os formatos mais conhecidos são os de 100, 150 e 200 pontos. Dentro deste limite, o jogador deve basear seu time em uma determinada facção, dentre as várias que existem no jogo, como: Nova e Velha República, Mandalorianos, Yuuzhan Vong, Separatistas, República, Rebeldes, Império, Sith e Mercenários (a única facção que pode ser combinada com qualquer outra). É possível montar jogos temáticos de acordo com as eras presentes em Star Wars, por exemplo, um combate passado durante a Nova Ordem Jedi terá miniaturas da Nova República contra os invasores extragalácticos Yuuzhan Vong; A Ascensão do Império terá peças da República contra Separatistas, enquanto durante a Guerra Civil Galáctica teremos Império contra Rebeldes. Outro fato bastante distinto no jogo é que, além de miniaturas inspiradas nos grandes personagens dos filmes, temos peças baseadas em figuras dos quadrinhos e do universo expandido em geral: Force Unleashed e Legacy of the Force, para citar somente dois casos, trazem personagens que só aparecem em suas mídias específicas, no caso, um game e um quadrinho.

O jogo também trouxe duas características bastante distintas em relação a outros wargames: a primeira delas são os Pontos de Força. Estes pontos são usados por Jedi e Sith para ativar seus Poderes da Força, habilidades especiais que concedem vantagem a estas miniaturas dentro do combate. Em segundo temos o Efeito de Comandante; esta habilidade permite à uma determinada peça conceder vantagem de combate aos aliados que estiverem próximos.

Em Uma Galáxia Muito Distante

O jogo foi cancelado em 2010, porém, existem dezenas de sites, fóruns e lojas ao redor do mundo que ainda comercializam boosters, starter sets e os diversos outros produtos relacionados a marca. Além disso, fãs vêm fazendo emendas nas regras, que, logicamente, apresentam pequenas incoerências. O crescimento dos novos jogadores claramente diminuiu após o cancelamento do jogo, porém os antigos praticantes continuam jogando e produzindo novas regras e criando cartas e cenários. Se você deseja utilizar as miniaturas para o RPG, com certeza seu jogo será bem mais prático na parte do combate, além de chamar bastante a atenção para a mesa de jogo. Uma dica bastante útil é que, cessado o lançamento de novas séries de miniaturas, as peças tiveram seus preços bastante reduzidos, então se você se interessa em adquirir estas preciosidades, este é o melhor momento para investir. E que a Força esteja com você!

Sérgio Magalhães

Anúncios

22 comentários sobre “Star Wars Miniatures: Uma Galáxia Muito Distante na mesa de jogo

  1. Muito massa a resenha!
    Só esqueceu que Clone Strike não foi a última coleção temática, nem continha personagens do episódio III. Clone Strike lançou personagens dos episódios I e II, apenas, pois até então o terceiro filme não havia sido lançado. A coleção seguinte, Revenge of the Sith, foi quem trouxe o episódio III em peso. Aí sim, a partir da quarta coleção já encontramos personagens de filmes variados e do universo expandido, daí o nome Universe para a quarta coleção.
    Só de ler esse artigo já dá vontade de jogar!

    1. É isso mesmo, Helton. Você mais do que ninguém tem autoridade pra fazer esta correção, hehehehehe…

      E por falar em jogar, que tal montarmos umas mesas esse sábado na livraria Feira do Livro?

  2. Cara Revenge só não foi temática porque vinham peças do Império, já fora do contexto do III Filme. Mas valeu a correção ai. Já estou com planos de fazer o V Torneio Star Miniatures Fortaleza,o que acham?

    1. Mas o império nasceu no episódio III, naquela cena que o Palpatine instaura o império, já todo lascado depois de ter lutado contra o Mace Windu e de ter executado a ordem 66. O império nasceu ali, no episódio III.

      É uma ótima idéia mesmo fazer um campeonato, o V!! Pode contar comigo e com minhas humildes peças.

  3. Olá pessoal, sou novato nesse mundo de miniaturas… jogo RPG há anos, mas nunca me aventurei com as minis.
    Como sou fã incondicional de SW e colecionador de várias coisas relacionadas ao cenário, pensei em começar a jogar SW Miniatures. Mas pesquisando, vi que o produto foi cancelado sem chances de voltar ao mercado.
    Minha pergunta então é a seguinte:
    Vale a pena mesmo assim começar a comprar miniaturas pra jogar?
    Não corre o risco de ficar sem ter acesso a miniaturas mais raras e com um exército fraco?

    Estou decidido a começar a jogar miniaturas de alguma natureza… já que o RPG morreu em minha vida por causa dos amigos que não se interessam mais… então o que vcs indicariam, investir em SW ou em outro grupo de miniaturas que permanecem “vivas”??

    Valeu

  4. Cara depende muito do seu gosto. A vantagem maior de SW neste momento é o preço, que caiu drasticamente após o cancelamento do jogo. As peças são de fácil acesso cara, neste fórum que cito acima, ou em páginas gringas como Troll and Toad. Acho interessante o jogo pois, antes de ser cancelado o jogo deixou dezenas de times jogáveis, além de ter a possibilidade de fazer jogos Vintage (somente com peças das 2 primeiras coleções), ou com regras específicas para usar certas peças.

    No Brasil dos jogos que tem maior aceitação são o próprio SW, D&D e Heroclix! Como jogador incondicional de SW, te sugiro ele pelo preço e diversão. A mecânica é simples e prática, além de visualmente ser maravilhoso.

    Então é isso amigo. Obrigado pela visita e continue acompanhando o blog, beleza?

    Abraço

  5. Valeu Sérgio… me convenci! Já comprei os primeiros de minha nova coleção. To só esperando chegar.

    Vou aproveitar pra perguntar mais uma coisa. Vi um tal de Starter Set para 2 jogadores… e na lista de produtos do game na wookipedia não falam nada dele. Quais miniaturas vem nesse starter? Elas são exclusivas deste set? Ou são encontradas em outras coleções também?

    Só pra ilustrar… o starter set é esse aqui: http://www.ebay.com/itm/Star-Wars-Minis-2-Player-Starter-Star-Wars-New-/290621650519?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43aa667657#ht_862wt_1037

    Abraços e valeu!

    1. Poxa cara, legal mesmo. Não vai se arrepender, as miniaturas são bem legais!

      Cara existem 2 starter set´s se não me engano, um da trilogia antiga (obi-wan, vader, rebel trooper e stormtrooper) e clone wars (general obi-wan kenobi, grievous, clone trooper e battle droid), isso fora pacotes especiais como Hoth Pack, por exemplo. A vantagem do Starter é vir com manual de regras, mapas e dado. As peças não são exclusivas não, a não ser de alguns destes pacotes especiais, como os mapas da séries clone wars que vem com minis exclusivas.

      Abraço

  6. Galera… após fazer um investimento inicial em miniaturas de star wars pegando promoções legais, leilões e pacotes com várias minis no ebay, acabei ficando com 5 minis repetidas que não tenho interesse em manter.
    Queria saber dicas aí de vocês de onde posso anunciá-las pra vender ou trocar por peças que não tenho e também já anunciar aqui pra alguém que acompanha o blog.
    São todas minis fracas, que talvez sirvam mais para colecionadores do que pra qualquer outra coisa, e quero trocar por peças fracas também… pois além de jogar to colecionando-as.
    As que tenho são: 1 Trandoshan Mercenary (incomum; número 55 da coleção Aliance and Empire); 1 Scout Trooper (comum, número 19 de Imperial Entanglements); 1 Stormtrooper (comum; n. 23 de IE); 1 Chiss Mercenary (comum, n. 28 de IE); e 1 Duros Scout (comum, n. 30 de IE).
    Aceito proposta de trocas por qualquer peça comum da coleção que eu não tenha ainda… meu e-mail é frdelfim@yahoo.com.br. Podem me enviar mensagens… se quiserem comprar, podemos negociar preços.

    Obrigado e desculpa invadir o espaço do blog.

    Abraços!

  7. Queira começar a comprar, mas queria saber se ainda consigo algum starter set para começar.
    Alguem sabe mais lugares aqui no brasil pra comprar?
    Já achei em alguns sites meio aleatorios, mas achei o preço de 60-100 reais meio caro, sendo que achei em uma loja nos EUA por 10 dolares + 8 de frete, mas importar demora muito então queria saber se achava ainda por aqui.

    1. Oto, no Brasil o preço é esse mesmo que você citou. Recomento o fórum citado mais acima. Mas se quer comprar uma boa quantidade, por um bom preço, sugiro comprar fora mesmo.

      Abraço

      1. Entendi! Mas você sabe como é a questão de taxação desse tipo de produto? É taxado normalmente ou aleatorio como jogos de video game por exemplo.

  8. Oto… estou comprando pelo ebay minhas miniaturas e não me arrependo. Os preços são muito melhores e mesmo com a demora vale a pena. Comprei um starter lá por menos da metade do preço que encontro por aqui…
    Já estou com uma coleção razoável graças ao ebay e aos preços baixíssimos… cheguei a comprar algumas por 0,55 centavos…
    Se eu fosse você teria um pouco de paciência para esperar e compraria por lá mesmo… abraços!

    1. Resposta dada Oto. A taxação é muito barata, mais em conta que produtos de computador, por exemplo, como placas, etc. Vale a pena.

  9. Oto… o esquema é você sempre comprar com o preço máximo sendo de 50 dólares… se mantiver o preço sempre nesse patamar, dificilmente terá problemas. Mesmo comprando acima disso você corre pouco risco, pois a taxação é feita por amostragem e eles dão prioridade a produtos eletrônicos.
    Apesar disso, prefiro não arriscar e sempre compro abaixo de 50. Mesmo mantendo esse valor o número de miniaturas que poderá comprar é grande e o frete sai em conta…

    Espero ter ajudado!!

  10. FALA GALERA. ESTOU COMEÇANDO A JOGAR STAR WARS MINIS, E TENHO ALGUMAS E SÃO FANTÁSTICAS.
    TAMBÉM ESTOU PROCURANDO DUAS MINIS.

    CLONE STRIKE

    37. Destroyer Droid

    LEGACY OF THE FORCE

    40. Cade Skywalker, Bounty Hunter

    SE ALGUEM TIVER ME MANDEM UM E-MAIL QUE NEGOCIAMOS.

    enocram_ps@hotmail.com

    UM ABRAÇO.
    MARCONE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s