HeroClix: Super heróis em miniatura

Com a grande onda de filmes de super heróis invadindo os cinemas mundiais, e o fantástico RPG Mutantes & Malfeitores se proliferando, cada vez mais, pelas mesas de jogos Brasil afora, resolvi hoje falar deste wargame que nunca chegou a ser um sucesso em nosso país, ao contrário de outros, como Dungeons & Dragons e Star Wars, que continuam vendendo de forma razoável nas lojas e pela internet. HeroClix, assim como os citados anteriormente, é um tipo de jogo de miniatura que se encaixa perfeitamente em um jogo de RPG, mais precisamente na temática supers. Ao contrário do que acontece em nosso país, onde o jogo nunca pegou para o público alvo, HeroClix foi um grande sucesso de público e crítica no concorrido mercado americano, chegando a ganhar três prêmios Origins Award, o Oscar dos jogos de entretenimento nos Estados Unidos, em 2002, com a série Marvel HeroClix: Infinity Challenge. Produzido pela empresa WizKids, o wargame tem as mesmas características de outro produto do mesmo selo, Mage Knight. Mais tarde a empresa cancelou a série devido a falência da mesma, porém o jogo foi assumido por uma subsidiária da própria WizKids, a NECA. Esta deu segmento no lançamento das coleções e continua com ótimas séries, sempre com novos poderes e personagens.

A proposta do jogo sempre foi representar em miniaturas os heróis mais famosos dos quadrinhos. Inicialmente os únicos personagens que poderiam ser retratados eram os da Marvel Comics. Com estas primeiras coleções exclusivas, HeroClix conquistou rapidamente os fãs incondicionais das HQs americanas. A própria WizKids tomou a dianteira em incentivar campeonatos e premiações. Mais tarde, outras empresas entraram no jogo, tendo seus personagens fabricados, tais como DC Comics, Image e Dark Horse. Este sucesso pode ser medido pela equipe envolvida, experiente no desenvolvimento de jogos e liderada e idealizada por nada menos que Monte Cook (um dos responsáveis pela terceira edição do D&D)!

Os times são montados de acordo com a temática das próprias histórias dos quadrinhos. O lançamento das sérias já segue esta premissa. Vários times são retratados fielmente, na Marvel Comics temos grupos como Avengers, Brotherhood of Mutants, Skrulls, Hydra, X-Men, Morlocks, dentre outros. Pela DC, você tem a opção de jogar com times como Justice League, Titans, Green Lantern, etc. A maior peculiaridade em HeroClix é a enorme quantidade de séries lançadas, sendo a grande maioria pela Marvel e DC Comics. Além destas sérias regulares, a WizKids também trouxe lançamentos bem peculiares. Indy HeroClix lançou séries bem incomuns como Street Fighter e Iron Maiden, embora estas miniaturas sejam muito raras. Dentro desta série especial, o jogador pode encontrar peças como Hellboy, Abe Sapien e Johann Kraus. Mais na frente, a empresa idealizou as séries HorrorClix e Marvel Zombie Figures.

A grande maioria dos wargames traz, junto com a miniatura, uma carta com as estatísticas da peça. HeroClix, assim como em Mage Knight, traz todas as informações relevantes ao jogo na base da miniatura. Movimento, dano, valor de ataque, além de tudo necessário durante o combate. A estrutura básica segue a premissa de diversos outros jogos: conflito entre dois times sobre um mapa. Cada miniatura possui habilidades e poderes distintos e que atuam melhor, dependendo da combinação formada. O tamanho das peças varia entre small e large, assim como a raridade das mesmas. Existem peças especiais lançadas durante as convenções americanas que são verdadeiros tesouros para os fãs: Galactus, Parallax, Mighty Thor, Silver Surfer, dentre outros.

Supers RPG

Como disse acima, HeroClix possui miniaturas que servem perfeitamente para qualquer campanha da temática supers, embora não tenha sido desenvolvido para ser compatível com um RPG em especifico, ao contrário de jogos como Star Wars Miniatures. No entanto, as miniaturas seguem a linha cronológica das séries da Marvel, DC Comics e outras linhas, principalmente equipes famosas como X-Men. Jogando com super heróis, certamente algum destes, ou vários, irão aparecer durante as aventuras e será uma ótima pedida ter algumas destas miniaturas à mão! Em termos de RPG você pode usar as peças associadas ao Mutantes & Malfeitores, como também em qualquer sistema/cenário criado, desde Storytelling até 3D&T. O importante é que as miniaturas vem em diversas versões, principalmente os mais famosos como Homem-Aranha, Capitão América e Super Homem, fora as centenas de peças de heróis menos famosos que podem facilmente serem usados para representar os personagens dos jogadores. O jogo é facilmente achado em dezenas de sites, inclusive com boosters antigos fechados! Você que se interessou experimente adquirir um destes lançamentos e confira a qualidade das peças, certamente você não irá parar na primeira.

  Sérgio Magalhães

    Ainda traumatizado com a Guerra Civil de Super Humanos!

Anúncios

5 comentários sobre “HeroClix: Super heróis em miniatura

  1. Coincidentemente baixei as regras de Heroclix nesses dias, só para ver como é, mas ainda não li. Acho que os boosters de Heroclix são bem mais baratos que os de Star Wars e D&D, e isso é atraente.

    1. Pois é, além de ser um jogo de miniaturas que retrata batalhas entre os grandes heróis e vilões de nossas infâncias, o preço das mesmas é MUITO atraente. Pelo o que andei notando nos espaços em que freqüento, o Heroclix está ficando mais conhecido.

  2. Certeza Medonho, aqui em Fortaleza já tem muita gente colecionando. E tende a crescer ainda mais.

  3. Cara tem uma adaptação gratuita feita por fãs que você pode encontrar facilmente após uma busca simples.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s