3D&T Está de Volta com Força Total!

Para quem acompanha a blogosfera RPGista, esta informação, certamente, não tem nada de novo. No entanto, aos mais alheios a isso, saibam que o sistema de RPG mais simples e popular do Brasil está voltando, e o mais importante, vem se consolidando como o mais eficiente sistemas de regras nacional para jogadores iniciantes. O marco mais importante deste retorno foi, a meu ver, o relançamento de um manual básico, nomeado Manual 3D&T Alpha, pela Jambô Editora – tanto em versão impressa, quanto em PDF distribuído gratuitamente no site oficial da editora. Porém, isso não foi um acontecimento aleatório. Ao longo dos anos, onde o sistema foi abandonado por seu criador, Marcelo Cassaro, centenas de jogadores Brasil afora, continuaram usando as diversas adaptações feitas pela equipe da antiga revista Dragão Brasil, para rolar seus jogos e demonstrar seus cenários de campanha favoritos aos novatos nos jogos de interpretação. Isso em consequência da simplicidade das regras e facilidade de acesso para se comprar os livros e suplementos. Estas características tornaram 3D&T o sistema de regras mais vendido do Brasil, cerca de 60 mil livros, só do módulo básico! Diante de tão grande êxito, parece contraditório que o sistema tenha sido deixado de lado. Porém, o abandono por parte de seus criadores dera-se, principalmente, pela sua saída da antiga editora responsável pela publicação do jogo, no caso, a Talismã (antiga Trama). Divergências contratuais impediram que novos livros fossem produzidos, e que o sistema ganhasse atualizações, isso por muitos anos.

Aos que ainda não conhecem a historia do jogo (você esta muito por fora, hehe), vale a pena dizer que o sistema surgiu em 1994 como AD&T (Advanced Defensores de Tóquio), uma sátira, em primeiro lugar, ao nome do mais popular RPG do mundo na época, AD&D (Advanced Dungeons & Dragons). O jogo tinha o objetivo essencial de satirizar as animações japonesas e suas situações caricaturais e/ou pitorescas. Por algum tempo o jogo foi um grande sucesso entre os fãs por apresentar uma opção mais barata e divertida, especialmente se comparada ao sombrio Vampiro: a Máscara, hegemonia entre o público brasileiro. Em 1998 surgiu o 3D&T, um sistema genérico para uso em diversos cenários, embora se encaixasse bem melhor em narrativas de aventura/ação. Para marcar o início desta nova fase do sistema, a revista Dragão Brasil lançou publicações especiais com a adaptação oficial de jogos que eram, na época, enorme sucesso nacional, tais como Street Fighter, Mortal Kombat, Megaman e Darkstalkers. Seguido destes números especiais, a citada revista deu de presente aos leitores o primeiro Módulo Básico, tendo tudo feito, até então, sobre o sistema; uma compilação de várias matérias produzidas na própria revista. Foi um sucesso sem precedentes. Isso também, pela facilidade de acesso, pois o livro era vendido em bancas de jornal no país inteiro, também pelo preço, bem inferior aos de outros módulos básicos de outros jogos estrangeiros. Depois disso, vários cenários que surgiram nas páginas da Dragão Brasil passaram a ser produzidas para o sistema: Tormenta, U.F.O Team e Holy Avenger foram os mais representativos exemplos disso, sendo todos grande sucesso de público e crítica. À medida que os anos passaram, o sistema foi sendo aprimorado e novos módulos básicos surgiram, em versões sempre acompanhadas por uma nomenclatura conveniente, como revisado, revisado e ampliado ou turbinado.

Capa da mais recente edição do Manual 3D&T, lançado pela Jambô.

Após o lançamento do Manual 3D&T Alpha, isso em 2008, o entusiasmo dos jogadores cresceu muito em relação ao sistema. A consequência disso foi o aparecimento de muitas iniciativas extremamente competentes, e que procuram aprimorar, trazendo nuances até então inexploradas, para o jogo. Para mim, a mais significativa delas é a mini-revista eletrônica 3D&TAlpha uma publicação eletrônica produzida e diagramada de forma magistral pelos editores do site Que Absurdo. A revista traz atualizações e novas regras bastante pertinentes e atrativas para o sistema, sendo a mais importante delas, para mim, o sistema para combate em tabuleiro, chamado Hexágono. A publicação mensal vem provando, a cada número, que o jogo tem admiradores apaixonados e que podem contribuir muito para o crescimento e disseminação dele entre a nova geração de RPGistas. Mais um exemplo deste crescimento e geração de conteúdo relacionado ao jogo é a revista mensal produzida pelo blog Confraria de Arton, chamada 3D&T na Confraria. Uma nova fonte de conteúdo com atualizações e novos aspectos relacionados ao sistema. Fora estas duas publicações citadas, existem dezenas de materiais produzidas na blogosfera, demonstrando assim o entusiasmo que gira em torno deste renascimento que já se fundamentou. Dando prosseguimento a esta crescente onde de material disponibilizado, tivemos também o lançamento do Manual do Aventureiro, pela Jambô Editora. Por último, mais recentemente, tivemos a edição revisada do Manual 3D&T Alpha.

Como vimos aqui através destes poucos exemplos, felizmente, este sistema simples, prático e divertido está voltando com força total. Se você ainda não conhece estas indicações, visitem suas páginas, baixem e montem suas mesas com seus amigos. Certamente terão tardes inesquecíveis de aventura!

Capa da revista 3D&T2 Alpha. Mantendo o sistema vivo e com novidades constantes.

Seguem, abaixo, os links citados no post:

Página Oficial do 3D&T no site da Jambô

http://www.jamboeditora.com.br/produtos/3d&t.htm

Revista 3D&TAlpha

www.queabsurdo.com.br

3D&T na Confraria

http://confrariadearton.blogspot.com/2011/09/lancamento-da-revista-3d-na-confraria.html

Sérgio Magalhães

Voltando às origens… 

Anúncios

8 comentários sobre “3D&T Está de Volta com Força Total!

  1. Ótimo post com um resumão bem curto e claro de 3d&T. Verdade seja dita… esse sitema tem muito para crescer e pelo visto irá!

    Obrigado por citar a Confraria de Arton e nossa publicação – 3d&T na Confraria. Esta semana será lançado o segundo número! Aguardem!!!

    Um grande abraço!!!!

    1. Realmente Bruno! É que não sou old school no sistema, comecei no 3d&t, vindo a conhecer posteriormente suas versões anteriores :]

  2. Post bem completo e com várias coisas boas a respeito desse jogo que foi a porta de entrada de muitos!

    Mas eu discordo da parte onde diz que 3D&T Alpha é um sistema para iniciantes; ele é muito mais complexo do que as antigas encarnações do jogo. Não vi isso na prática, mas acho que um grupo formado apenas por novatos teria problemas pro jogo engatar. O ideal é que pelo menos o mestre já tenha certo conhecimento prévio do assunto.

    1. Opa Big, valeu pelo comentário cara!

      Na verdade o que quis dizer no comentário, foi que o sistema “é um dos mais indicados para iniciantes”. Foi mal se não consegui me expressar da maneira correta, Mas disso a gente não pode discordar, Felizmente temos um sistema como esse para cobrir esse filão, especialmente quando narramos em eventos de anime/manga que, pelo menos em Fortaleza, tem se revelado um formentador eficiente de novos jogadores.

      Abraço

  3. Ótimas lembranças da época que narrava Street Fighter 3D&T. Comprovação máxima de que interpretação independia de sistema de regras. Quanto menos concentração o sistema requeria (3d&t era mestre nisso), mais sobrava para interpretação e diversão.

  4. Cara!!! Agora o heltonbm falo pouco mas falou bonito. Sistema de jogo é só uma ferramenta pra interpretação e diverção (acho que é por isso que RPG se chama RPG… hauhau), quanto menos você lembrar do sistema melhor. Sempre repito: todo sistema baseado em um conjunto de regras fixas, quando literalmente interpretado, esta fadado ao fracasso, pois, nenhum sistema de jogo cobre perfeitamente as necessidades e interesses de todo mundo. Resumindo: todo sistema tem e sempre terá “buracos”, mas o jogo de RPG é bem maior que tudo isso. Apoiado companheiro revolucionário… kkk… abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s