Resenha: Histórias de Sobrevivência em uma Terra Devastada #1

Terra Devastada acaba de gerar seu primeiro rebento morto-vivo! Lançado recentemente pela RetroPunk durante o World RPG Fest, Histórias de Sobrevivência em uma Terra Devastada #1 é o primeiro suplemento do RPG brasileiro de apocalipse zumbi. O livro traz aos jogadores de TD quatro aventuras prontas para ser usadas pelo Mestre dos Mortos em suas narrativas. Dessa vez, John Bogéa, a mente que originou o pesadelo zumbi visto em TD, não foi responsável pelo trabalho inteiro, sendo apenas um dos quatro autores que levam os créditos pelo suplemento. Cada uma das aventuras foi escrita por um autor diferente, jogadores de TD que enviaram seu material para a RetroPunk e tiveram suas histórias selecionadas para esse primeiro suplemento de TD. Sim! PRIMEIRO, pois a intenção da RetroPunk é continuar com a linha Histórias de Sobrevivência, publicando material de outros autores nos próximos livros da série.

A primeira história de sobrevivência apresentada pelo livro é Pela Ciência, escrita por Fabrício Caxias, que mergulha os sobreviventes em uma jornada desesperada partindo de seu refúgio condenado até uma zona de contenção supostamente em segurança, após terem avistado um helicóptero com identificação médica rumando em direção ao local. A segunda aventura do suplemento é Fuga de Americano, de Rodrigo “Ragabash” Nassar, onde os jogadores estão presos num centro de detenção infestado pelos desmortos e devem superar as barreiras de segurança do prédio – e zumbis, é claro – para fugir. A terceira narrativa do livro é Exame Final, elaborada por Matheus Funfas, onde os sobreviventes se encontram isolados em um campus universitário no momento de um surto epidêmico, tendo que sobreviver aos zumbis e às manifestações fantasmagóricas de uma lenda local. A quarta aventura do suplemento, Redenção, foi escrita por John Bogéa e leva os sobreviventes a uma pacata e isolada comunidade religiosa que para manter seu rebanho isolado dos males externos, esconde um segredo nefasto.

As quatro aventuras seguem o formato de narrativa que é apresentado no livro básico de TD (Preparação, Jornada Insólita, Caminho sem Volta, Queda e Ascensão e Conclusão), podendo facilmente serem utilizadas como início de uma nova campanha ou no meio de uma já em andamento. As histórias apresentam as cenas essenciais para o desenrolar da trama, mas deixam em aberto os detalhes, apenas sugerindo conflitos a serem explorados pelo Mestre dos Mortos – personagens contra o ambiente, contra NPCs ou mesmo contra eles próprios! Dessa forma, cada história pode ser adaptada facilmente aos backgrounds dos personagens do grupo de jogo, incorporando seus elementos dramáticos à narrativa e fazendo com que em cada mesa a trama se torne uma experiência particular do grupo de jogo. A maioria dos NPCs apresentados pelas aventuras possuem históricos e características bem desenvolvidas,podendo render interessantes momentos de interpretação e interação com os jogadores – desde que o mestre não esteja interessado em usá-los apenas como simples “carne de zumbi”.

As histórias servem muito bem como uma ótima alternativa para os mestres que não dispõem de muito tempo para montar suas tramas ou mesmo para serem narradas em eventos, já que possuem poucas cenas verdadeiramente indispensáveis para o desenrolar da história. As histórias conseguem transmitir bem a atmosfera de desespero, horror e impotência que os sobreviventes do Apocalipse Zumbi devem sentir em sessões de Terra Devastada. E antes que alguém reclame do sobrenatural presente  em Exame Final, já que o “cânone” de TD não tem esse elemento, saibam que ele pode ser totalmente deixado de lado ou mesmo transformado em um tipo de alucinação coletiva, sem maiores problemas para o desenrolar da trama. Em suma, material recomendado!

Além do livreto contendo as quatro aventuras, o produto inclui um acessório bastante útil em jogos de TD, o Escudo do Mestre dos Mortos, que possui várias tabelas com as referências de Horror (de uso constante no jogo) e um resumo das Ações (um bom lembrete, apesar de não ser indispensável). Além disso, a arte do escudo está como sempre, macabra, mesmo não trazendo nenhum desenho novo, apenas uma montagem com imagens do próprio módulo básico de TD. Histórias de Sobrevivência em uma Terra Devastada #1 possui 32 páginas e foi impresso em papel couchê fosco 90g, formato 1×1 e tamanho 15 x 22 cm. O pacote com o livreto e o escudo custa R$ 21,00 + frete e pode ser adquirido na loja online da editora RetroPunk, a Restrostore, que você acessa clicando AQUI.

Livreto com quatro aventuras e o escudo do mestre, por R$ 21,00 + frete na RetroStore!

E pra finalizar o post, deixo aqui o convite feito pela RetroPunk no livro:

“Quer participar? Escreva uma história de 2.500 a 3.000 palavras (seguindo as etapas descritas no capítulo 4 do livro de regras do Terra Devastada, pág. 78) e enviá-lo para análise pelo email contact@retropunk,net ou contato@salacentoeum.com. Se a sua história for selecionada, poderá integrar futuros volumes deste suplemento (com os devidos créditos e compensações).”

Dmitri Gadelha

Escrevendo para tentar entrar no próximo Histórias de Sobrevivência…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s