D&D Next: Forgotten Realms será o primeiro cenário reformulado

A Gen Con 2012, o maior evento de RPG e jogos de tabuleiro do mundo, mal acabou e já deixou o cenário dos jogos de interpretação em frenesi com sua tonelada de novidades e lançamentos. É a época do ano em que as maiores empresas de jogos do mundo promovem seus novos produtos, fazem testes de futuros projetos e movimentam a maior cena nerd do planeta: os Estados Unidos, óbvio.

Drizzt e sua leal companheira Guenhwyvar eram os guardiões da área da Wizards na Gen Con.

E para começar este evento épico, ocorreu como prévia nada menos que um painel intitulado The Future of Dungeons & Dragons, com a ilustre presença do presidente da Wizards of the Coast e da própria Gen Con, Peter Adkison e Greg Leeds, respectivamente. Como não poderia deixar de ser, o foco principal da conversa girou em torno do vindouro D&D Next e do que se pode esperar desta nova edição do RPG mais jogado no mundo. Durante o pronunciamento, foi afirmado que a fase playtest que atualmente está em curso deve durar ainda 2 anos! Diante disso, só teríamos uma versão definitiva do novo D&D em 2014, provavelmente no dia em que o sistema comemora seus 40 anos! Bela jogada de marketing, hein?

A segunda notícia que causou um verdadeiro alarde na comunidade RPGista, foi relacionada ao primeiro cenário que será reformulado nesta nova edição: nada menos que Forgotten Realms. A presença de Ed Greenwood, criador do cenário, na convenção, fundamentou a notícia que prometeu um enorme projeto de renovação em relação à este mundo que está entre os mais tradicionais em fantasia. Segundo o próprio autor, este novo trabalho sobre FR pretende “consertar” o cenário. Esta declaração, em especial, causou um grande tumulto entre os fãs da atual edição do mundo. Afinal, se eles vão consertá-lo, ele estaria errado, ou mal feito? Como se pode confiar em uma empresa que vende algo que não acha satisfatório e promete, poucos anos depois, mudar completamente sua proposta e lançar algo “direito”? São algumas das reflexões que explodiram em fóruns e sites mundo afora. Falando mais especificamente sobre esta fase de transição imposta a Forgotten Realms, ela se dará, de início, através de 6 romances, escritos cada um por grandes nomes da fantasia ligada ao RPG. Ao se pronunciar sobre estes novos livros, Grenwood afirmou que eles descreverão um grande evento,  com as mesmas proporções do Tempo das Perturbações e da Praga Mágica, mas com algumas diferenças, especialmente, porque envolverá uma guerra de proporções épicas. Este, será chamado The Sundering, algo como “O Rompimento”, “A Divisão” ou “A Queda”, em português.

E as novidades não param aí! Além destes pronunciamentos, os títulos e autores destes romances já foram divulgados, serão eles: The Companions (R.A. Salvatore), The Godborn (Paul S. Kemp), The Adversary (Erin Evans), The Reaver (Richards Lee Biers), The Sentinel (Troy Denning) e The Herald (Ed Greenwood). Ao longo dos livros deverá ser descrito este grandioso evento que mudará completamente a estrutura de Faerûn, mas, ao final destes, os personagens destes autores devem sair de cena e deixar a resolução dos problemas do cenário para serem solucionados pelos jogadores. Além dos romances, foi anunciado que Ed Greenwood e R. A. Salvatores estarão envolvidos na elaboração de duas aventuras para FR, e que ajudarão a definir o futuro do cenário de um determinado momento para frente!

Lolth reinou soberana na Gen Con 2012!

Bom, se você já está envolvido ou acompanhando o projeto D&D Next, pode ter ficado animado (ou não) com as novidades. Pelo menos, a WOTC parece finalmente ter aberto os olhos para a vontade dos jogadores e esteja tentando criar uma estratégia mais coletiva, ao invés da impositiva tradicional. O importante é que o projeto vem sendo trabalhado pelo público, o que deve diminuir a insatisfação e garantir novamente a hegemonia da marca, que vinha perdendo terreno a passos largos para os jogos “old school”.  Vamos aguardar se todo esse planejamento vai dar o resultado esperado.

Sérgio Magalhães

Só gosta de Forgotten Realms do AD&D…

Anúncios

Um comentário sobre “D&D Next: Forgotten Realms será o primeiro cenário reformulado

  1. Gostei bastante das idéias. Não conheci Forgotten a fundo no AD&D, só o conheci mesmo na 3ª e nos jogos, de Baldur’s Gate, Icewind Dale e Neverwinter Nights. Sou jogador de D&D desde a segunda edição, não achei ruim a evolução p/ 3ª e foi muito melhor p/ 3.5, a 4ª edição, infelizmente me fez abandonar o jogo e trocá-lo por Pathfinder. Fiz o Playtest do Next com meu grupo e eles aprovaram o jogo, então acredito sim, que esse novo (e último D&D) vai trazer de volta o que foi perdido, e usar Forgotten como cenário principal, foi jogada de mestre. ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s