Confira o que rolou no 5º RPG na Feira – Especial Tormenta RPG

Saudações, RPGistas! Podemos oficialmente dizer que o RPG na Feira está de volta em grande estilo! No último sábado (dia 08/10) tivemos a 5º edição do nosso já tradicional evento bimestral de RPG. Dessa vez, como vocês já acompanharam em posts anteriores, o tema escolhido foi Tormenta RPG. O evento ocorreu na nossa “base de operações”, a Livraria Feira do Livro, das 10:00 às 18:00 horas, e contou com mesas de Tormenta RPG e boardgames, um oficina literária voltada para fantasia medieval, sorteios de brindes e venda de livros e camisetas nerds. Cerca de 50 RPGistas passaram pelo local durante as seis horas de evento e puderam aproveitar as várias atividades disponíveis.

Os boardgames estiveram disponíveis desde o começo do evento, ainda pela manhã. Jogos como El Señor de los Anillos (sim, muchachos, em espanhol), Dominion7 Wonders e Descent ocuparam boa parte das mesas do evento. Como sempre, nossos grandes parceiros Damião, Felipe e Medonho trouxeram alguns exemplares de sua ludoteca particular pra fazer a cabeça da galera. Valeu, camaradas! Era tanto boardgame que os mais geeks estavam jogando até em tablet!

No finalzinho da manhã tivemos um animado bate papo entre jogadores e mestres de Tormenta RPG, onde foi discutido sobre as regras e o cenário do jogo. Os interessados em se aventurar no mundo de Arton puderam trocar ideias sobre os elementos do sistema/cenário, como suas raças, classes, história e, é claro, sobre a própria Tormenta. Logo depois disso, eu e o Bruno Carvalho (que mestramos logo em seguida) conduzimos o processo de criação de personagens, onde os jogadores puderam construir fichas de aventureiros de 5º nível – afinal de contas, não é qualquer aspirante a herói que pode desafiar os horrores da Tormenta e sair contando histórias, não é mesmo? Cada um teve direito até  a um item mágico não muito poderoso, para que suas chances contra os lefeu pudessem ser um pouquinho maiores…

Durante a tarde partimos para o jogo propriamente dito. Os jogadores que montaram suas fichas foram divididos em duas mesas – uma conduzida por mim, outra pelo Bruno. A aventura narrada em ambas as mesas foi uma só, Metamorfose Aberrante, escrita por mim especialmente para o evento. Apesar de ser um material totalmente fan made, o cuidado com que a diagramação do Thiago Limaverde foi feita deixou a aventura com visual verdadeiramente profissional – sei que sou suspeito pra falar, mas o cara detonou mesmo! Vocês também terão sua chance de conferir e jogar a aventura com seu grupo, pois ainda essa semana iremos disponibilizá-la aqui no blog. Para não estragar a surpresa daqueles que também querem ter a chance de se aventurar na trama, não irei contar em detalhes como o jogo transcorreu, mas vale registrar que os jogadores puderam vislumbrar os bizarros monstros que a Tormenta despeja sobre Arton e o destino daqueles que caem em suas garras aberrantes…

Mas, deixando um pouco a jogatina de lado, tivemos também a oficina literária de fantasia medieval, ministrada pelo Sérgio Magalhães – que mais uma vez explorou a relação entre o universo dos jogos de interpretação e a literatura. Durante quase duas horas, os presentes puderam analisar juntos algumas obras de fantasia de vários autores e estilos – do clássico ao moderno, do cult ao pop. Foram discutidos a forma como alguns dos elementos arquetípicos que compõem as narrativas de fantasia se mostram nos estilos high fantasy,  low fantasy e sword & sorcery – tais como o herói, o mestre, a jornada e a sombra, conceitos estes, por sua vez, recorrentes na estrutura narrativa que o mitólogo Joseph Campbell denominou Jornada do Herói. A bibliografia indicada (e também discutida) contou com obras de autores gringos e brazucas, dentre os quais Robert E. Howard (Conan), George R. R. Martin (Crônicas de Gelo e Fogo), John R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis), Eduardo Sporh (Batalha do Apocalipse) e, é claro, Leonel Caldela (Trilogia Tormenta). Apesar de não ter se aprofundado muito na questão, por limitações de tempo, com certeza a oficina deu lampejos de criatividade e embasamento teórico para os aspirantes a escritores ou entusiastas do assunto que participaram da atividade.

Já chegando ao início da noite, tivemos os tão esperados sorteios de brindes. E não foram poucos! Todos os participantes do 5º RPG na Feira – Especial Tormenta RPG receberam um vale desconto de 10% na compra de produtos da camisaria nerd Koopa Trooper, que estava com alguns modelos disponíveis á venda no evento. Não satisfeitos em distribuir “apenas” os vales, os camaradas da Koopa Trooper (representados no dia pelo César) ainda sortearam uma camiseta, escolhida dentre os 40 modelos de seu acervo. Mas ainda tinha muita coisa pra ser sorteada… A Jambô Editora mais uma vez apoiou uma iniciativa do grupo Vila do RPG e disponibilizou três livros para sorteio entre os presentes: um exemplar da antologia de contos Crônicas da Tormenta e dois suplementos para Tormenta RPG, Expedição à Aliança Negra e Guerras Táuricas. Deixamos registrados mais uma vez nossos agradecimentos ao apoio desses parceiros.

Enfim, meus amigos, terminamos por aqui este reporte de mais um evento do grupo Vila do RPG. Esperamos ter agradado aqueles que estiverem presentes e queremos vê-los todos na próxima edição do RPG na Feira, com muito mais boardgames, oficinas e, é claro, roleplaying games! Me despeço aqui mas deixe-os com algumas fotos do evento. Até a próxima!

Dmitri Gadelha

Lendo cada vez mais Tormenta RPG!

Anúncios

3 comentários sobre “Confira o que rolou no 5º RPG na Feira – Especial Tormenta RPG

  1. Agradeço também à todo mundo que compareceu e jogou!! Fazemos o possível para fazer bons eventos, mas a essencia da coisa é o público que sai de casa e faz a cena RPG de Fortaleza.

    Mais uma vez cumprimos todas as atividades propostas e prestamos toda a assistencia possivel aos jogadores. Feliz mesmo com fazer um bom trabalho, que tanto sentimos falta em outros locais.

    Abraço amigos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s