O Resgate da Princesa Élfica: Aventura para Old Dragon

Saudações, exploradores de masmorras! Após algum tempo sem criar nada de novo para Old Dragon, resolvi juntar esta semana meus 1d4+1 pontos de coragem e finalmente escrever esta aventura, narrada por mim no OdDay 2011. Ela foi criada há muito tempo e já tive a oportunidade de narrar a mesma várias vezes para grupos diferentes de jogadores. Mesmo com as dezenas de alterações feitas ao longo do tempo, algumas até mesmo durante a partida, a aventura sempre teve uma ótima aceitação por parte da galera. Era um antigo projeto meu escrevê-la e compartilhar com os demais narradores do sistema pelo país e, após muito tempo, consegui reunir disposição suficiente para isso. Quem acompanha o blog regularmente sabe que, de vez em quando, lanço algo para Old Dragon, até mesmo resgatando antigas aventuras para AD&D, como foi o caso de A Lenda do Príncipe Demônio e Alicórnio, lançadas originalmente no Brasil pela antiga revista Dragon. No entanto, escrever uma aventura inteiramente nova, mesmo sendo pequena como O Resgate da Princesa Élfica, requer um trabalho bem maior do que se pode imaginar de início. Ao contrário de um post comum, geralmente escrito em um único dia, produzir uma aventura exige uma dedicação de algum tempo, e um processo bem mais elaborado de produção. Bem, mas o objetivo aqui não é desabafar sobre o trabalho que dá para concretizar um projeto como este, mas falar sobre a aventura em si e tentar esclarecer alguns detalhes não expostos no próprio texto da mesma.

Embora O Resgate da Princesa Élfica seja simples e sem maiores pretensões, ela tem o objetivo básico de resgatar o clima old school das antigas partidas de RPG, onde elementos como interpretação, descrição e interação entre os jogadores são características bem mais importantes que a mecânica de regras, combos invencíveis ou jogadas de dados. O tempo de duração estimado é de uma sessão, se o grupo já tiver fichas prontas e um bom andamento de jogo. Sendo assim, ela é perfeita para ser narrada em eventos/convenções. É óbvio, mas vale sempre à pena relembrar, que o narrador tem toda liberdade para alterar e/ou adaptar tudo o que achar necessário para melhor adequá-la à sua mesa ou grupo. Se os seus jogadores gostam mais de interpretação e tramas intrincadas do que combate, inclua elementos que incentivem isto na trama, mesmo tendo que acrescentar PdMs, encontros ou outros aspectos para isso. Esta aventura é apenas um guia de início, cabe a você o resto do trabalho – e quem disse que narrar será fácil?!

Atualmente Old Dragon é um dos RPGs nacionais que mais disponibiliza suplementos para seu sistema, sejam oficiais ou de fãs. Então, se você é narrador e gosta de criar histórias, não deixe de escrever e disponibilizar as mesmas para os outros narradores. A própria Redbox Editora anunciou vantagens aos que produzem para o sistema, ofertando inclusive seus modelos de capas e fontes para novos autores utilizarem em suas criações.

Então, aproveitem a aventura, e não deixem de comentar. Desta forma vocês ajudam muito, especialmente no processo de criação de várias outras coisas para o sistema que venho escrevendo. E não esqueçam do mais importante: joguem RPG!

Para fazer download da aventura, clique AQUI.

A capa da aventura. Resgatando o espírito old school!

 Sérgio Magalhães

Escrevendo, escrevendo, dormindo…

Anúncios

14 comentários sobre “O Resgate da Princesa Élfica: Aventura para Old Dragon

  1. Caramba, Sérgio! Estou preparando uma aventura paralela às minhas campanhas onde uma princesa élfica é sequestrada. Sua aventura vai vir muito a calhar!

    Depois posto os resultados e como usei-a-a. =D

    1. Realmente Rafael, imagens Old School de fantasia são um pouco difíceis de serem encontradas. Felizmente temos a enorme ajuda do Erivas, e de outros ilustradores que devem aparecer em nossos futuros trabalhos para Old Dragon, inclusive ainda esta semana. Mas, poderia ser feito no site do OD um banco de imagens para que os escritores as usassem em seus artigos ou suplementos.

      1. Se ajudar, Sérgio, tem esse site aqui que possa lhe dá alguma ideia: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2011/11/20-sites-para-baixar-imagens-gratuitamente/

        Outra sugestão é procurar no DevianArt, lá tem ótimas ilustrações, algumas oldschool e creative commons/ domínio público.

        Caso você não consiga ainda uma imagem ideal, dá um pulo lá na lista e pergunta pros ilustradores (Mousi, Dan, Beltrame) e vê se ele tem outras sugestões.

  2. Parabéns pelo trabalho. Mais uma aventura Old Dragon muito bem produzida. A inicitiava Old Dragon tem crescido muito, trazendo para o hobby antigos e novos jogadores.

    Se me permitem uma sugestão: seria o zênite das adaptações para Old Dragon a velha e famigerada Tomba dos Horrores.

  3. Valeu galera a todo mundo pelos comentários, incentivam bastante. Não deixem de acompanhar o blog, teremos muitas novidades nas próximas semanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s