Agora é oficial! D&D 5ª edição chega em 2013!

Mike Mearls e Liz Schuh. Responsáveis pelas boas novas!

Sim, meus amigos RPGistas seguidores desta humilde Vila… é isso mesmo! A 5ª edição do RPG mais famoso do mundo foi anunciada de forma oficial pela Wizards of The Coast. E, diga-se de passagem, em grande estilo, com direito a reportagem especial no The New York Times e posts em dezenas de blogs de RPG, nacionais e gringos.

Bem, na realidade, essa notícia não é lá uma grande surpresa para os fãs que acompanham a trajetória do jogo e as notícias envolvendo o mundo RPGístico. Desde o ano passado, quando o mestre Monte Cook retornou à WotC e assumiu a coluna Legends & Lore, no site oficial de D&D, a especulação de uma nova edição surgiu. Muito se discutiu e conjecturou de lá pra cá, afinal, o que nos reserva a nova edição do D&D? É notório que a atual edição do jogo é ao mesmo tempo alvo de amor e ódio. Se por um lado o jogo se tornou mais equilibrado e “certinho” demais (resolvendo-se problemas clássicos de escala de poder entre monstros e personagens das edições anteriores), por outro, tornou o jogo extremamente mecanicista e atrelado às regras (. Muitos jogadores e mestres veteranos desistiram da 4ª edição, acusando-a de MMO de tabuleiro, ou um boardgame. Além disso, a queda de vendas do produto era uma clara evidência de que as coisas não iam tão bem assim para o primeiro RPG do mundo. Era chegada a hora de mudanças…

De acordo com o que foi anunciado pela equipe de diretores de criação do jogo, a comunidade RPGista (o Brasil está fora dessa, pelo menos por enquanto) terá grande responsabilidade na criação da nova edição, através de seus playtests e discussões no fórum oficial. Mike Mearls, um dos designers de D&D, em carta aberta, declarou: “Envolvendo vocês neste processo, podemos contruir um conjunto de regras que incorporem os desejos e necessidades dos jogadores de D&D ao redor do mundo. Queremos criar um jogo flexível, rico em opções para que jogadores e DMs abracem ou rejeitem o que considerarem melhor, um jogo que reúna os fãs em vez de separá-los ou rotulá-los.”

Desde a linha Essentials, que já andou alterando regras da 4ª edição e enxurrando o mercado americano com mais produtos, foi demonstrada vontade da WotC em mudar tanto o sistema quanto o “estilo” do D&D, já que a falta de elasticidade no sistema acabava tornando o jogo mais mecânico e menos intuitivo. Mas essas poucas mudanças não foram suficientes, pois os fãs mais puristas continuavam acusando o jogo de tentar emular o sentimento de jogos MMO – o que, na minha humilde opinião de DM, foi uma tremenda idiotice. Essa é a grande promessa da 5ª edição: retornar às origens, quando as regras eram elásticas e a interpretação mais valorizada que o sistema.

Me parece, finalmente, que a WotC decidiu ouvir as pessoas que compram seus produtos e saber o que esses players esperam de um genuíno jogo de contar histórias fantásticas. No entanto, muita água ainda está para rolar, pois a nova edição chegará ao mercado apenas em 2013. Nos resta, por ora, esperar… e torcer!

Dmitri Gadelha

Rezando para que tenhamos um RPG de verdade, não mais um MMO de papel…

Anúncios

8 comentários sobre “Agora é oficial! D&D 5ª edição chega em 2013!

  1. Só tenho uma opinião para dar à WOTC e/ou sobre a iminente 5Ed de Dungeons & Dragon: nada!

    Dungeons & Dragons se tornou bem mais que um sistema, ele é um conceito, proliferado hoje em vários outros jogos. A marca é forte sim, mas não necessariamente e obrigatória para que seja jogada. Old Dragon é bem mais D&D que a 4E, Labyrinth Lord também, Mighty Blade igualmente, então, já chega de depender de decisões editoriais desastrosas. Já conquistamos nossa liberdade há muito tempo; só os editores retrógrados e jogadores carentes de imaginação e inventividade ainda não perceberam.

  2. Para mim a 5ª edião é um tentativa de fazer aquilo que o Old Dragon conseguiu fazer com grande sucesso: simplificar e tornar novamente divertido o jogo mais amado de rpg. Vou mandar no site oficial uma dica para eles contratarem a equipe do Old Dragon eheheh.

  3. eu conheci o D&D agora, gostei muito, e queria saber se vale a pena compra o livro 4.0 agora. me mande um emal com a resposta

    1. Cara, se você gosta de jogar com miniaturas, valorizando a mecânica de combate, vale a pena sim. A troca de edição não significa que você não possa mais jogar a antiga. Tem muita gente que ainda joga AD&D, ou Old Dragon, que remete as antigas edições.

  4. RPG para mim, é quase uma religião, é um mundo magnifico onde acontece de tudo e mais um pouco. Meu irmão quem mestrava para mim, porém ele viajou e não tinha ninuem para mestrar, juntei o ultil ao agradavel, virei mestre, é a melhor coisa do mundo(abaixo de ser jogador). Amo RPG, e faço de tudo para jogar…..!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s