Vem aí o 6º HQPB: O maior encontro de quadrinhos do nordeste!

Se você gosta de quadrinhos e não conhece este grande encontro realizado há cerca de 5 anos na Paraíba, reveja imediatamente seus conceitos! Criado como algo pequeno e sem maiores pretensões, o HQPB se tornou uma referência em se tratando, não só de quadrinhos, mas cultura pop/nerd em geral. Esta sexta edição, intitulada 6º HQPB: Quadrinhos, cultura pop na Paraíba, promete ser ainda mais grandiosa que as anteriores, levando em consideração o aumento significativo de atrações disponíveis ao público. Uma característica marcante deste encontro é a gratuidade do mesmo, conseguida graças a uma parceria providencial entre o Studio Made in PB (organizadores do evento) e a FUNESC (Fundação Espaço Cultura da Paraíba). Uma coisa louvável desta iniciativa – na minha humilde opinião – se refere à homenagem prestada todos os anos aos artistas da terra, pintores/ilustradores paraibanos sempre estão entre os convidados especiais, sendo este ano homenageado o cartunista e chargista Luzardo Alves.

Estarão presentes no 6º HQPB dois super convidados nacionais, com trabalhos reconhecidos entre as maiores empresas de quadrinhos do mundo. O primeiro trata-se de Will Conrad: mineiro que já trabalhou em diversos títulos, indo da Turma da Mônica, passando por Conan e Buffy, chegando aos heróis da Marvel. Inclusive, sendo por alguns anos ilustrador exclusivo do selo norte americano, passando por suas mãos personagens/equipes marcantes como Wolverine OrigensVingadores SecretosVingadoresMulher-HulkPantera NegraX-Men. Atualmente presta serviços à DC Comics e está diretamente envolvido no projeto dos Novos 52. Quer mais? O segundo convidado é Joe Bennet: paraense, apesar no nome tipicamente americano, que começou ilustrando títulos de terror e erotismo.  Sua porta de entrada na Marvel Comics foi através do personagem Ravage 2099, vindo mais tarde a trabalhar com Homem-Aranha, Vingadores, Conan, Namor, Elektra e Hulk – chegando a atuar ao lado de Alan Moore na revista O Supremo. Atualmente, é contratado exclusivo da DC Comics e também faz parte do projeto Novos 52.

No entanto, o HQPB não se restringe, nem de longe, a somente quadrinhos, embora estes sejam bem fortes dentro do evento. O público também poderá conferir diversas oficinas, palestras, concursos de cosplay e games, exposições de desenhos e action figures, apresentações musicais, torneios de cardgames e jogos de tabuleiro, dentre diversas outras atrações. Como não poderia deixar de ser, o RPG vai estar presente com força total no evento! O espaço será organizado pelo grupo ARENA RPG, com o apoio das editoras Retropunk e Redbox, e do site Paragons. No primeiro dia será realizado o RetroPunk Day, um evento nacional voltado exclusivamente aos títulos da editora. No mais, haverão dezenas de mesas pré-cadastradas que irão concorrer a super brindes, dentre elas uma mesa oficial de Old Dragon narrada pelo diretor de arte da Redbox editora: Dan Ramos. No entanto, fique atento, os narradores que quiserem concorrer aos prêmios do RetroPunk Day, devem se escrever previamente também no projeto DemoPunkers e cadastrar a narração no evento (para mais detalhes, basta acessar a página oficial do HQPB, no link adiante).

Se você gostaria de adquirir novos livros, dados, miniaturas ou mapas, fique atento. No espaço terão mesas de livros usados e produtos da Redbox à venda – oportunidade imperdível de adquirir os excelentes materiais da editora. O RPG dentro do evento, sempre foi um dos espaços mais fortes, atraindo uma horda de jogadores e curiosos, e isso não deve ser diferente este ano. Se você é da Paraíba, ou de outro estado e pretende conferir este encontro, não deixe de participar e incentivar seus amigos a participarem, especialmente, se eles ainda não conhecem o jogo. Estas oportunidades são raras – e excelentes – para se difundir o hobby e fazê-lo manter-se sempre em movimento e constante renovação. Parabéns aos amigos do ARENA e, desde já, desejo sucesso neste empreitada – sei bem o trabalho que dá!

O HQPB deste ano ocorrerá agora nos dias 08 e 09 de Setembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho, João Pessoa – PB. Lembrando: entrada franca!

Ficou interessado? Então, confira abaixo a lista detalhada de atividades abaixo e o cartaz do evento:

Oficinas e Palestras: Sobre histórias em quadrinhos, maquiagem para cosplay, artes gráficas, e outros assuntos do gênero, ministrados por profissionais experientes da área, incluindo nossos convidados Will Conrad e Joe Bennett. Para a inscrição nas oficinas e palestra do 6º HQPB é necessário participar da “2ª Campanha de Doação de Alimentos do HQPB”, onde solicitamos a doação de 1kg de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será encaminha para uma instituição social escolhida por nós juntamente com a FUNESC. Os alimentos deverão ser entregue no ato de inscrição que será momentos antes da realização da atividade escolhida pelos interessados. Haverá uma ficha de inscrição que também poderá ser preenchida momentos antes da atividade elegida para registro e reserva da vaga. Acompanhei nossos informativos para saber mais sobre esta e outras atividades.

Sessão de Sketches: Com os desenhistas do Studio Made in PB e convidados, incluindo Will Conrad e Joe Bennett, fazendo esboços de personagens de quadrinhos, desenhos animados, filmes, entre outros, a pedido do público.

Área de Lojas: Com grande variedade de lojas em formato de estandes comercializando produtos voltados para a temática do evento.

Praça de Alimentação: Área para a venda e consumo de alimentos, com toda a infra-estrutura necessária para a comodidade do público.

Exposição de Desenhos: Tributo a Luzardo Alves, com uma exposição histórica de seus trabalhos e trajetória, e um espaço destinado aos cartuns, contendo ilustrações dos alunos e professores do Curso de Histórias em Quadrinhos da Escola Made in PB, com a temática “O Gravador de HQs”, expostas em painéis durante todo o evento, e livre para fotos.

Exposição de Figuras de Ação: Com diversas coleções de figuras de ação, incluindo miniaturas de dragões, de dinossauros, de veículos militares, de carros famosos de filmes, de personagens de filmes, de desenhos animados, de animes, da Marvel, da DC, de Star Wars, de Transformers, entre outros, expostas em vitrines durante todo o evento, e livre para fotos.

Exibição de Filmes e Animações: Auditório climatizado preparado com equipamento de áudio e vídeo próprios para exibições.

Concurso de Cosplays: Concurso de fantasias de personagens de animes, desenhos animados, vídeo games, quadrinhos, filmes e outras mídias. O mesmo será realizado diante do público e julgado por convidados especializados na área. Os vencedores receberão premiações.

Shows Musicais: Apresentações de bandas com interpretação de músicas de filmes, videogames e desenhos animados.

Atividades Interativas: Jogos que proporcionam uma maior socialização dos participantes com temáticas voltadas à proposta do evento. Entre as tarefas mais esperadas estão atividades em estilo flash mob, brincadeiras e gincanas.

Espaço Vídeo Games: Auditório climatizado com equipamento de áudio e vídeo, reservado para o público participar de torneios dos games Super Street Fighter IV Arcade Edition, Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm Generations, Mortal Kombat Komplete Edition e Street Fighter X Tekken, com organização da equipe da JOG – Jampa Original Games.

Espaço Playtoy Station: Local do evento com várias máquinas de Arcades, Videogames e Fliperamas clássicos e atuais.

Espaço Games Freeplay: Local selecionado dentro do evento onde o público poderá jogar gratuitamente games diferentes dos disponíveis no Playtoy Station.

Espaço RPG: Local reservado para o público participar de jogos lúdicos e de entretenimento, bem como conhecer novos jogos e trocar experiências, onde também ocorrerá o Retropunk Day, tudo com organização da equipe do Arena RPG.

Espaço Card Games: Local destinado aos jogadores de card games, incluindo freeplay e a realização de torneios de Magic: The Gathering e Pokémon Trading Card Game.

Espaço Arena de LARP (Live Action Role Play) e Swordplay: Freeplay e campeonatos de combates simulados, usando espadas de espuma em tamanho natural, totalmente seguras e inofensivas, realizados pelo Clã Renegados Swordplay

Espaço Musical: Local destinado a equipe que fará o som ambiente do evento. O evento contará com espaços abertos para grupos de dança frestep, shuffle, hardstyle, hip hop, street dance, entre outros, se apresentarem.

Prêmio Made in PB de Cultura Pop: Homenagem a um dos grandes profissionais paraibanos dos quadrinhos, Luzardo Alves.

2º Encontro Skynerd João Pessoa – Paraíba: Encontro entre os participantes da rede social do portal Jovem Nerd, a Skynerd, onde os participantes irão se encontrar para se conhecerem, confraternizar e participar de atividades como o Epic Nerd Fight e a Zona de Spoilers.

Ufa, muita coisa, hein? A galera dá Paraíba vem provando que um trabalho sério e comprometido só tende a crescer a cada ano. Como organizador, parabenizo já todos os envolvidos e espero que tudo corra bem. Admiro muito iniciativas como esta, que se mantém forte e crescendo uma edição após a outra.

Mais informações em http://hqpb.wordpress.com/

Sérgio Magalhães

Inveja boa de quem vai ao HQPB!

Anúncios

3 comentários sobre “Vem aí o 6º HQPB: O maior encontro de quadrinhos do nordeste!

    1. A vontade é grande, viu, Dan? Até porque será fim de semana de feriadão! Mas também estaremos realizando o RetroPunk Day aqui em Fortaleza, aí fica inviável… Terão outros eventos ainda esse ano aí em JP? A gente sabendo com um pouquinho de antecedência, dá pra se programar e comparecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s