Pathfinder Battles: Heroes and Monsters

Há alguns anos, com o cancelamento da linha Dungeons & Dragons 3.5 e sua substituição por uma inevitável 4ª edição, recheada de novidades e totalmente diferente do que era praticado até então pelo RPG mais antigo do mundo, uma enorme quantidade de fãs protestou. Como dito mais acima, esta nova versão do mais famoso jogo de interpretação relacionado à fantasia medieval não era, em nada, parecido com o que tradicionalmente vinha sendo feito pelo sistema, isso desde sua criação no final da década de setenta. Para os jogadores, a quarta edição não era mais D&D, e sim um jogo completamente diferente. Aproveitando esta enorme onda de insatisfação a empresa Paizo Publishing começou o desenvolvimento de um jogo chamado Pathfinder.  Este seria o maior representante do legado deixado pela antiga edição de Dungeons & Dragons.

Pathfinder se aproveita da inovadora idéia lançada cerca de uma década antes, pela Wizards of the Coast, conhecida como Licença Aberta d20. Segundo esta, qualquer um poderia produzir seus jogos baseados no mesmo sistema utilizado na 3ª edição de seu jogo principal. Embora a era dourada desta licença estivesse no fim, a Paizo Publishing decidiu continuar com este ideal e seguir praticando o antigo sistema em uma nova e maravilhosa ambientação. A lei é irrevogável, por isso qualquer empresa pode explorar esta idéia em qualquer época. Foi neste contexto que a empresa responsável por Pathfinder conseguiu um mercado sedento por novidades, entretanto, sem ter de mudar o sistema que vinham praticando em suas mesas de jogo. Inicialmente o sistema/cenário foi apresentado em versões playtest gratuitas na internet. O jogo foi sendo construído junto aos jogadores, e isso envolveu ainda mais os fãs no projeto, o tornando rapidamente um dos mais promissores do concorrente mercado americano de jogos de interpretação. Atualmente Pathfinder é uma realidade nos Estados Unidos, rivalizando, e algumas vezes até superando, o Dungeons & Dragons 4E.

Passado o contexto histórico do jogo, vamos ao que interessa realmente neste novo post, não é? A Paizo Publishing, resgatando um costume intrínseco ao RPG, ou seja, o uso de miniaturas na mesa de jogo, começou a lançar suas próprias miniaturas compatíveis com Pathfinder RPG. Uma jogada de marketing até demorada se analisarmos que no país onde possui maior destaque (EUA), as miniaturas são uma verdadeira febre. Graças à uma parceria com a WizKids, tradicional produtora de jogos de miniaturas, a empresa promete dezenas de lançamentos para esta ano e no próximo (2011 e 2012). Diferente de outras linhas, como Star Wars e Dungeons & Dragons, as miniaturas de Pathfinder não serão destinadas a um wargame, mas sim exclusivamente para uso no RPG.

O lançamento mais comentado do cenário é Pathfinder Battles: Heroes and Monsters. Um set contendo 40 miniaturas aleatórias baseadas no cenário de campanha da Paizo. Embora esteja sendo posto no mercado, uma nova linha já esta prometida para o ano que vem chamada Rise of the Runelords, que terá 60 novas peças. Fora estes dois projetos, a parceria Paizo/WizKids ainda promete uma extensa linha para o próximo ano, por exemplo Pathfinder Battles: Encounters Packs, um conjunto menor, contendo seis peças cada. As miniaturas seguem a escala das peças lançadas pela Wizards of the Coast, e com tamanhos variados. Fora estes já citados, teremos também um conjunto introdutório para iniciantes, Pathfinder Roleplaying Game: Beginner Box. Analisando todas estas previsões de lançamentos, fica clara a intenção da empresa responsável por Pathfinder RPG de entrar com tudo no mercado de miniaturas. E, pelas imagens liberadas das peças, a linha promete, especialmente pela qualidade. Se você, como eu, não resiste a estas encantadoras pecinhas plásticas que exercem um verdadeiro fascínio aos jogadores e mestres dos jogos de interpretação, fiquem ligados nas datas de lançamento e procurem conhecer melhor este universo que vem conquistando cada vez mais admiradores pelo mundo.

Confira as fotos promocionais:

  

Sérgio Magalhães

Voltando com tudo ao mercado de miniaturas!

Anúncios

11 comentários sobre “Pathfinder Battles: Heroes and Monsters

  1. As da wizard ainda são melhores. Preço será diferencial?
    No dia que sair um pack da Paizo com o acabamento da cena da luta do Drizzt e Wulfgar contra o Ingeloakastimizilian, eu deixo de comprar da wizard pra comprar da paizo. hehehe
    Abraços!

  2. “4ª edição, recheada de novidades e totalmente diferente do que era praticado até então pelo RPG mais antigo do mundo,”

    Exceto, claro, pela pilha de suplementos no final da 3e que traziam muito do que a 4e tornaria padrão depois. Como dar acesso a magias at-will aos magos ou poderes para combatentes.

    1. César, esta afirmação se refere a diversificação que a WOTC promoveu em relação a sua linha principal de jogos, Dungeons & Dragons, claro. Na era 3.5 não eram lançados, além de vários livros de RPG (cenários, suplementos, aventuras); cerca de 2 ou 3 Board Games por ano, com temáticas, logotipo e regras iguais às da 4E, inclusive com miniaturas nos mesmos moldes das oficiais para D&D; suporte on-line; miniaturas exclusivas para heróis e novas raças, além de várias outras coisas, como as cartas de poder, etc.

      Concordo que algumas coisas implantadas na edição anterior foram aproveitadas, mas a 4E também é muito influenciada pelo sistema Saga (Star Wars), me atrevo a dizer que até mais que a 3.5. Posso não ter expressado melhor esta parte no texto por compreender que ficaria bem entendido para quem vem acompanhando a 4E de perto, mas está melhor explicado agora.

      Valeu pelo comentário amigo

  3. Os poderes são a maior mancada da 4ª edição! Troca de perícias completa a desgraça.

    1. João, acho que esta impressão se dá pelas pinturas que foram utilizadas. A falta de sombra nos detalhes acaba dando um certo “ar” de artificial. Mesmo não gostando muito disso, achei as minis muito bonitas e valem realmente a pena. Acho que isso foi adotado pelo clima de Pathfinder que é mais claro e colorido que os cenários de D&D.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s