Mighty Blade: RPG old school nacional e gratuito

Se você está antenado há algum tempo no mercado nacional de RPG, certamente conhece este jogo/sistema. Porém, se não teve a oportunidade de conhecer ainda, vale muito a pena conferir o trabalho, pra lá de competente, destes destemidos guerreiros do RPG nacional. Capitaneado por Thiago Junges, Mighty Blade vem sendo trabalhado há muitos anos, porém, somente em 2010 teve uma versão impressa. O trabalho destes caras é realmente digno de nota! Impressionante como em pouco tempo, conseguem produzir tanto material de apoio, sendo quase que totalmente gratuitos; disponibilizados em sua página oficial (confira o link um pouco mais abaixo). Além da mencionada versão impressa, que conta com uma diagramação fantástica, as ilustrações são incríveis, e a formatação é digna de nota. Na página oficial estão disponíveis dezenas de suplementos de apoio ao jogo, são aventuras, guias de raça e classe, aventuras, livro dos monstros e uma revista exclusiva do jogo, chamada Dragon Cave. Mighty Blade segue a linha indie de jogos/sistemas, apresentando uma alternativa simples e bem funcional para jogos de fantasia medieval. Para quem pretende rolar aventuras rápidas e sem muito tempo perdido com regras, o sistema é perfeito, falo por experiência própria.

Mighty Blade – Manual Básico

O livro básico traz as regras necessárias para que se jogue em um universo de fantasia medieval clássico. São oferecidas as raças mais tradicionais, vistas na maioria dos jogos de fantasia, como: humano, halfling, anão, elfo e orc. As classes também seguem o padrão mais tradicional, como: paladino, guerreiro, bárbaro, espadachim, ladino, feiticeiro, sacerdote e ranger. Além das raças e classes, expandidas ainda mais com os suplementos virtuais (netbooks), o Manual Básico ainda traz todas as regras, analisadas um pouco melhor logo abaixo; equipamentos, alguns monstros mais clássicos, tesouros e uma pequena sessão para os mestres. Tudo bem explicado e ilustrado.

O sistema de regras é bastante simples e funcional, ótimas para quem não gosta de perder tempo lendo livros gigantes e com dezenas de livros de referência. Em uma tarde você já está completamente pronto para narrar aventuras, sem forçar a mente com milhares de regras e exceções. Agora, não pense que esta simplicidade diminui a qualidade, pelo contrário, sua estrutura básica é o charme do jogo, assim como sua dinâmica rápida e competente. A ficha é constituída em sua essência por atributos (força, agilidade, inteligência, vontade) e habilidades (determinadas por raça e classe). O teste soma sempre um atributo mais 2d6 contra uma dificuldade, variável entre 10 e 16, sendo a mais comum 12. Um resultado igual ou maior constitui um sucesso. Além destes dois aspectos citados, existem outros itens, derivados destes como: pontos de vida, mana, e defesa. Pronto, com estas poucas coisas sua ficha está completa e já se pode jogar suas aventura. A ficha é inacreditavelmente simples de ser preenchida, mas se você tiver ainda alguma dúvida, há na página oficial do jogo um vídeo de orientação!

Mighty Blade nas convenções

O que mais me admira em relação ao jogo, é a dedicação de seus autores na divulgação. Não bastasse o imenso suporte destinado aos fãs, lançando quase que mensalmente novidades para o sistema, eles ainda fazem questão de comparecer e/ou apoiar aos maiores eventos de RPG do país. Oferecendo assim, sempre opções de qualidade, com preços excelentes, para os jogadores. São verdadeiros guerreiros, e lutam com todas as armas pelo sonho de erguer o jogo. Especialmente na RPGCon são presença garantida e, mesmo sendo uma empresa semi-caseira, feita com os próprios recursos e com grande esforço, fazem questão de apoiar eventos pelo país afora, como o FORPG, ocorrido em Fortaleza.

Estande na RPGCon: "O Clérigo" (esquerda) e "Coisinha Verde" (direita).

Chegou a hora de conhecer este jogo!

Bem galera, se você curte RPG, e está cansado de sistemas cada vez mais complexos, é obrigação visitar a página oficial, freqüentar o fórum e adquirir o livro. Embora seja disponível on-line gratuitamente, o mesmo não tem a diagramação da versão impressa, que vale muito a pena, inclusive pelas imagens incríveis; além de apoiar o trabalho fantástico dos caras. Então, se você gosta de opções com um preço justo e qualidade inquestionável, corra para o Mighty Blade e comece imediatamente suas aventuras!

Visite a página oficial: www.mightyblade.com

 Sérgio Magalhães

Que já narrou tudo de RPG de fantasia medieval!

Anúncios

8 comentários sobre “Mighty Blade: RPG old school nacional e gratuito

  1. O mighty blade é sensacional mesmo. Muito bem produzido e organizado. O fórum do site é bem legal, com material de jogadores e sempre temos notícias dos próximos lançamentos. Eu tenho o manual impresso, e ele é bem bonito. Vale a pena. 😀

  2. Olha que maravilha! Soy Yo na foto!

    Sou um grande fã do Mighty Blade e do Coisinha Verde (o nome verdadeiros do Tiago Junges :P), é um jogo que abriu espaço para muitas iniciativas legais do RPG nacional. Simples, prático e ideal para iniciantes. Depois de duas sessões de jogo, um dos jogadores pediu meu livro emprestado e começou a mestrar… nunca mais parou!

  3. Muito interessante… já vi muita coisa por aí sobre esse jogo, mas nunca tirei um tempo pra ler e apreciar direitinho… vou corrigir isso agora mesmo!

    1. Bem embora não seja o Dmitri, e não tenha sido ele que tenha escrito o post, rsrs, agradeçemos mesmo assim!

      Valeu cara, procure conhecer o sistema, vale muito a pena, mesmo para narrar em outros cenários de campanha.

  4. Foi mal Sergio não prestei atenção ví o link pelo facebook do Dmitri e pensei que tinha sido ele que tinha feito o post.^^
    Valeu pelo post Sergio pensei que só eu conhecia esse cenario mais estou vendo que a galera do vila do rpg ta firme e forte continuem assim estão fazendo um ótimo trabalho.Nos vemos no dia D rpg.^^

    1. Sem pro cara, hehehe :]

      Já até mestrei o sistema na livraria. Gostei muito, Se der narro no domingo, no Dia D.

      Certeza, nos vemos por lá amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s