World of Warcraft Miniatures

Criado pela Upper Deck Entertainment, mesma produtora da série de grande sucesso WoW Trading Cardgame, World of Warcraft Miniatures foi lançado em 2008 durante nada menos que a GenCon, a maior feira de jogos e entretenimento do mundo, realizada anualmente nos Estados Unidos. Apoiado, certamente, em sua gigantesca abrangência no universo on-line, a Blizzard acabou decidindo entrar no milionário mercado de jogos de miniaturas americano. Foram aproximadamente dois anos de desenvolvimento e playtest para aplicar uma jogabilidade diferente e original em relação às centenas de outras linhas concorrentes. No entanto, os aspectos básicos do cenário de Azeroth não poderiam deixar de estar presentes no contexto lírico do jogo: taurinos, elfos sangrentos, draenei e uma infinidade de outras raças e classes presentes no mundo iriam duelar agora nas mesas de jogo, promovendo assim, uma proximidade inicial e fazendo um elo poderoso entre virtual e real. Durante a GenCon foi lançado o Starter Set, seguindo a premissa básica dos jogos de miniatura. Este conjunto inicial vinha com o já esperado por quem conhece estes pacotes iniciais: miniaturas, cartas de personagem/poder/item, livreto de regras, mapas e marcadores de tempo – uma das mais marcantes inovações trazida pela linha. Logo após foram apresentados os boosters e uma versão deluxe do Starter Set, chamada Core Set, com mais peças e itens.

Como falei mais acima, a premissa do jogo segue fielmente a história do mundo de Azeroth. Ou seja, temos raças duelando, agrupadas essencialmente em três facções: Horda, Aliança e Monstros. As principais raças e classes são muito bem representadas, principalmente pela aplicação da habilidade das peças e de seu uso em jogo. Cada miniatura vem com uma carta de personagem e duas cartas de habilidade. A carta de personagem tem basicamente três aspectos básicos: Armadura, Resistência e Vida, além de estatísticas de habilidades inatas e poder da arma ou magia que usa para investir contra os inimigos. Os times, baseados nas facções citadas, são montadas de acordo com um número de pontos estabelecido antes da partida. Cada peça tem um valor de honra, que representa o custo da peça no time.

A jogabilidade é um pouco diferente das outras linhas presentes no mercado, especialmente aos jogos ligados ao sistema d20. Aqui temos um desafio, rolando um determinado número de d10 contra uma dificuldade especificada. Bem parecido com o sistema Storyteller – isso mesmo, uma comparação infame, mas é verdade! Também temos uma das maiores inovações do jogo, as bases de Tempo que são encaixadas nas miniaturas. Cada turno usado pela peça representa uma tomada deste Tempo, sendo que as peças em uma quantidade limitada deste recurso. Fisicamente, vale a pena salientar que as miniaturas da linha são um pouco maiores que as peças tradicionais de fantasia, por exemplo, as de Dungeons & Dragons da WOTC.

Aliança e Horda se enfrentam nos tabuleiros de WoW Miniatures!

Infelizmente, o jogo parece não ter tido uma continuidade. A primeira coleção foi muito rica em variedade de peças, mas a linha parece não ter encaixado no gosto do público, especialmente o americano. E são estes os juízes implacáveis para a continuidade, ou não, de uma coleção. Ao que parece, os jogadores desta cena  não aprovaram a versão real de um dos cenários de maior sucesso virtual da história. Uma pena, realmente, pois as peças tem uma qualidade impressionante. O acabamento é muito bem feito, assim como as poses bem definidas e expressivas. Quem coleciona miniaturas sabe que estes são pontos essenciais nas peças e que faltam mesmo em linhas mais famosas e disseminadas entre o público que joga.

Então é isso, wargamers! Não deixem de acompanhar as futuras resenhas sobre jogos de miniaturas aqui no blog e, se você é novo por aqui, vale a pena dar uma olhadas nos artigos passados sobre estes jogos que cada vez mais ganham espaço entre o público brasileiro.

Fiquem com imagens algumas partidas:

Sérgio Magalhães

Se rendeu à beleza das peças de WoW miniatures!

Anúncios

16 comentários sobre “World of Warcraft Miniatures

  1. eei Sérgio! onde vende miniaturas de RPG aí em Fortaleza? Ah! muito legal o post, eu jogo WoW no pc e fiquei emocionado com o lançamento das miniaturas :’)

    1. Opa Gustavo!

      Cara, embora não seja um lançamento recente, como falo no post, as miniaturas são mesmo muito bonitas e chamam a atenção. Aqui em Fortaleza elas são vendidas em uma loja bem perto do Shopping Benfica e por uma amiga que sempre está na Livraria Feira do Livro. Já adquiri algumas e valem realmente a pena.

      1. aah blz, eu já adicionei ela no meu msn, vou ver se dá pra flar com ela, vlw!!

      2. legal não sabia da vendedora na feira do livro mas a dominaria ja conhecia

  2. Sinceramente, sem querer ofender ninguém, essas miniaturas de WoW não são tão bem pintadas nem esculpidas em comparação à maioria de D&D. Na verdade, o estilo é bem diferente, pois WOW minis são meio infantis, cartunizadas, não sei explicar muito bem… a pintura é chapada, não tem textura de tecido envelhecido, parece meio mangá. Talvez essa “falta de capricho”, proposital ou não, não tenha agradado ao público…
    É só minha humilde opinião, é claro. Talvez as regras sejam até melhores que as de D&D, não sei quanto a isso.

  3. Legal ter opiniões diversas. Realmente o estilo é diferente, por exemplo, na texturização da cor nas miniaturas. Mas é sim proposital para deixar as minis parecidas com as figuras do game. A maioria da galera, inclusive eu, tem achado as peças muito bonitas. São estilos diferentes na verdade. Heroclix também tem um estilo diferentes, para adequar as minis ao contexto do jogo, mas não deixam de ser interessantes.

  4. eu tenho o starter set e procuro comprar a deluxe box e outras miniaturas, alguém pode me passar um contato de alguém com quem eu possa negociar?

    1. Opa Victor! Cara não tenho o box, e sim algumas miniaturas avulsas. Dá uma olhada no meu albúm no facebook, basta procurar pelo nome mesmo que você acha fácil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s