Narra-A-Ação: Você é um Apelão?

Olá, amigos! Em posts anteriores discutimos um pouco sobre os tipos de jogadores e mestres que povoam as mesas de RPG mundo afora. Analisamos um pouco as característica dos “tipos clássicos” de RPGistas (Advogado de Regras, Overpower, Roleplayer, Estrela e Espectador), apontando seu lado “bom” e “ruim” – sim, entre aspas mesmo, afinal, se você e seu grupo estão se divertindo, então as coisas estão caminhando do jeito certo. Pois bem, tenho certeza de que vocês que leram os posts citados (clique AQUI e AQUI para ler, caso não tenha lido), devem ter se identificado com algum tipo de jogador, ou reconhecido em seus companheiros de grupo.

Para que vocês possam ter um pouco mais de certeza sobre seu estilo de jogo (e de seus amigos), trago hoje um breve questionário com algumas perguntas sobre as preferências de personagens, sistemas, cenários, tipo de campanha, etc… Esse material foi retirado da matéria Dicas de Mestre: Apelões, publicada na saudosa revista Dragão Brasil, edição de número 56. Como o artigo foi publicado originalmente em 1999, algumas opções podem soar um tanto estranhas para os jogadores mais “juvenis”, mas nada que estrague a brincadeira. Lembre-se de que você pode marcar maias de uma opção em cada questão, ok? Vá anotando os resultados para saber, ao final, com que tipo de jogador você mais se identifica. E então, você está preparado para saber que tipo de jogador é?

Nota: O trecho abaixo (em itálico), transcrito da revista Dragão Brasil #56, tem como objetivo apenas relembrar e homenagear a saudosa publicação que marcou toda uma geração de RPGistas. Todos os direitos reservados aos seus autores e editora.

Armas gigantes, combos astronômicos, hordas de inimigos no chão e poder acima de tudo. Esse é o estilo do Apelão!

1. Quando você está construindo seu personagem, qual sua maior preocupação?

a) Suas habilidades e poder de combate.

b) Seus atributos, perícias e bônus.

c) Preencher logo aquela ficha chata.

d) Sua história e laços com o cenário de jogo.

2. Quantos RPGs você conhece para ser Mestre?

a) Um ou dois.

b) Cinco ou mais.

c) Quem disse que quero ser Mestre?

d) E precisa conhecer?

3. Ao construir um personagem, você pensa em coisas como:

a) “Será que consigo convencer o Mestre a me dar uma espada vorpal?”

b) “Deixa eu ver… Se eu fizer assim e assim, meu bônus será de +18, e não de +17.”

c) Melissa não conheceu a verdadeira mãe e foi molestada pelo pai. Que influência isso poderia ter quando ela descobriu que era um lobisomem?”

d) “Hum… Nesta região não gostam de anões. Vai ser interessante…”

4. Quando seu personagem morre de forma injusta, você:

a) Xinga a mãe do Mestre.

b) Consulta o livro básico e só depois xinga a mãe do Mestre.

c) Desencana e vai assaltar a geladeira do Mestre.

d) Faz outro personagem, que era filho ou aprendiz daquele que morreu.

5. Em Vampiro: A Máscara, qual destes clãs você prefere?

a) Brujah ou Gangrel.

b) Tremere ou Giovanni.

c) Malkaviano ou Toreador.

d) Ventrue ou Nosferatu.

6. E em AD&D, qual sua classe favorita?

a) Guerreiro.

b) Mago.

c) Paladino.

d) Ladrão ou Bardo.

7. O que atrai você em um RPG?

a) Personagens poderosos.

b) Regras realistas.

c) Personagens  marcantes.

d) Um cenário rico.

8. Em sua opinião, o melhor plano para derrotar um dragão é:

a) Descolar uma espada +20 contra dragões.

b) Roubar um de seus ovos e fazer chantagem.

c) Blefar com toda a convicção.

d) Aliar-se com o maior inimigo do dragão.

9. Com que personagem você não jogaria de jeito nenhum?

a) Um kobold.

b) Uma tartaruga ninja.

c) Comigo não tem isso, topo qualquer parada!

d) Um bárbaro burro.

10. Um filme que você viu e gostou?

a) “Independece Day!”

b) “Coração Valente.”

c) “Seven – Os Sete Pecados Capitais.”

d) “De Volta Para o Futuro.”

11. Você gosta de conversar com outros RPGistas sobre:

a) Os itens mágicos que seu personagem tem, as criaturas que matou e o nível que atingiu.

b) Seus engenhosos esquemas táticos e as regras opcionais que criou para cobrir áreas pouco claras nos sistemas que joga.

c) O caráter de seus personagens e “causos” envolvendo os mesmos.

d) Os cenários de diferentes jogos e o desenrolar dos eventos na campanha em que está jogando ou criando.

12. Seu maior defeito é:

a) Brigar com o Mestre sobre as regras.

b) Brigar com todo mundo sobre as regras.

c) Apegar-se demais ao personagem.

d) Recusar regras e personagens opcionais.

13. O que você acharia mais absurdo?

a) “Quê?! Meu guerreiro/mago/ninja/samurai/monge shaolin de 20º nível foi derrotado por um GOBLIN”

b) “Então, de acordo com esta regra, tenho 15% de chance de matar um ser humano com uma BOLA DE PAPEL AMASSADO?”

c) “Como assim ele está me atacando? Estou com uma arma na cabeça da FILHA DELE”

d) “Ei! Essa taverna não tinha sido destruída durante a Guerra da Lança?”

14. Qual dessas séries de TV você prefere?

a) MacGyver.

b) Jornada nas Estrelas.

c) Arquivo X.

d) Todos os anteriores.

15. Quanto ao sistema de regras, você acha importante que seja:

a) Mais flexível, com muitas regras opcionais.

b) Mais detalhado e realista.

c) Simples de aprender e fácil de jogar.

d) Apenas adequado ao cenário.

16. Seus videogames favoritos são:

a) Fighting games e jogos “de matança” (Street Fighter, Mortal Kombat, Quake…)

b) Jogos de estratégia (Sim City, Warcraft…)

c) RPGs (Final Fantasy, Baldur’s Gate…)

d) Games “com história” (Parasite Eve, Metal Gear Solid, Xenogears…)

17. Um personagem com o qual você gostaria de jogar:

a) Wolverine.

b) Spock.

c) Fox Mulder.

d) Sir Lancelot.

18. O que você acha amis divertido?

a) Arrebentar as fuças do Lorde do Abismo.

b) Desenvolver e aplicar regras para combate em condições climáticas diversas (chuva, neve, neblina, nuvem de gafanhotos…).

c) Desafiar um leprechaun para um concurso de piadas.

d) Descobrir que seu personagem é vítima de uma maldição de 5000 anos.

19. Um livro que você leu e gostou:

a) Gosto mais de quadrinhos.

b) A Arte da Guerra.

c) Entrevista com o Vampiro.

d) O Senhor dos Anéis.

20. Para você, a aventura é um sucesso completo quando:

a) Seu personagem termina com mais itens, mais tesouros, mais pontos de experiência e nenhum companheiro morto.

b) Seu plano brilhante levou o grupo à vitória, com baixas mínimas.

c) Seu personagem foi o centro das atenções, tenha sobrevivido ou não.

d) Seu personagem foi autor de feitos que serão cantados pelos bardos, e terão influência em futuras campanhas.

Se você marcou mais respostas “b”, você é um Estrategista. Se marcou mais respostas “c”, é um Roleplayer. Se marcou mais respostas “d”, é um Historiador. Mas se marcou mais respostas “a”, você é um Advogado de Regras com grande potencial para ser um Apelão. Toma jeito, cara!

Porradaria e destruição é com o Apelão mesmo!!!

Bem, meus amigos jogadores e mestres, espero que vocês tenham curtido esse “disparate” e conseguido identificar-se (e aos seus amigos também). Fiquem à vontade para deixar um comentário logo abaixo, dizendo que resultados obtiveram com as perguntas. Até a próxima!

Dmitri Gadelha

Marcou quatro “a”, quatro “b”, onze “c” e doze “d”.

Anúncios

18 comentários sobre “Narra-A-Ação: Você é um Apelão?

  1. Meus pontos:

    A) 1
    B) 6
    C) 5
    D) 7

    Achei legal o teste, nunca tinha feito ele na DB, muito interessante mesmo, divertido tentar descobrir um estereótipo pra vc, tbm pode ser usado para moderar as ações daqui pra frente!!!

      1. Po, sou chato com inconsistências na história as vezes. hehehehe
        Mas pra mim a história é a parte mais legal! 🙂

  2. O meu deu so d, mas ja sabia disso..hauhauhau, sinceramente rpg apenas pelas regras e batalhas nao é rpg… é so um mini d&d ou transgeneros… nao consigo entender como alguem se propor a perder uma tarde inteira so pra se mostrar o qnto é fods… deve ser o mesmo tipo de gente q passa a tard jogando banco imobiliário pra falar no final do dia q roubou o jogo tdo… se tiver menos d 13anos agnt ate perdoa.. se nao é lesado mesmo… digno d pena… kkkkkkk… abraços

  3. Massa ver que a galera entrou no espírito da brincadeira. Mas não acredito que não apareceu nenhum Overpower!!! Mostrem-se, Apelões!!! Aqui tem espaço pra todo mundo, hahahahahahahh…

  4. Ei na qstão número 9, o qstionario insinua q fazer um bárbaro burro nao é interpretativo… qndo na minha opinião até uma pedra no meio de um pedregulho da pra rola interpretação… curti o qstionario… mto engraçado..

  5. 4A, 4B, 8B e 5D e eu que pensava que era estrategista.

    Mais muito legal está pesquisa, eu a tinha feito na Dragão Brasil e curti fazer novamente.

    Massa…

    1. Pessoal minhas respostas deram quase tudo “A”, admito que sou apelão ao extremo, contudo, uso das palavras do terrível e inigualável apelão “Albino” do livro Inimigo do Mundo.

      “O verdadeiro poder reside na capacidade de matar indiscriminadamente sem haver possibilidade de retaliação”.

      Atentem que somente os mais fortes podem matar indiscriminadamente, tendo em vista não haver ninguém que os faça pagar por seus atos, essa é a marca dos apelões subjugar os demais a seu bel-prazer pelo simples fato de terem poder para isso, pois lembrem-se que a morte ou a submissão é o destino dos fracos.

      Abraços galera.

      1. AÊ GAROTOOOO!!!

        Eu sabia! Hahahahahaha! Só não vale deixar a apelação estragar a diversão do grupo. Realmente é muito legal superar os desafios propostos pelo mestre, mas sempre interpretando e contribuindo com o grupo.

  6. olá eu tenho apenas 12 anos mais sou RPGista des dos 5 , sou um estrategista completo (tanto pelo questionário quanto pela minha opinião ea do meu grupo [sim é possível ter um bom grupo com 12 anos de afinal RPG não se julga por idade !] gostaria de dizer que admiro mto seu trabalho nesse site especializado e queria tambem perguntar se vocês tem contato com o estúdio da mantícora (afinal acho que suas equipes dariam uma ótima parceria ) e queria tambem indicar aos leitores do blog a revista Dragon Slayer (que é feita pelo estudio da mantícora e publicado pela escala ) tchau e até o próximo comentário !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s