Mage Knight: Confira como ficou o novo boardgame

Há algum tempo atrás a Wizkids/NECA anunciou que daria uma nova cara à um de seus primeiros grandes sucessos no mercado de miniaturas, Mage Knight.  Pois bem, após muito tempo de expectativa e especulações acerca do resultado desta releitura, tanto do cenário quanto da jogabilidade, a linha retorna ao mercado como um boardgame, desenvolvido por nada menos que Vlaada Chátil, nome bastante aclamado entre os desenvolvedores de jogos, e responsável por títulos como:  Dungeon Lords, Through the Ages, Galaxy Trucker, dentre outros.

Lançado no final do ano passado, o jogo alcançou rapidamente vários prêmios de grande renome no meio, sendo considerado, por mais de uma associação, como jogo do ano, além de abocanhar várias outras categorias. O sucesso foi tão grande e imediato, que o mesmo foi esgotado em aproximadamente 20 dias! Uma prova incontestável que a Wizkids, depois de sua fusão com a NECA, tornou-se uma gigante do mercado de entretenimento, e não somente pela imensa quantidade de jogos lançados, mas pela qualidade apresentada nos produtos e sistemas de regras cada vez mais envolventes e elaborados.

O jogo é aconselhado para 4 participantes, cabendo a estes o papel de Mage Knights, personagens que devem cravar seus nomes na história do Império Atlante, um cenário revolvido por profundas transformações causadas por outro destes feiticeiros-guerreiros. Basicamente, este é um jogo de conquistas e guerra, tendo fortes pitadas de intriga. Cabe à você montar poderosos exércitos, dominar territórios e acumular poderes mágicos à medida que sua fama e poder aumentam. No entanto, o grande charme do título está na estrutura não linear do mesmo. A prova disso já é bem clara na proposta inicial da mecânica, pois ele pode ser jogado de maneira cooperativa ou competitiva. Quem decidirá se vai trilhar o caminho para ser um valoroso e dedicado heróis, ou um ditador tirânico e impiedoso é o jogador, através de suas ações. Algo bem parecido com o RPG, não acham? Outro fato curioso, é que o poder e influência determinam quantas unidades aleatórias vão se unindo à suas fileiras, tornando-o mais importante e poderoso.

A caixa básica vem inicialmente com 240 cartas, 8 miniaturas, 196 fichas, 20 peças de mapa, 54 cristais de mana, 7 dados de mana, 2 tabuleiros de jogadores e 2 livros de regras. Ou seja, props bem interessantes e à vontade. Uma curiosidade é que as peças do mapa são bastante semelhantes às do jogo Conquistadores de Catan!

Um jogo com muitos acessórios e uma boa mecânica de regras.

Então, se você curte boardgames e gosta de experimentar diferentes mecânicas de jogo, ao que parece, esta é uma pedida perfeita. Realmente um jogo bem incomum em termos de regras e ambientado no bem construído cenário de campanha de Mage Knight. Visto isso, não perca a chance de conferir um pouco mais sobre o mesmo e jogue, a coisa mais importante claro.

Para ainda mais detalhes, acesse http://wizkidsgames.com/

Sérgio Magalhães

Wargamer quase aposentado da prática…

Anúncios

6 comentários sobre “Mage Knight: Confira como ficou o novo boardgame

  1. Uiaaa q legal q ficou. No site oficial tem as regras pra baixar em pdf gratis. Estou achando elas bem complexas. A diferenças significativas no jogo, se a batalha estiver ocorrendo de dia ou a noite. Tem as miniaturas, inclusive de castelos (q tem o esquema de cliks), tem cristais, esquemas de manas, cartas, esquema de reputação, esquema pra subir de nivel, bem completo. Parece meio mistura de jogo de estrategia com miniaturas, com jogos de cartas estilo magic, As ilustrações das cartas são lindas. Estou louco pra comprar o jogo huhuh *_*
    Unica coisa q estranhei, foi que parece que não é preciso ter mts miniaturas pra jogar, com tantas cartas e tokens tal… O antigo eu lembro que vc montava exércitos, por pontuação, usando varias miniaturas e tal
    Belo post, abraço \o

    1. Samedi, esse esquema de misturar miniaturas com jogos de tabuleiro parece ser uma tendência, especialmente por parte da wizkids.

      Outro fato interessante é abolir a necessidade de centenas de miniaturas para se jogar, tornando o mesmo maior e complexo com uma oferta de cartas e tokens mais significativa, e tornando a mecânica mais dinâmica.

      Legal que tenha gostado cara, também achei bem interessante o jogo como um tudo.

  2. E aew rapaziada!
    Tow mó interessado em comprar o jogo, mas naum tow achando pra vender naum… alguém aí sabe onde e como eu posso fazer pra comprar o board game?!

    Agradeço desde jah pela atenção.
    ABÇs.

    1. Cara, você pode tentar no próprio site da Wizkids, ou em grandes lojas de fora como Book Depository. Acho que com uma rápida presquisa você consegue algumas lojas, mas vale a pena ver se são confiáveis ou não, certo?

      Acho que no Brasil ainda não chegou para venda.

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s