Ettercap: Novo monstro para Old Dragon

Assim como qualquer narrador regular, tenho o dever de estar sempre folheando o livro dos monstros do sistema jogado, buscando desafios cada vez mais perigosos e desafiadores para defrontar o grupo de jogadores. Como tenho narrado, e criado, muita coisa para Old Dragon ultimamente, me peguei, nos últimos tempos, com um pequeno contratempo: a falta do vindouro bestiário do sistema. Este fato acaba, em primeira instância, restringindo o narrador, tanto pelo número limitado de criaturas do módulo básico, quanto a possibilidade de oferecer aos aventureiros desafios novos e, em parte, desconhecidos.

Muitas vezes, se restringir a monstros clássicos, acaba tornando a aventura algo monótono e previsível, embora isto não seja uma regra. Mas se está lidando com heróis calejados de tanto bater em orcs, beholders e dragões, talvez esteja na hora de criar desafios novos e desconhecidos, isso mesmo. Só o fato de ver a cara de apreensão dos jogadores diante de um desafio inteiramente desconhecido já é uma satisfação para você como mestre, e um elemento novo e marcante para o enredo de sua aventura.

Visando isso, decidi resgatar/criar para Old Dragon, algumas criaturas novas, tanto de antigos mundos de campanha do próprio Dungeons & Dragons, como Planescape e Dark Sun, quanto criar monstros inteiramente novos baseados na mitologia de outros cenários (Star Wars é uma fonte riquissíma neste aspecto de novas criaturas à serem utilizadas).

E neste primeiro post trazemos para você o ettercap, uma criatura bastante comum nas florestas sombrias e mágicas de Faerûn (Forgotten Realms). Então, confira abaixo um pouco sobre esta criatura e suas estatísticas de jogo, e preste bastante atenção, pode ser um desses que dará fim à seu tão famigerado grupo de aventureiros!

Ettercap

Dizem as lendas que esta criatura surgiu graças à corrupção de um grupo perdido de druidas. Em sua sede por poder, eles acabaram fazendo um pacto com uma poderosa criatura demoníaca de aspecto aracnídeo. No fim, eles alcançaram o que tanto almejavam, mas acabaram tendo suas formas revestidas em algo semelhante ao demônio que cultuavam! Por anos incontáveis sua sabedoria e poder foram se esvaindo, até que eles próprios, e as inúmeras crias de sua profanação, acabassem se tornando seres semi-acéfalos. Acredita-se que, quando se defronta com uma destas criaturas com um pouco mais de inteligência, ela seja um destes druidas originais, responsáveis pela criação da raça… 

O ettercap é uma criatura aracnídea que vive geralmente na profundeza das florestas. Solitários por natureza, a não ser no período de acasalamento, quando podem ser encontrados em dupla, este ser é extremamente maligno e traiçoeiro. Possui a mesma capacidade das aranhas gigantes de criar teias, e as utiliza para confeccionar armadilhas onde prende suas vítimas e as morde, injetando um poderoso veneno capaz de as paralisar quase instantaneamente. Em combate, um ettercap só irá lutar defronte aos inimigos em último caso, sempre utilizando um terreno anteriormente preparado, com diversas armadilhas, para obter vantagens. Caso seja afrontado, usará seu jato de teias para prender os adversários e tentar injetar seu veneno, com o intuito de imobilizar o inimigo. A inteligência destas criaturas é baixa, salvo raras exceções. Suas estratégias e hábitos são plenamente instintivas.

Geralmente esta criatura vive cercada por um grupo leal de aranhas gigantes, que ela cria como animais de guarda em torno de seu ninho. Aliás, seus lares são construídos nas partes mais inacessíveis da floresta, abaixo de uma antiga árvore ou em uma caverna natural, embora utilizem muito a copa de árvores frondosas. Nenhum tesouro relevante pode ser encontrado no ninho destas criaturas, a não ser algumas armas e pertences sem valor de suas vítimas espalhadas aleatoriamente pelo chão.

Em seu aspecto físico, medem entre três e seis metros de altura, dependendo de sua idade e alimentação. Seus quatro braços longos e finos se entendem em torno do corpo semelhante ao de uma formiga, tendo o ventre estendido na parte de trás do corpo. As pernas finas e curtas, são curvas de forma a melhor sustentar seu porte grande e incomum.  As mãos possuem um polegar e três dedos longos que terminam em garras afiadas, muito úteis em combate. Seus corpos são cobertos por tufos de pelugem negra. Os olhos, grandes, se assemelham ao de répteis, inteiramente negros e a boca é enorme e permeada por dentes afiados.

Ettercaps não têm uma linguagem formal. Eles se expressam através de uma combinação de sons agudos, gritos e ações violentas.

Ettercap

(Grande/ Caótico/ Florestas)

Encontros: 1

Prêmios: 300 XP

Movimento: 9m

Moral 10

FOR 18 CON 14 SAB 9

DES 16 INT 5 CAR 3

CA: 18      JP: 14

DV: 7+3 (31/59)

# Ataques [2]

Garras +6 (1d8+4)

Mordida +5 (1d6+2/Veneno)

Habilidades Especiais

Teia: ao invés de realizar um ataque, a criatura pode soltar uma rede de teias em um cone de 3m. Para se soltar da teia, um personagem precisa ser bem sucedido em uma jogada de Força, ou ficará impossibilitado de se movimentar.

Veneno: personagens feridos pela ferroada do ettercap devem realizar uma jogada de proteção modificada pela Constituição para não serem paralisados pelo veneno. Em caso de falha, além de levar 1d4 de dano, ainda permanecem 1d4+2 turnos paralisados.

Conclusão

Então, basicamente é isso. Espero que gostem e opinem, especialmente, para apontar possíveis melhoramentos. Devo, em breve, postar novas criaturas adaptadas que uso em minhas narrações. Até a próxima…

Sérgio Magalhães

Criador de monstros e campanhas inacabadas…

Anúncios

2 comentários sobre “Ettercap: Novo monstro para Old Dragon

  1. Legal esse novo monstro! Vou usá-lo assim que tiver uma oportunidade na minha campanha. Vocês vão se reunir pra jogar no sábado de carnaval?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s