Dungeons & Dragons Encounters: Neverwinter

O projeto Dungeons & Dragons Encounters foi lançado pela Wizards of the Coast com o propósito de divulgar a quarta edição de seu principal jogo. Sempre relacionado a um mundo de campanha explorado pela empresa em determinado momento, a estratégia tem se revelado um enorme sucesso ao longo de suas edições. Uma infinidade de novos jogadores tem se cadastrado a cada dia na página oficial do projeto, e cada vez mais material vem sendo produzido especialmente para este nuance do jogo. Basicamente o esquema visa promover jogos em lojas que vendem produtos da empresa e incentiva essencialmente a inserção de novos jogadores, repassando parte do trabalho aos mestres cadastrados e os premiando com brindes (aventuras, mapas, marcadores e cartas). Outro ponto importante destes Encounters foi a promoção dos Campaign Guide lançados para D&D. Alguns cenários de campanha mais tradicionais tiveram suas versões da 4ª edição demonstradas justamente durante as temporadas, como Forgotten Realms, por exemplo. Outros foram resgatados e tornaram-se novamente visíveis e apreciados por uma nova geração, Dark Sun é o melhor exemplo disso.

Programada para agosto deste ano, chegamos finalmente à sexta temporada de Dungeons & Dragons Encounters. Desta vez pegando carona no lançamento do novo cenário de campanha para o jogo: Neverwinter. A primeira aventura, chamada The Last Crown of Neverwinter traz 14 sessões recheadas de novidades, tanto em relação ao material de campanha, quanto na estrutura da narrativa. A trama que envolve as aventuras é composta pelo retorno de um herdeiro, que reivindica o controle do governo da cidade estado de Neverwinter. Por trás deste acontecimento, uma grande e intrincada luta política e militar se inicia, e os personagens se verão inevitavelmente envolvidos neste engodo. Eles terão que , além de lutar, raciocinar muito e usar todas as suas habilidades para vencer os desafios que os aguardam.

A principal característica desta nova temporada é que os inimigos dos heróis, em sua maioria, não são monstros, e sim humanos. Isso traz uma das mais fortes peculiaridades do cenário de Neverwinter. O combate não será a principal e única maneira de se vencer um conflito. Claro que eles estarão presentes de maneira tão, ou mais, mortal que nas temporadas anteriores. Entretanto, em alguns encontros, o diálogo ou testes de Intimidar podem evitar uma morte desnecessária ou conflito sem propósito. Outro fato extremamente positivo nesta fase dos Encounters é que alguns problemas de outras aventuras foram resolvidos. Por exemplo, em outras narrativas, os aventureiros não conseguiam tesouros suficientes para prosseguir de maneira satisfatória a aventura, ou conseguiam dinheiro sem propósito algum, não tendo tempo sequer de gastar. Também houveram ajustes nos encontros para favorecer os conjuradores durante os conflitos. Em relação ao material fornecido aos mestres, houveram, além de mudanças, melhorias em alguns aspectos.

Confiram abaixo outras características mais importantes desta nova temporada:

Criação de Personagem

A aventura desta temporada se passa inteiramente dentro de uma cidade. Diante disso, os conflitos sociais terão grande importância no contexto do enredo. Jogadores espertos o suficiente para melhoras suas habilidades sociais e carisma serão recompensados, enquanto os mais preocupados em explorar suas habilidades físicas irão sofrer visivelmente por sua falta de trato com os demais habitantes de Neverwinter. Outro aspecto novo foram os cartões de temas que cada personagem ganha ao longo do jogo. Alguns destes foram dados aos que participaram do Game Day: Gates of Neverdeath. Estes temas fornecem aos personagens novos e adicionais poderes, habilidades e itens, sendo muito importantes para o desenvolvimento do mesmo. Para esta temporada foram ofertados somente 6 personagens aos jogadores, tendo claramente a WOTC a pretensão que, desta vez,  as pessoas criem seus próprios heróis. Os personagens prontos oferecidos são: Valenae (Eladrin Clériga), Belgos (Drow Patrulheiro), Fargren (Anão Guerreiro), Keira (Elfa Ladina), Brandis (Humano Paladino) e Liana (Elfa Maga). Mais tarde, dois novos heróis foram fornecidos: Malnis Clubthudder (Meia-Elfa Ladina) e Bregen Rivensteward (Humano Sentinela).

Mapas de Alta Qualidade

Outro ponto fortíssimo nesta nova temporada são os mapas. São três mapas posters coloridos. São quatro mapas independentes e dois que servem de ligação aos outros. Genéricos, servem para reutilização em vários jogos e são, na verdade, a maior recompensa aos mestres que participarem dos Encounters. Os ambientes urbanos são o principal diferencial em relação aos fornecidos nas temporadas anteriores, geralmente ruínas ou desertos. Sem dúvida, são um dos pontos mais fortes deste novo material fornecido aos narradores.

Rastreador de Iniciativa

Como ocorreu na temporada passada, o kit para o narrador vem acompanhado por um conjunto de 10 cartões de rastreamento de iniciativa. Estes cartões servem para que cada jogadores possa acompanhar o histórico de seus personagens durante a aventura, e auxiliam o mestre a manter o controle das coisas. Além disso, fornecem detalhes que ajudam a agilizar o jogo, principalmente quando os jogadores são iniciantes em Dungeons & Dragons 4E. Os cartões possuem uma qualidade surpreendente e seguem o layout da aventura, tendo sempre a imagem da capa estampada como pano de fundo.

Cartões de Fortuna

Usados desde a temporada passada os Cartões de Fortuna são uma grande ajuda, especialmente aos personagens conjuradores. Estes cartões parecem ter feito muito sucesso já que vem sendo vendidos separadamente, mesmo fora dos Encounters, eles fornecem muitas possibilidades de poderes diferentes, surpreendendo em seus ataques.

Novas ameaças esperam o aventureiros nessa temporada de D&D Encounters!

Bem, aventureiros. A batalha se iniciou novamente. Preparem suas armas e magias e conheçam este novo e fascinante cenário de campanha para fantasia medieval. Neverwinter vale realmente a pena pelos novos aspectos que apresenta. Nos próximos dias traremos para vocês as fichas de personagem para esta nova temporada. Bons jogos!!!

Sérgio Magalhães

Com alto valor em Carisma e Manha…

Anúncios

Um comentário sobre “Dungeons & Dragons Encounters: Neverwinter

  1. Sensacional… ótima matéria… ada vez mais vemos iniciativas deste tipo juntando editoras e jogadores/mestres na produção de materia novo! Com o mercado exigindo cada vez mais material novas iniciativas tem de ser implementadas..,.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s