Palestra: O Horror Sobrenatural na Literatura

Repetir que literatura fantástica alternativa no Ceará (Brasil em geral) é algo EXTREMAMENTE complicado é por demais repetitivo, clichê até… Mas ao que parece isso está mudando, graças a corajosas iniciativas e longas batalhas travadas por rostos sem nomes conhecidos no mainstream, em um cultura sufocada pelas mesmices pastelônica.

Iniciativas essas que em terras sulistas (como sempre) despontam com eventos de peso, como o Espantomania e Fantaspoa, focados nas amostras de cinema fantástico, que dão espaço ao alternativo/underground. Aqui em terras nordestinas o quadro está mudando, mas ainda são poucos os eventos que cedem espaço e atenção a esse fiel público consumidor. O grupo Vila do RPG em sua primeira grande incursão em eventos, com o FORPG, sob a temática Literatura Fantástica, convidou o público para conhecer as obras de nomes como Pedro Salgueiro (escritor cearense de contos fantásticos) e Leonel Caldela (escritor gaúcho, autor da Trilogia Tormenta). Mas nem de perto isso é uma ação isolada ou tão pouco suficiente para o respeito e carinho que esse público merece. Felizmente eis que surgem novas iniciativas, que pretendemos apoiar e divulgar da forma que nos for possível. E você, caro leitor, sinta-se intimado a comparecer em tais eventos, pois só assim mostraremos à mídia das massas que este público existe e demanda espaço como genuíno “respeitável público”.

A PALESTRA

Para começar, que tal assistir a uma palestra intitulada O Horror Sobrenatural na Literatura? Ela será ministrada pelo escritor Rochett Tavares  no dia 04 de agosto de 2011, às 19 horas na Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall, Av. Dom Luis 1010, Meirelles, Fortaleza – Ceará) e terá duração de 90 minutos, onde serão abordados os temas:

1 – O que é, de fato o Horror?

2 – Diferenças entre os estilos “Terror” e “Horror”

3 – O Horror através dos tempos

-Na evolução do animal humano (dia, noite, bem, mal)

-Na criação das mitologias e religiões

-Como as mitologias retratam o medo do desconhecido presentes no intelecto/espírito humano

-Análise de como a preocupação com a morte (o fim e maior desafio ao homem) influenciou/influencia a literatura de horror

4 – O Horror em mídias além da Literatura

-Quadrinhos

-Cinema

-Música

5 – Comentários sobre vida e obra de dois mestres do horror fantástico/sobrenatural

-Howard Phillips Lovecraft (o criador do gênero, autor de O Chamado de Cthullu)

-Robert Howard (um de seus correspondentes, amigo pessoal e “pai” do gênero fantasia e horror moderno, criador de Conan)

6 – Comentários sobre o livro “Criaturas”

-A obra

-Motivações do autor

Não preciso nem citar que é material de pesquisa reforçada para quem joga RPG, seja como mestre/narrador ou como jogador. Lembro a todos que RPG não é só um jogo, a sua compreensão por completo só se dá através do mergulho profundo na cultura multimeios que permeia esse universo. Fica a dica.

SOBRE O PALESTRANTE/AUTOR

Rochett Tavares nasceu em 1975 na cidade do Rio de Janeiro, mas reside em Fortaleza há 18 anos. ainda na infância começou a se interessar por aventuras fantásticas quando conheceu as histórias de Conan, de Robert E. Howard. Não se pode também deixar de citar o escritor de horror fantástico H. P. Lovecraft, cujas obras são grande fonte de influência e inspiração. “Força Sinistra” e “Nas Montanhas da Loucura” são exemplos dos quais o autor recorda imediatamente quando é questionado sobre o tema. Filmes de horror também fazem parte de sua vida. No campo da música, bandas como Black Sabath, Iron Maiden, AC/DC, Jethro Tull, Ramones, dentre outras, são a trilha sonora do autor quando no desenvolvimento de suas narrativas. Sua obra “Criaturas”, lançada numa iniciativa totalmente autoral e independente na Bienal Internacional do Livro de Fortaleza/CE em 2010 foi uma das selecionadas na categoria Otacílio de Azevedo (reedição) no Iº Edital Prêmio Autor Cearense de 2010 promovido pela Secult/CE. O autor fará o relançamento de seu livro “Criaturas” e do inédito “Abismo” no mês de outubro deste ano em São Paulo, juntamente com outras obras da Editora Estronho.

Blog do autor: rochetttavares.blogspot.com

Site da Editora Estronho: estronho.com.br

Edward “Toy”Facundo

Anúncios

8 comentários sobre “Palestra: O Horror Sobrenatural na Literatura

  1. Muito massa, queria assistir a palestra. O Horror Sobrenatural na Literatura é um dos meus livros preferidos e eterna fonte de pesquisa. Acredito ser um dos melhores estudos sobre o tema, e de quebra feito por Lovecraft.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s